Ciclo de Oficinas: Inclusão e Acessibilidade

14355646_1322163594490365_5391920632868519238_n

Ciclo de Oficinas

A CDP/PROGEP informa que estão abertas as inscrições para o Ciclo de Oficinas: Inclusão e Acessibilidade, que se desenvolverá no período entre 14 de setembro e 19 de outubro de 2016, com carga horária de 20 horas, conforme informações abaixo.
O ciclo abrange 5 oficinas e tem por objetivo proporcionar uma capacitação voltada a grupos pequenos de servidores da UFPel – técnico-administrativos e docentes -, especificamente para proporcionar uma ação educativa com um formato mais focado, de caráter teórico e prático, cuja modalidade esta, possa acenar com possibilidades maiores de diálogo, de troca de saberes e de inquietações, e de proximidade entre os colegas do grupo, bem como deles para com as temáticas e os conhecimentos a serem trabalhados.
As inscrições estão abertas para cada oficina até o dia 11 de setembro de 2016 e no dia 12/9 estaremos publicando a listagem das inscrições homologadas, nesta página.
Ao final do ciclo, a CDP/PROGEP providenciará os certificados de participação. Confira as informações de cada oficina e acesse os links para a inscrição:

1) “Meu colega/aluno é surdo, o que faço agora?”

Ementa: A oficina objetiva fornecer subsídios para que Docentes e Técnico-administrativos compreendam as especificidades da surdez no âmbito laboral e acadêmico. Abordará cultura surda e Língua de Sinais bem como estratégias de comunicação com surdos. Serão discutidos, também, os pressupostos legais de avaliação e participação em aula de alunos surdos.

Profª Drª Tatiana Lebedeff

Dia: 14/09/2016

Local: Sala 101 – ICH – Rua Alberto Rosa nº 154

Listagem inscrições homologadas

2) “Práticas corporais: explorando o corpo pela música e o teatro”

Ementa: A oficina irá propiciar a vivência de atividades de controle e coordenação corporal, por meio de ritmos e de expressões corporais.

Prof. Dr. Alexandre Marques, Profª. Gabriele Kruger e Prof. Gabriel Nogueira

Dia: 22/09/2016

Local: Sala de dança da ESEF/UFPel – Rua Luiz de Camões nº 625 – Cohab Tablada

Obs: Sugere-se aos participantes que levem ou vão de roupas leves para realizarem as atividades práticas.

Listagem inscrições homologadas

3) Caminhos da Inclusão: O que queremos e o que fazemos?

Ementa: Nesta oficina será abordado os princípios da inclusão que permeiam as leis e os discursos sobre o que queremos em relação à inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, na escola e na universidade, fornecendo subsídios para a reflexão das práticas que adotamos ou não para construirmos uma sociedade realmente inclusiva.

Profª Drª Siglia Pimentel Hoher camargo

Dia: 06/10/2016

Local: Sala 103 – ICH – Rua Alberto Rosa nº 154

4) Surdocegueira e as modalidades de comunicação

Ementa: Através desta oficina intenciona-se trabalhar com a divulgação da surdocegueira e das técnicas de guia-interpretação para a comunidade acadêmica. Serão trabalhadas as noções básicas sobre as modalidades de comunicação, utilizadas pelas pessoas que possuem surdocegueira, por intermédio de experiências sensoriais nas quais os participantes vivenciarão diferentes formas de comunicação.

Intérpretes: Daiana San Martins Goulart, Crisiane de Freitas Soares, Daniel Duarte Silveira, Nadia Dos Santos Gonçalves Porto,

Dia: 11/10/2016

Local: Sala 101 – ICH – Rua Alberto Rosa nº 154

Listagem inscrições homologadas

5) “Pessoas com Necessidades Especiais no contexto da nossa universidade”

Ementa: Através desta oficina serão oportunizadas discussões sobre os processos de inclusão de pessoas com necessidades especiais em nossa universidade, bem como a busca de alternativas que qualifiquem as práticas vivenciadas em nosso contexto de atuação profissional.

Profª. Drª. Rita Cóssio Rodriguez

Dia: 19/10/2016

Local: Sala 252 – Anglo – Rua Gomes Carneiro nº 1

Listagem inscrições homologadas

Publicado em 13/09/2016, na categoria Sem categoria.