Curso de Inverno – SignWriting

A Tradutora Intérprete de Libras, Crisiane de Freitas Soares servidora da UFPel, participa do Curso de Inverno – SignWriting (sistema de Escrita da Língua de Sinais), ofertado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Letras – Grupo de Estudos e Pesquisas – PORLIBRAS da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, na cidade de Cascavél – Paraná, do dia 16 à 27/07/2018. Desta forma, a Universidade Federal de Pelotas, juntamente com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI e a
Seção de Tradutores e Intérpretes de Libras demonstram o compromisso com o crescimento pessoal de seus servidores e a qualificação do trabalho desenvolvido.

O curso contou com ministrante Adam Frost, professor surdo usuário da Língua de Sinais Americana – ASL, no qual leciona tanto a ASL quanto outras Línguas de Sinais na Universidade Estadual de San Diego (SDSU) e em outras instituições de ensino na região de San Diego/Califórnia. Suas aulas foram todas ministradas em ASL e interpretadas pelo profissional Jean Michael Lira Santos, Tradutor Intérprete de Libras surdo, usuário da Libras.

#PraCegoVer – a esquerda da foto, há um homem sorridente, loiro, cabelo curto, pele branca estatura mediana, de barba cerrada, camisa e calça social preta com o braço direito em torno dos ombros de uma mulher sorridente, loira, com os cabelos na altura dos ombros, pele branca, estatura baixa, usando óculos, blusão preto, trançado no peito, segurando um certificado nas cores azuis e branco, localizada ao centro da imagem, e a esquerda da mulher, um homem sorridente, alto, pele branca, cabelo curto, loiro, usando óculos, cavanhaque cerrado, camiseta branca de gola V, listrada na horizontal nas cor preta, com a mão direita sobre o ombro da mulher ao centro. Ao fundo das pessoas, uma porta com um papel escrito NEADUNE branco localizada a esquerda, uma parede na cor azul centralizada e ao lado direito uma parte da lousa branca.

Além disso, a Universidade foi contemplada com o livro “Entre a Libras e o Português”, organizado pelos autores Jorge Bidarra, Tânia Aparecida Martins e Márcia Sipavicius Seide, para fazer parte do seu acervo bibliográfico.

#PraCegoVer: a esquerda da foto, há uma mulher sorridente, loira, com os cabelos na altura dos ombros, pele branca, estatura baixa, usando óculos, blusão preto, trançado no peito, segurando um livro na cor branca e ao centro do livro tem a imagem de dias mãos, a esquerda com a palma da mão para frente e a direita com o dorso da mão para frente, sendo entregue pela organizadora Tânia A. Martins, loira, com os cabelos na altura dos ombros solto, com um sorriso estampado no rosto, pele branca, manta na cor amarela, casaco, blusa e calça preta social. Ao fundo, parede na cor azul.

Publicado em 10/08/2018, na categoria Sem categoria.