Início do conteúdo

UFPel sedia Festival de Cinema Acessível

O Festival de Cinema Acessível está de volta a Pelotas. A segunda visita do Festival será no dia 9 de setembro (sexta-feira) com o filme “O Tempo e o Vento” às 19hs. E no dia 10 de setembro (sábado), haverá o filme “2 Filhos de Francisco” às 15hs. A exibição será na Sala de Cinema da UFPel – Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, 447). Está programado, também, um bate-papo com a áudio produtora Mimi Aragón.

O Festival é o primeiro do país a exibir clássicos do cinema brasileiro com audiodescrição, legendas e Língua Brasileira de Sinais. Os filmes são exibidos com os três recursos de forma simultânea, permitindo que pessoas cegas, com baixa visão, deficiência auditiva, surdas ou sem nenhuma deficiência assistam aos longas na mesma sessão – o que permite a troca de experiências em um ambiente que valoriza as diferenças. A iniciativa é uma realização do Som da Luz, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul.

Conforme o idealizador do Festival e diretor do Som da Luz, Sidnei Schames, o sucesso da primeira etapa do evento evidenciou que o público está ávido por produções cinematográficas e atividades culturais com acessibilidade. “Estamos contagiando as pessoas e mostrando que cinema pode – e deve – ser uma experiência vivenciada por todos. Acredito que estamos contribuindo com uma mudança de paradigma, em que a arte passa a ser pensada para todos e não apenas para um segmento da população”, afirma ele.

Em 2015, o Som da Luz promoveu a primeira etapa do Festival de Cinema Acessível, com a exibição de cinco longas-metragens. Ao longo do primeiro semestre deste ano as obras do Festival foram exibidos nas principais cidades do interior do Estado através de uma ação de treinamento do Banrisul.

Saiba mais na página do Festival no Facebook.

O quê: Festival de Cinema Acessível RS

Realização: O Som da Luz

Datas:
09/09 – “O Tempo e O Vento”, às 19hs

10/09 – “2 Filhos de Francisco”, às 15hs

http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2016/08/30/ufpel-sedia-festival-de-cinema-acessivel/

Publicado em 30/08/2016, na categoria Sem categoria.