Mais uma vida de um trabalhador soma-se às estatísticas de acidentes de trabalho na preparação para a Copa 214

Segue abaixo mais uma notícia triste sobre uma vida perdida por conta da Copa 2014, que ocorrerá no Brasil. Abaixo do texto que traz a notícia nos permitimos repetir aqui um texto já redigido e publicado na fan page do LABSERG em 15 de dezembro de 2013 na ocasião de uma das mortes de trabalhadores que ocorreram no estádio que está sendo construído em Manaus.
copa_2014

Morre operário que sofreu queda em obra do Corinthians: Ele caiu de uma altura de oito metros
Morreu na tarde desse sábado (29) o operário Fabio Hamilton da Cruz, ferido em um acidente ocorrido pela manhã na obra do estádio do Corinthians, na Zona Leste de São Paulo. Ele estava está internado no Hospital Santa Marcelina, que confirmou a informação.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o operário caiu de uma altura de 15 metros. A empresa Fast, contratante da empresa WDS, para a qual o operário trabalhava, diz que a queda foi de uma altura de oito metros.
Segundo a empresa, Fabio Hamilton da Cruz portava todos os equipamentos de segurança para a atividade.
Duas mortes
Em novembro de 2013, duas pessoas morreram na obra depois que um guindaste tombou e atingiu parte da estrutura das arquibancadas e um caminhão que estava parado no local.
O guindaste que içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio tombou provocando a queda de uma peça metálica de 420 toneladas sobre parte da área de circulação do prédio leste – atingindo parcialmente a fachada. A Defesa Civil fez uma interdição emergencial de 30% da obra (o equivalente a menos de 5% da obra). O motorista Fábio Luiz Pereira, de 41 anos, e o montador Ronaldo Oliveira dos Santos, 43, trabalhavam para empresas terceirizadas e morreram.
Abertura
O estádio do Corinthians foi o local escolhido pela Fifa para o jogo de abertura da Copa do Mundo no dia 12 de junho de 2014. A seleção brasileira enfrentará a equipe croata, como ficou definido em sorteio, realizado em dezembro, na Costa do Sauipe (BA). Outros cinco jogos da Copa também estão previstos para o estádio da Zona Leste.
Para quem pretende prestigiar a Copa 2014 aqui vai uma sugestão:
A cada gol reflita e faça uma pausa em silêncio para lembrar um ou mais mortes que precisaram ocorrer para que este evento acontece. A maior média de gols em uma copa do mundo ocorreu no ano de 1954 (Suíça) com um total de 140 gols. Certamente, mutilamos e ceifamos a vida de muito mais do que 140 trabalhadores para 2014, e ainda faltam alguns meses até a copa.
O desrespeito em relação à responsabilidade social incentivado pelo futebol chega ao limite do absurdo. Diariamente vemos violência nos estádios e fora deles, jogadores ganhando valores milionários em reflexo a sociedades miseráveis, horas e horas dedicadas na mídia em matérias vazias e que não agregam nada à socialmente.
Os livros de história colocam como algo surpreendente que os romanos pudessem matar, talvez, uma dezena de pessoas em uma única festa em seu Coliseu. Pois, se colocássemos todas as mortes e acidentes necessários para o acontecimento da Copa, certamente teríamos um espetáculo de longe, muito mais bizarro e sangrendo que aquele atribuído aos romanos nos livros de história.
Enfim, desculpem o teor pesado do texto. Mas, uma reflexão em relação ao tema é, no mínimo, necessária.
Fonte da notícia citada acima: G1 – 29.mar.2014