Seleção – Bolsista de Iniciação Científica

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Seleção – Bolsista de Iniciação Científica

Divulgado o horário das apresentações dos trabalhos vinculados ao NEPEA na III SIIEPE-UFPel.

 

Foram divulgados os horários das apresentações da III SIIEPE-UFPel.

Neste ano o NEPEA tem trabalhos vinculados ao CEG (Congresso de Ensino de Graduação) e ao CEC (Congresso de Extensão e Cultura). Os trabalhos reforçam o comprometimento do NEPEA com as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As apresentações dos trabalhos vinculados ao NEPEA acontecerão nos dias 21 e 23 de novembro. Abaixo as informações com horário e local das apresentações. Continue lendo

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Divulgado o horário das apresentações dos trabalhos vinculados ao NEPEA na III SIIEPE-UFPel.

NEPEA presente na VIII Semana Acadêmica da Engenharia de Produção.

         Nesta quarta-feira (25 de outubro), a Profª Isabela Fernandes Andrade, coordenadora do NEPEA, ministrou o minicurso “Acessibilidade”, na VIII Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Produção, da UFPel.

                     O minicurso abordou o tema Acessibilidade, e possibilitou o diálogo referente ao conceito do tema, evolução da acessibilidade e legislação vigente. Isabela ainda relatou alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo NEPEA, no âmbito de ensino, pesquisa e extensão.

                      O NEPEA agradece à equipe da organização da VIII SAEP, pelo convite e oportunidade.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em NEPEA presente na VIII Semana Acadêmica da Engenharia de Produção.

Trabalhos aprovados no XXIV SIMPEP – Bauru-SP, 2017

Neste ano tivemos 5 trabalhos aprovados no SIMPEP, os quais possuem forte vinculação com as atividades do LABSERG (Laboratório de Segurança e Ergonomia) e NEPEA (Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Acessibilidade). Estes trabalhos vem como uma ação inicial que pretende consolidar o recém formado NUMESA (Núcleo Multidisciplinar em Ergonomia, Segurança e Acessibilidade). Os artigos nasceram dos esforços conjuntos de colaboradores apoiando-se em várias frentes de pesquisa que vem ocorrendo nos últimos anos e que constam com a inestimável participação do alunos.
Segue abaixo lista dos trabalhos aprovados. Após a realização do evento (08 a 10 de Novembro) os artigos aprovados serão inseridos nos anais do congresso e disponibilizados para consulta online.
.
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE EM EDIFICAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA CIDADE DE PELOTAS-RS. RODEGHIERO NETO, I.; PEREIRA, L.A.; FRANZ, L.A.S.; ANDRADE, I.F.
ACESSIBILIDADE EM ÁREAS LIVRES PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO DO PARQUE DOM ANTÔNIO ZÁTTERA QUANTO AO USUÁRIO IDOSO. RODEGHIERO NETO, I.; PUREZA, J.B.; MONTELLI, C.C.C.; BROMBILLA, D.C.; ANDRADE, I.F.
UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO QUANTO AOS PRINCIPAIS TÓPICOS DE ERGONOMIA RELACIONADOS AO TRABALHO DE FRENTISTAS. SMANIOTTO, G.Y.; DIAS NETA, C.T.; SOUZA, A.B.C.; BAGIOTTO, J.R.M.; FRANZ, L.A.S.
ANÁLISE DOS RISCOS DECORRENTES DE POSTURAS DESFAVORÁVEIS ENTRE METALÚRGICOS SOLDADORES EM UMA EMPRESA DO RAMO NAVAL. DA ROSA, M.K.; SMANIOTTO, G.Y.; SOUZA, A.B.C.; ANDRADE, I.F.; FRANZ, L.A.S.
INVESTIGAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO RUÍDO EM UMA EMPRESA DE PRODUÇÃO DE ESQUADRIAS. TABIM, V.M.; SMANIOTTO, G.Y.; ANDRADE, I.F.; GOMIDE, D.S.; FRANZ, L.A.S.
(notícia postada no site do LABSERG – https://wp.ufpel.edu.br/labserg/simpep-2017-neste-ano-foram-5-artigos-aprovados/)
Publicado em Notícias | Comentários desativados em Trabalhos aprovados no XXIV SIMPEP – Bauru-SP, 2017

Resultado – Seleção de Bolsista de Extensão para o NEPEA

Divulgamos o resultado da seleção do bolsista de extensão para o NEPEA.

Agradecemos o interesse de todos!

resultado_bolsa_extensão_2017

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Resultado – Seleção de Bolsista de Extensão para o NEPEA

Seleção de Bolsista de Extensão – NEPEA

Estão abertas as inscrições para seleção de BOLSISTA DE EXTENSÃO para desenvolver atividades junto ao NEPEA. Maiores informações podem ser obtidas no Edital.

Edital-seleção-de-bolsistas-NEPEA

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Seleção de Bolsista de Extensão – NEPEA

Artigo aprovado no SBQP 2017

O artigo intitulado “ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE DE ÁREAS LIVRES PÚBLICAS EM PELOTAS, RS”, de autoria de Italo Rodeghiero Neto, Julia Born Pureza, Clarissa Calderipe Montelli, Douglas de Castro Brombilla e Isabela Fernandes Andrade e originado a partir dos dados obtidos através da pesquisa “Acessibilidade em espaços livres públicos”, foi aprovado para APRESENTAÇÃO ORAL no V Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto – V SBQP, que ocorrerá no Centro de Tecnologia na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. O artigo completo será publicado nos anais do evento.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Artigo aprovado no SBQP 2017

Artigo Aprovado no ERGODESIGN 2017

O artigo intitulado “EVACUAÇÃO EMERGENCIAL EM LOCAL DE REUNIÃO DE PÚBLICO: AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA EM ESTÁDIO DE FUTEBOL BRASILEIRO”, de autoria de Douglas de Castro Brombilla, Isabela Fernandes Andrade (integrantes do NEPEA) e João Carlos Souza foi aprovado para apresentação oral no ERGODESIGN 2017, que ocorrerá de 5 a 9 de junho na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. O artigo completo será publicado nos anais do evento.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Artigo Aprovado no ERGODESIGN 2017

Trabalho publicado na Revista Expressão Extensão

O trabalho intitulado “Introduzindo conceitos de saúde e segurança do trabalho em escolas públicas de Pelotas e região”, de autoria de Italo Rodeghiero Neto, Larissa Rosa Kabke, Luis Antonio dos Santos Franz e Isabela Fernandes Andrade foi publicado no volume 21, nº 1 da Revista Expressa Extensão.

O relatório na íntegra pode ser acessado através do link https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/7851

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Trabalho publicado na Revista Expressão Extensão

CHAMADA DE TRABALHOS – ENCAC 2017

Está aberta a chamada de trabalhos para o ENCAC 2017.

O evento, em sua XIV edição, ocorrerá na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina, de 27 a 29 de setembro de 2017.

Maiores informações estão disponíveis em https://encac2017.wixsite.com/encac2017.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em CHAMADA DE TRABALHOS – ENCAC 2017