Laboratório Multilinguagens
Coordenação: Prof.a Rita Ramos
Coordenação Adjunta: Prof.a Rose Miranda
Bolsista de Extensão:
O projeto Laboratório Multilinguagens – LAM é subprojeto do Programa de Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE, presente na UFPel desde 2012.
De cunho interdisciplinar, oferta oficinas didáticas para professores e estudantes da Educação Básica, com vistas a promover diferentes práticas de ensino para uma aprendizagem de qualidade, envolvendo estudantes da Universidade na criação e promoção destas oficinas, tanto na modalidade presencial quanto a distância.
Além das oficinas, os participantes do projeto estudam e criam e adaptam materiais didáticos disponibilizados à comunidade por meio de vídeos produzidos pelo LAM, os quais fazem parte do repositório do portal do Youtube: Laboratório Virtual Multilinguagens, acessível em https://www.youtube.com/channel/UCA-z969VXnk9gQqVbN7llcg.
Pensando na criação de conceitos a partir do enfrentamento de situações, o LAM apresenta por meio do diálogo Escola-Universidade-Comunidade a constante busca por soluções aos problemas apresentados pela comunidade escolar, principalmente no que concerne às dificuldades de aprendizagem nas disciplinas escolares.
O Laboratórios Multilinguagens da UFPel visa promover a aprendizagem dos alunos que deste usufruem, bem como difundir e divulgar as pesquisas realizadas na Universidade para a Comunidade Escolar. Tem como objetivos específicos: – Atuar na formação de professores das redes públicas e privada na sua formação inicial e em serviço; – Apoiar os usuários dos Laboratórios Multilinguagens através de projetos de extensão; – Propiciar espaço e materiais para o desenvolvimento de estágios curriculares através de oficinas; – Servir de espaço de implementação e desenvolvimento de pesquisas educacionais.
A aprendizagem, segundo Vergnaud (2009) se dá mediante o enfrentamento de situações para as quais os sujeitos necessitem criar mecanismos de resolução, ampliando assim seu repertório de esquemas e possibilitando a organização de novos conhecimentos. A aprendizagem não se dá pelo conhecimento de materiais didáticos, mas pode evoluir pelos questionamentos e inferências que o uso dos materiais como suporte proporcionam.
A experimentação pode ser um auxílio para tais construções, no sentido de propiciar situações para as quais os participantes do projeto ponham em ação seus conhecimentos. Para além da manipulação de materiais, o diálogo com outros participantes é parte essencial da construção das práticas pedagógicas.
Outrossim, o projeto se justifica pela necessidade de dialogar com a Escola, trazer para a Universidade as questões pertinentes aos professores e a partir daí criar soluções com vistas a ampliar o acesso dos estudantes a diferentes conhecimentos.
O LAM, por meio de oficinas didáticas, constitui-se como canal de escuta aos professores e estudantes da Educação Básica, também de criação e divulgação de soluções didáticas. Tanto os estudantes e professores dos diversos cursos que compõem o projeto, em suas ações interdisciplinares, quanto os participantes do projeto consolidam o tripé universitário, no sentido de trazer a demanda para o LAM, que por meio de pesquisa visa atender aos objetivos trazidos pela comunidade escolar e assim divulgar o conhecimento em vídeos didáticos, oficinas pedagógicas e publicações dos resultados.
Referência da justificativa: VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade. Curitiba: UFPR, 2009.
Para as ações presentes no LAM, se usam as seguintes etapas:
– Estudos teóricos referentes às demandas apresentadas pelos professores;
– Produção de material didático: apostilas, materiais manipulativos, jogos, vídeos e demais materiais;
– Implementação de oficinas didáticas;
– Reorganização das oficinas e dos estudos de acordo com os resultados apresentados pelos participantes.
Espera-se que o LAM oportunize aos participantes do projeto a reflexão sobre a própria docência, a construção de práticas pedagógicas pertinentes às necessidades enfrentadas nas escolas e a divulgação das ações.
Laboratório de Educação Matemática
Coordenação: Prof.a Rita Ramos
Coordenação Adjunta: Prof.a Carla Felcher
Bolsista de Extensão:
Diante da demanda de escolas por oficinas didáticas e da necessidade de práticas atuais de ensino e aprendizagem, o projeto de extensão Laboratório de Educação Matemática busca promover oficinas didáticas em escolas da rede pública de Pelotas.
Com a realização de leitura e escrita e a produção de materiais didáticos digitais e não digitais no Laboratório de Educação Matemática, o projeto realiza intervenções em sala de aula por meio de oficinas didáticas, as quais são analisadas sob o enfoque de referenciais atualizados.
As oficinas serão ofertadas sob demanda das escolas, tanto na sede do laboratório quanto nas salas de aula das escolas.
Intenciona-se, com o projeto de extensão Laboratório de Educação Matemática, constituir um conjunto de práticas que aproximem os estudantes e professores da UFPel às realidades das escolas, e com isso novos conhecimentos sejam produzidos e divulgados por meio de oficinas didáticas.