Linha do tempo e a História da Ergonomia, Segurança e Acessibilidade

Abaixo é possível conferir uma sequência de fatos históricos que nos ajudam a entender o contexto no qual evoluíram a Ergonomia, a Segurança e a Acessibilidade. Como ponto de partida, no primeiro semestre de 2022, o conteúdo será construído a “dezenas de mãos”, com o levantamento sendo feito por alunos da disciplina de Ergonomia 1 (Semestre 2021/2), do curso de Engenharia de Produção da UFPel. Portanto, terá um foco bastante direcionado à história da Ergonomia. Na direita da página temos as áreas do NUMESA com as quais os eventos mais se associam, conforme a legenda a seguir:
Significa que o evento é importante do ponto de vista da Ergonomia.
Significa que o evento é importante do ponto de vista da Segurança.
Significa que o evento é importante do ponto de vista da Acessibilidade.


E S A
Sec. XXI 2022 - Entra em vigor a nova versão da NR17
Porque importa: Conforme agenda regulatória definida durante a 97ª Reunião Ordinária da CTPP, realizada em 04 e 05 de junho de 2019, a NR-17 foi atualizada, com sua nova redação válida à partir de 3 de janeiro de 2022. A nova norma consiste em uma versão profundamente reformulada, trazendo como sua principal inovação o conceito de Análise Ergonômica Preliminar (AEP).
fonte:
a. MTE/ENIT
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)
2021 - Aprovação da norma para prevenir transtornos mentais em trabalhadores
Porque importa: Importante porque a prevenção de doenças e acidentes de trabalho abordam com mais frequência questões corporais, dando menos espaço para a saúde psicossocial, sendo que os transtornos mentais podem aparecer em decorrência do contexto laboral, ou podem aumentar o risco de outras afecções, o que justifica a necessidade de darmos ênfase a aprovação da norma
fonte:
a. Agência Câmara de Notícias
(item sugerido para essa linha do tempo por Marina Iokoiama)
2017 - Proibição do uso do amianto no Brasil
Porque importa: Supremo Tribunal Federal decidiu proibir em todo o país o uso do amianto crisotila, usado na fabricação de telhas e caixas d’água. Até então, esse era o único tipo da fibra, “reconhecidamente cancerígena”, que podia ser comercializada no Brasil. Quando cortado ou manuseado, este material produz poeira que é fácil de inalar ou engolir. A exposição à poeira mineral pode causar câncer de pulmão, garganta, trato digestivo e ovário, bem como mesotelioma (um câncer raro das membranas pulmonares). Uma vez no corpo, a substância nunca é eliminada.
fonte:
a. Portaria Nº 2.669, de 3 de setembro de 2010
(item sugerido para essa linha do tempo por Fabio Pereira)
2013 - Desabamento do edifício Rana Plaza
Porque importa: O desmoronamento do edifício Rana Plaza de oito andares em Bangladesh que possuia um complexo de fábricas têxteis é considerado a maior tragédia industrial século 21, sendo também uma das maiores do seguimento. O acidente provocou 1.127 mortes e evidenciou o descaso com os direitos trabalhistas e o modelo de exploração de trabalho presente na sociedade atual, uma curiosidade sobre o fato é que uma das maiores empresas varejista de moda, a Primark, que possui sede na Irlanda e está presente em toda a Europa com enfoque em fast-fashion comprava mercadoria dos complexos fabris do prédio atingido e chegou a cobrir o salário dos afetados, que corresponde a 24 libras apenas.

Tragédia do edifício Rana Plaza, em Bangladesh

fontes:
a. Conteúdo extraído de reportagem no site Reporter Brasil
b. Conteúdo extraído de reportagem da BBC
(item sugerido para essa linha do tempo por Cintya Carvalho)

- Incêndio na boate Kiss
Porque importa: O incêndio na boate Kiss foi uma tragédia que matou 242 pessoas e feriu 636 outras em uma casa noturna localizada na cidade de Santa Maria, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. O acidente foi considerado a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio. Classificou-se também como a quinta maior tragédia da história do Brasil, a maior do Rio Grande do Sul e o terceiro maior desastre em casas noturnas no mundo até aquele ano.

Momento durante o incêndio na boate Kiss

fonte:
a. Conteúdo extraído do Wikipedia
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)

2009 - Criação da norma ISO 31000
Porque importa: Se trata de uma norma da ABNT, criada em 2009, é voltada para a gestão de riscos. Ela parte do princípio de prevenir os riscos, melhorando também a eficiência operacional, minimizando assim as perdas. Além disso ela tem como diferencial de não ser direcionada para um segmento ou setor específico, o que torna mais fácil sua aplicação.
fonte:
a. ABNT NBR ISO 31000:2009
(item sugerido para essa linha do tempo por Diego Ustárroz)
2003 - Sistema de certificação do Ergonomista Brasileiro (SisCEB)
Porque importa: No dia 24 de outubro de 2003 para a vigorar o certificado garante que o profissional passou por todos os requisitos exigidos pela ABERGO e tem licença para atuar nesta área. Este certificado é reconhecido pela IEA (International Ergomics Associations), sendo assim o Brasil é o primeiro sistema latino americano a ter este endosso internacional. Contudo, o Ergonomista ainda não era reconhecido como um profissional pelo CBO (Códig Brasileiro de Ocupação)
fontes:
a. ABERGO – Certificação
b. Norma ERG BR 1002 – Código de Deontologia do Ergonomista Certificado
(item sugerido para essa linha do tempo por Thábata Hartwig)
2001 - Constituição da União Latino-Americana de Ergonomia (Ulaergo)
Porque importa: A criação da Ulaergo (União Latino-americana de Ergonomia), que conta com representantes do Brasil, da Colômbia e do Chile, consiste em um evento importante no contexto a disseminação da Ergonomia na América Latina. A entidade foi constituída na Colômbia em novembro de 2001, mas só criada formalmente em 2002.

ULAERGO

fontes:
a. SILVA, J.C.P.; PASCHOARELLI, L.C. (Org.). A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros. Bauru, UNESP/Cultura Acadêmica, 2010. ISBN: 9788579831201 DOI: https://doi.org/10.7476/9788579831201.
b. Website ULAERGO
(item sugerido para essa linha do tempo por Otávio Bitencourt)

Sec. XX 2000 - Publicação da Lei n.° 10.098 de 19 de dezembro de 2000, sobre Acessibdilidade
Porque importa: Assegurou os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, tratando de eliminar as barreiras arquitetônicas para a sua inclusão em diversos ambientes, inclusive de trabalho.
fonte:
a. CABRAL, A.K.P.S.. Ergonomia e inclusão de pessoas com deficiênciano mercado de trabalho. Dissertação de Mestrado UFPB. Recife, 2018.
(item sugerido para essa linha do tempo por Aline Barreto)
1998 - Publicação da primeira versão da OHSAS 18001
Porque importa: A OHSAS 18001 consistiu em uma norma para certificação dos Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança (Occupational Health and Safety Assessment Series). Ela definia os requisitos de boas práticas em gestão de saúde e segurança ocupacional para organizações de qualquer porte.
fonte:
a. FRANZ, L.A.S.. Proposta de um modelo para a avaliação e ações de melhoria na gestão da segurança e saúde no trabalho. 2009, 168 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
(item sugerido para essa linha do tempo por Bianca Sosa Semper)
1996 - Publicação da Norma BS 8800
Porque importa: A norma britânica BS 8800, era um guia de diretrizes bastante genérico que se aplica tanto a indústrias complexas, de grande porte e altos riscos, como a organizações de pequeno porte e baixos riscos. Levou cerca de quinze meses para ser discutida e aprovada oficialmente, entrou em vigor no dia 15 de maio de 1996. No desenvolvimento da BS 8800, não havia modelos pré-estabelecidos para o Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho.
fonte:
a. FRANZ, L.A.S.. Proposta de um modelo para a avaliação e ações de melhoria na gestão da segurança e saúde no trabalho. 2009, 168 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
(item sugerido para essa linha do tempo por Christian Rodrigues)
1993 - Proposta do Método RULA
Porque importa: É publicada a proposta do método RULA (Rapid Upper Limb Assessment), foi desenvolvido em 1993 por McAtamney e Corlett, da Universidade do Instituto de Ergonomia Ocupacional de Nottingham. avalia a postura do pescoço, tronco, membros superiores, membros inferiores, o esforço muscular e a carga sobre o corpo. Para a aplicação do método, deve-se utilizar diagramas de postura e tabelas contendo scores, os quais auxiliam na atribuição de valores de acordo com a exposição do membro analisado a fatores de riscos ergonômicos.
fontes:
a. MCATAMNEY, L; CORLETT, E. N. RULA: A survey method for the irwestigation of world-related upper limb disorders. Applied Ergonomics. Nottingham, 1993.
b. LOSEKAN, I.; DIAS, J.P.S.; DIAS NETA, C.T., BAGIOTTO, J.R.M.; FRANZ, L.A.S. Desenvolvimento da AET quando o trabalho prescrito não está claro: o caso de uma indústria alimentícia. Revista Produção Online (PRO), Florianópolis, v.19, n.4, p.1369-1397, dez.2019. DOI: 10.14488/1676-1901.v19i4.3485
(item sugerido para essa linha do tempo por Luíza Falck)
1991 - Se torna obrigatório para as empresas a Comunicarem os Acidentes de Trabalho (CAT)
Porque importa: O conceito legal de acidente de trabalho e trajeto é definido em 1991, pela lei 8.213, que determina também que é obrigatório as empresas comunicarem os acidentes de trabalho (CAT).
fonte:
a. Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional.
(item sugerido para essa linha do tempo por Marina Iokoiama)
1987 - Maior acidente radioativo da história do Brasil
Porque importa: O acidente aconteceu devido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas. O evento marcou a história e está diretamente ligado à como aparelhos e resíduos são descartados e podem afetar a saúde da população e dos trabalhadores.
fontes:
a. História do Césio 137 em Goiânia
b. Catador que encontrou cápsula do césio-137 rebate declaração de físico: ‘Largaram a peça lá’
c. O MAIOR DESASTRE RADIOATIVO DA HISTÓRIA DO BRASIL – Nostalgia Animado
(item sugerido para essa linha do tempo por Marina Iokoiama)
1986 - Acidente nuclear de Chernobyl
Porque importa: O acidente ocorreu em uma madrugada, e foi resultado de falha humana, ocorreu principamente pelo descumprimento de diversos itens dos protocolos de segurança. O acidente ocorreu durante um teste de segurança, o operador cometeu alguns erros durante o experimento, como a desativação do mecanismo de desligamento automático do reator. O acidente pode ser considerado importante para a Ergonomia porque acabou inspirando novos protocolos de segurança que são utilizados em outras usinas nucleares atualmente, como em Angra 1 e 2.
fonte:
a. HELERBROCK, R.. Acidente de Chernobyl. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia/chernobyl-acidente-nuclear.htm. Acesso em 21 de março de 2022.
(item sugerido para essa linha do tempo por Diego Ustárroz)
1985 - São reconhecidas as profissões de Engenheiro de Segurança e Técnico de Segurança do Trabalho
Porque importa: Em 27 de dezembro de 1985, durante o mandato do presidente José Sarney, é publicada a Lei 7410, que dispõe sobre a Especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a Profissão de Técnico de Segurança do Trabalho, e dá outras Providências.
fonte:
a. Lei Federal nº 7.410/1985
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)
1984 - Desastre de Bhopal
Porque importa: Ocorrido na madrugada entre os dias 2 e 3 de dezembro de 1984: 40 toneladas de gases letais vazaram da fábrica de agrotóxicos da Union Carbide Corporation, em Bhopal, Índia. Maior acidente químico e industrial da história. Gases tóxicos como o isocianato de metila e o hidrocianeto escaparam de um tanque durante operações de rotina. Importante porque demonstra a importância de que o avanço tecnológico deve ocorrer com base nos princípios da cidadania, ética e respeito às pessoas e ao meio ambiente, além da necesside de as indústrias estarem atentas aos cuidados com a segurança.
fonte:
a. Conteúdo extraído da página do Documentário – Acidente químico em Bophal (Índia)
(item sugerido para essa linha do tempo por Bianca Sosa Semper)
- Protagonismo de Alain Wisler e a concepção da Antropoteconologia
Porque importa: O conceito de Antropotecnologia é proposto por Alain Wisner em meados dos anos 70, sendo apresentado no artigo de 1984. Alaind Wisner (1923-2004) foi um importante ergonomista francês que trouxe diversas contribuições no campo da Ergonomia, sendo um grande disseminador de seus pincípios entrre pesquisadores de diversos países, especialmente no Brasil, onde disseminou-se a AET, estudada em profundidade no laboratório de Ergonomia do Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM). Ele também ajudou a consolidar uma metodologia de Análise Ergonômica do Trabalho (AET), que tem por principio a compreenção do trabalho para transformá-lo.

Alain Wisner

fontes:
a. Wisner, A. (1984). L’anthropotechnologie, outil ou leurre ? Technologies, Idéologies, Pratiques, 5, 28-59.
b. Ferreira, L.L; Três lições do professor Wisner.
c. Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM)
(item sugerido para essa linha do tempo por Dayan Irigon)

1983 - Fundação da Abergo (Associação Brasileira de Ergonomia)
Porque importa: A ABERGO – Associação Brasileira de Ergonomia, foi fundada em 1983. É uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é contribuir para o avanço da ciência e da prática da ergonomia, assim como, ampliar a sua divulgação, estudando as interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, considerando as suas necessidades, habilidades e limitações.

Abergo

fonte:
a. ABERGO – Sobre a Associação
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)

- Proposição da Teoria das inteligências múltiplas
Porque importa: Em 1983, o psicólogo americano Howard Gardner apresentou ao mundo sua teoria das inteligências múltiplas, promovendo efetivamente a adoção de projetos ergonômicos, segundo o autor, os seres humanos são dotados de inteligências múltiplas, algumas mais fortes do que outras, ou seja, todos têm mais ou menos facilidade para realizar determinadas tarefas.
fonte:
a. CORRÊA, V. M.; BOLETTI R. R. ERGONOMIA: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES. PORTO ALEGRE: BOOKMAN, 2015.
(item sugerido para essa linha do tempo por Christian Rodrigues)
1980 - Inicia a difusão do Mapa de Riscos no Brasil
Porque importa: A elaboração de mapas de risco surgiu na Itália, no final da década de 60 e início dos anos 70, através do movimento sindical com origem na Federazione dei Lavoratori Metalmeccanici (FLM). Chegou ao Brasil no início dos anos 80. Importante ferramenta por ser uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Ele deve ser fixado em locais de fácil visualização nos ambientes de trabalho, é elaborado pela CIPA e deve representar cada ambiente da empresa. São inseridos círculos de cores e tamanhos diferentes que demonstram os locais e os fatores que podem gerar situações de perigo pela presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos.

Uma exemplo didático de uma Mapa de Riscos

fontes:
a. HÖKERBERG Y H. M. et al .O processo de construção de mapas de risco em um hospital. Revista Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro. v.11, n. 2, 2006.
b. Imagem extraída de CAMPOS, M. Mapa de Risco: o que é? Saúde Ocupacional Brasil (conteúdo onlie). 2018
(item sugerido para essa linha do tempo por Bianca Sosa Semper)

1978 - Lançamento da primeira versão da NR17
Porque importa: É editada a primeira versão da Norma regulamentadora NR17, juntamente com um conjunto maior de normas que viriam a servir como principal instrumento de cuidados da saúde e segurança dos trabalhadores no Brasil. A NR17 foi originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214, de 08 de junho de 1978, de maneira a regulamentar os artigos 175, 176, 178, 198 e 199 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), conforme redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, que alterou o Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da CLT.
fonte:
a. MTE/ENIT
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)
1977 - Proposta do Método OWAS
Porque importa: O método OWAS foi desenvolvido em 1977 por um grupo de ergonomistas, engenheiros e metalúrgicos na Finlândia. Originalmente desenvolvido para esta área, o método foi posteriormente generalizado para outros campos de trabalho e foi rapidamente adotado pela simplicidade de aplicação, surgindo uma versão computadorizada em 1991, o primeiro corpo humano acessível a especialistas em ergonomia. O método Owas é um método observacional que envolve observações parciais periódicas das diferentes posturas que os trabalhadores assumem durante a execução de suas tarefas. As posturas observadas foram divididas em 252 combinações possíveis com base na posição das costas, braços e pernas do trabalhador e a quantidade de carga a que ele foi exposto ao adotar a postura.
fontes:
a. KARHU, O.; KANSI, P.; KUORINKA, L.. Correcting working postures in industry: A practical method for analysis. Applied Ergonomics, 8, pp. 199-201. 1977.
b. .
(item sugerido para essa linha do tempo por Fabio Pereira)
1974 - Incêndio no Edifício Joelma
Porque importa: O incêndio no Edifício Joelma foi uma tragédia ocorrida em 1º de fevereiro de 1974 no Edifício Praça da Bandeira (antigo Joelma), na região central de São Paulo, Brasil, que provocou a morte de 187 pessoas e deixou mais de 300 feridos. O incêndio aconteceu menos de dois anos após o incêndio no Edifício Andraus. A tragédia do Joelma continua a ser o segundo pior incêndio em arranha-céu por número de vítimas fatais, atrás somente do colapso das Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York em 11 de setembro de 2001.

Incêndio no Edifício Joelma

fonte:
a. Conteúdo extraído do Wikipedia
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)

1972 - Publicação do livro de Alphonse Chapanis sobre erro humano
Porque importa: Durante seus estudos relacionados aos aviões, se tornou evidente que a causa dos acidentes eram os projetos das cabines, que tinham controles muito confusos, e próximos um ao outro. Com isso, tornou-se evidente que o projeto deve levar em conta a adaptação do operador ao sistema operacional, ademais, os estudos de Alphonse Chapanis proporcionaram grandes melhorias na area de aviação.

Capa do livro A Engenharia e o Relacionamento Homem-máquina

fontes:
a. Campos, R.M; Ergonomia na aviação: Um estudo crítico da responsabilidade dos mêcanicos de aeronaves na causalidade de acidentes.Universidade Federal de Pernanbuco; Curso de mestrado em design. Recife; 2011.
b. CHAPANIS, A. A Engenharia e o Relacionamento Homem-máquina. Editora: Atlas, 1972.
(item sugerido para essa linha do tempo por Dayan Irigon)

1970 - Ruptura epistemológica fundamental para o surgimento da AET
Porque importa: Alan Wisner teve papel marcante na ruptura epistemológica fundamental para o surgimento da AET (Wisner, 1972). Recusou-se a aceitar, no início dos anos de 1970, o paradigma dominante na comunidade científica da época (importante até hoje), segundo o qual a pesquisa em Ergonomia deveria ser realizada em laboratório para estudar o comportamento e os limites do funcionamento do homem no “trabalho”. Embora fundamentais, tais conhecimentos não resistiam necessariamente à prova das situações reais de trabalho e não se aplicavam diretamente ao desenho dos equipamentos e sistemas.
fonte:
a. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional Scielo Brasil
(item sugerido para essa linha do tempo por Marina Iokoiama)
1968 - Teoria dos dois fatores de Herzberg (Teoria da Motivação)
Porque importa: A Teoria dos dois fatores ou Teoria da motivação foi desenvolvida baseado em um estudo empírico real realizado por Frederick Herzberg com 200 funcionários de nove indústrias de fabricação de metais em Pittsburg, Frederick Herzberg compreendeu então que havia possibilidade de analisar o ambiente de trabalho em dois fatores, o fator higiênico(estrutura, condições do ambiente e etc) que estava ligado a insatisfação e o fator motivacional (reconhecimento, crescimento e etc) que estava ligado a satisfação, auxiliando o empregador em analisar o que deve priorizar na sua abordagem para melhorar a qualidade de vida do colaborador e ampliando as possibilidades de atuação da Ergonomia para melhorar o fator higiênico que é o que mais gera insatisfação.
fontes:
a. AMARAL, L.H.M.; RODRIGUES, M.G.. A Importância da Aplicação das Teorias de Motivação nos Recursos Humanos das Organizações. Anais do SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2018
b. Wikipedia
(item sugerido para essa linha do tempo por Cintya Carvalho)
1967 - Publicada a Lei nº 5.316, 14.set.1967
Porque importa: Considerada um marco do seguro social a Lei acidentária, como é conhecida, incorporou o seguro de acidentes de trabalho na previdência social, portanto passou a ser de competência do INSS em concordância com o principío do seguro social.
fonte:
a. LEI Nº 5.316, DE 14 DE SETEMBRO DE 1967
(item sugerido para essa linha do tempo por Cintya Carvalho)
- Lançado o primeiro livro brasileiro sobre Ergonomia
Porque importa: O primeiro livro de ergonomia escrito por autor brasileiro foi publicado em 1973, intitulado ‘Ergonomia: notas de aula’, pelo professor Itiro Iida e por Henri A. J. Wierzbicki

Capa do livro 'Ergonomia: notas de aula'

fonte:
a. SILVA, J.C.P., PASCHOARELLI, L.C. (orgs). A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 103 p. ISBN 978-85-7983-120-1.
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)

1966 - Criação da Fundacentro no Brasil
Porque importa: A ideia de criar a Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho) veio por meio das preocupações com os altos índices de acidentes e doenças no trabalho crescia sem parar no Governo e na sociedade. Sua criação foi muito importante pois com ela começou a ser realizadas as primeiras pesquisas e estudos para redução e prevenção de acidentes. Foi a instituição pioneira no Brasil nesta áreae hoje em dia está presente em todas as regiões do Brasil.

Fundacentro

fonte:
a. GOV.BR. Fundacentro: História. 2020.
(item sugerido para essa linha do tempo por Tatiana Bubolz)

1963 - Criada a Societé d´Ergonomie de Langue Française
Porque importa: Fundada na Década de 60 na França, junto com a Ergonomics Research Society, foi de extrema importância para estudos relacionados a ergonomia durante o Séc. XX
fonte:
a. SILVA, J.C.P., PASCHOARELLI, L.C. (orgs). A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 103 p. ISBN 978-85-7983-120-1.
(item sugerido para essa linha do tempo por William Hartwig)
1961 - Tragédia do Gran Circus Norte-Americano
Porque importa: A tragédia do Gran Circus Norte-Americano foi um incêndio criminoso ocorrido em um circo na cidade de Niterói, em 17 de dezembro de 1961, em que morreram 503 pessoas, e mais de 800 sofreram ferimentos. Esta é a maior tragédia em temos de número de vítimas na história do Brasil, sendo relevante sua citação nessa linha do tempo.

Incêndio no Gran Circus Norte-Americano

fontes:
a. Conteúdo extraído do Wikipedia
b. VENTURA, M.. O espetáculo mais triste da terra – O incêndio do Gran Circo Norte-Americano. Companhia das Letras; 1ed., 2011.
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)

- Primeiro congresso da Associação Internacional de Ergonomia.
Porque importa: Este Congresso realizado em Estocolmo na Suécia, reuniu cerca de vinte participantes franceses. Eles puderam debater e teorizar sobre uma combinação entre o trabalhador francês e a ergonomia. Esta reunião finalizou formalmente a fase preparatória da associação e deu início às atividades regulares da IEA.
fontes:
a. História da IEA
b. SILVA, J.C.P.; PASCHOARELLI, L.C. (Org.). A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros. Bauru, UNESP/Cultura Acadêmica, 2010. ISBN: 9788579831201 DOI: https://doi.org/10.7476/9788579831201.
(item sugerido para essa linha do tempo por Thaila Ferreira)
1959 - Criado primeiro curso de graduação em Ergonomia
Porque importa: Surgiu o primeiro curso de graduação na Europa em Ergonomia na Universidade de Loughborough, na Inglaterra, com W. F. Floyd como chefe de departamento. Foi intitulado Departamento de Ergonomia e Cibernética e foi estabelecido como um departamento de pesquisa. Em Agosto de 1974, mudou-se o nome para Departamento de Ciências Humanas, mas o trabalho ergonômico continuou sendo feito com atividades de pesquisa e no ensino de pós-graduação. O evento é muito importante pois com o início da graduação em Ergonomia começou a se aprofundar ainda mais no assunto.
fontes:
a. SILVA, J.C.P., PASCHOARELLI, L.C. (orgs). A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 103 p. ISBN 978-85-7983-120-1.
b. CHACKEL, B. A Ergonomia na Inglaterra e na Universidade de Loughborough . Rio de Janeiro, 1975.
(item sugerido para essa linha do tempo por Tatiana Bubolz)
- Fundação da International de Ergonomic Association (IEA)
Porque importa: No ano de 1959 é fundada a Associação Internacional de Ergonomia, ou International Ergonomic Association (IEA), é uma federação global de sociedades de fatores humanos/ergonomia, registrada como uma organização sem fins lucrativos em Genebra, Suíça.

IEA

fonte:
a. História da IEA
(item sugerido para essa linha do tempo por Gabriel Cunha)

1957 - Fundação da Human Factors and Ergonomics Society (HFES)
Porque importa: Em 1957, nos Estados Unidos, a “Human Factors Society” foi fundada. O termo human factors (fatores humanos) é usado e preferido pelos americanos como sinônimo do termo ergonomia até os dias atuais.
fontes:
a. ALMEIDA, R.G.. A ergonomia sob a ótica anglo-saxônica e a ótica francesa. Vértices, v. 13, n. 1, p. 111-122, 2011.
b. SILVA, J.C.P., PASCHOARELLI, L.C. (orgs). A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 103 p. ISBN 978-85-7983-120-1.
c. THE HUMAN FACTORS AND ERGONOMICS SOCIETY: STORIES FROM THE FIRST 50 YEARS
(item sugerido para essa linha do tempo por Raquel Stroppa)
1956 - Desastre de Minamata
Porque importa: O mercúrio era despejado pela indústria química Chisso, em um rio que desaguava no mar, o principal fornecedor de alimentos às comunidades da região. A fauna marinha foi intoxicada e, através da comida, o metal altamente tóxico chegou aos organismos humanos. As mortes e doenças resultantes da contaminação por mercúrio em Minamata são exemplos do grau de toxicidade dos elementos químicos conhecidos como metais pesados. O acontecimento reforça a importância da segurança industrial também fora da industria e o impacto que pode causar quando resíduos não são tratados corretamente.
fonte:
a. A tragédia de Minamata
(item sugerido para essa linha do tempo por Marina Iokoiama)
1955 - Publicação do livro 'L'analyse du travail: facteur d'économie humaine et de productivité'
Porque importa: Após a publicação do livro de Faverge e Ombredane sobre a análise do trabalho, a atuação de diversos outros pesquisadores expoentes na área fez com que a ergonomia centrada na análise da atividade fosse desenvolvida ao longo do tempo, tendo suas bases teóricas aprofundadas, seus métodos enriquecidos e suas aplicações às transformações das condições de trabalho mais elaboradas

Capa do livro 'L'analyse du travail: facteur d'économie humaine et de productivité'

fonte:
a. Análise ergonômica do trabalho e o reconhecimento científico do conhecimento gerado
(item sugerido para essa linha do tempo por Victor Mattioni)

1953 - Invenção da primeira cadeira de rodas motorizada
Porque importa: George Klein é o inventor da primeira cadeira de rodas elétrica, foi criada enquanto ele trabalhava para o Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá, em um programa que ajudava os veteranos feridos após a Segunda Guerra Mundial. A cadeira de rodas motorizada é muito importante, pois garante a mobilidade de indivíduos com maior comprometimento dos membros superiores, realizando movimentos sem que a pessoa precise tocar as rodas ou ser empurrada por um cuidador.
fonte:
a.
1950 - Criação do primeiro Departamento de Ergonomia em uma Indústria
Porque importa: A Inglaterra foi o primeiro país a ter um departamento de ergonomia na indústria, sendo formado por Kenneth Frank Hywel Murrel. Importante para a realização de estudos e análises sobre os comportamentos dos trabalhadores dentro das empresas, observando e investigando a maneira que os mesmos realizam seus serviços.
fonte:
a. SILVA, J.C.P., PASCHOARELLI, L.C. (orgs). A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 103 p. ISBN 978-85-7983-120-1.
(item sugerido para essa linha do tempo por David Avila)
1947 - Fundação da Ergonomics Research Society
Porque importa: Se estabeleceu a Human Research Society, que meses depois iria se tornar a Ergonomics Research Society, contando com a participação nessa entidade de cientistas de diversas áreas: fisiologistas, psicólogos, engenheiros, entre outros. No fim da década de 50 ela já contava com aproximadamente 200 membros.
fonte:
a. SILVA, J.C.P., PASCHOARELLI, L.C. (orgs). A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 103 p. ISBN 978-85-7983-120-1.
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)
1945 - Término da Segunda Guerra Mundial e marco da ergonomia cognitiva
Porque importa: Com o término da Segunda Grande Guerra em 02 de Setembro de 1945, inicia-se o chamado período pós-guerra, no qual houve grandes avanços em termos de tecnologia, exigindo maior intercâmbio cognitivo entre o homem e maquila nos sistemas de produção.
fonte:
a. CORRÊA, V. M.; BOLETTI R. R. ERGONOMIA: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES. PORTO ALEGRE: BOOKMAN, 2015. (página 7)
(item sugerido para essa linha do tempo por Christian Rodrigues)
1944 - Adoção da CIPA no Brasil
Porque importa: A partir da promulgação do Decreto Lei 7.036 de 10/11/1944, batizado na época como Nova Lei de Prevenção de Acidentes e que em seu artigo 82 preconizava o seguinte: “Os empregadores, cujo número de empregados seja superior a 100, deverão providenciar a organização, em seus estabelecimentos, de comissões internas, com representantes dos empregados, para o fim de estimular o interesse pelas questões de prevenção de acidentes, apresentar sugestões quanto à orientação e fiscalização das medidas de proteção ao trabalho, realizar palestras instrutivas, propor a instituição de concurso e prêmios e tomar outras providências, tendentes a educar o empregado na prática de prevenir acidentes.”
fonte:
a. A evolução da CIPA
(item sugerido para essa linha do tempo por Christian Rodrigues)
1943 - Publicação da CLT no Brasil
Porque importa: Em 1943 no Brasil, o presidente Getúlio Vargas iniciou o processo de direitos trabalhistas com a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
fonte:
a. Consolidação das leis do trabalho – CLT e normas correlatas. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 189 p.
(item sugerido para essa linha do tempo por Natan Holz)
1940 - Surgimento dos primeiros cursos universitários de human factors nos EUA
Porque importa: Ao final da década de 1940 surgiram, na Universidade do Estado de Ohio e na Universidade de Illinois, os primeiros cursos universitários de human factors. A partir disso, o ensino e a pesquisa difundiram-se em outras instituições dos Estados Unidos.
fonte:
a. IIDA, I.; BUARQUE, L.B.G.. Ergonomia: projeto e produção. Editora Blucher, 2016.
(item sugerido para essa linha do tempo por Aline Barreto)
1939 - Eclosão da Segunda Guerra Mundial
Porque importa: Teve início na Segunda Grande Guerra. Durante ela, o objetivo era conseguir melhorias nas questões fisiológicas e mecânicas do ambiente de trabalho. Também havia uma preocupação com a adequação dos objetos às limitações do homem, não perdendo de vista os imites de suas capacidades. Foi utilizada inicialmente na área militar e, em seguida, na civil. Preocupação: redimensionamento dos postos de trabalho.
fonte:
a. Artigo escrito por Ana Flávia Oliveira. (Especialista em Enfermagem do Trabalho, Ergonomia aplicada ao Trabalho e Gestão de Pessoas
(item sugerido para essa linha do tempo por Gabriel Cunha)
1938 - Criação da American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH)
Porque importa: A Associação dos Higienistas do Governo Americano composta por comites especializados com profissionais de higiene industrial governamental dos Estados Unidos e dos profissionais de saúde ocupacional, ambiental e segurança industrial de todo os países, foi criada com o objetivo de desenvolver pesquisas sobre os Limites de Exposição Ocupacional para os agentes físicos, químicos e biológicos, denominado limites de exposição ocupacional dos agentes químicos (TLVs) que teve sua primeira listagem em 1946, e desenvolver os Índices Biológicos de Exposição denominados de BEIs. Ambos TLVs e BEIs são listados e publicados anualmente e a lista possui 600 substâncias químicas e agentes físicos, bem como mais de 30 índices de exposição biológicos (BEIs) para produtos químicos importantes na indústria.
fontes:
a. Conteúdo extraído do site da ACGIH
b. Lista das 600 substâncias químicas e agentes físicos disponível no site da Associação
(item sugerido para essa linha do tempo por Cintya Carvalho)
1936 - Lançamento do filme 'Tempos Modernos' por Charles Chaplin
Porque importa: O filme ‘Tempos Modernos’ surgiu como uma grande crítica ao industrialismo e as precarias condições de trabalho aos quais os trabalhadores industriais eram submetidos na época. É possível identificar a grande crítica sobre os controles aos quais os trabalhadores eram submetidos, também a falta de proteção individual para os mesmos, forma com as quais os trabalhadores eram tratados (como gado), aos esforços repetitivose a falta de um ambiente seguro e organizado para desempenharem seus papéis dentro da indústria.

Cartaz original de lançamento do filme

fonte:
a. Portal da Educação
(item sugerido para essa linha do tempo por Thaila Ferreira)

1930 - Criação do Ministério do Trabalho no Brasil
Porque importa: Em 26 de novembro de 1930, durante o mandato do presidente Getúlio Vargas, é criado o então ‘Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio’, que posteriormente passou por diversas mudanças em seu nome, chegando inclusive a ser temporariamente instinto no início da segunda década do século XXI.
fonte:
a. MTE/JUSBRASIL
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)
1927 - Experiência de Hawthorne
Porque importa: A Experiência de Hawthorne foi desenvolvida em 1927, coordenada Elton Mayo e realizada pelo Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos em uma fabrica da Western Electric Company. Ela tinha como objeitvo analisar a correspondência entre a iluminação dos locais de trabalho e a eficiência dos operarios medida pela produção obtida.
fontes:
a. MORAES NETO, Benedito Rodrigues de; SILVA, Felipe Luiz Gomes. A linha de montagem no final do século. Revista de Administração de Empresas, v. 26, p. 45-46, 1986.
b. SILVA, Edmundo Pozes. A CRÍTICA DE GUERREIRO RAMOS E O HUMANISMO DE ELTON MAYO: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA.
(item sugerido para essa linha do tempo por Thábata Hartwig)
1919 - Publicação do Decreto 3.724
Porque importa: O Decreto abordava os cuidados sobre a segurança e saúde do trabalho e comtemplava temas que constam na lei previdenciária 8213/91, a redação é direcionada a um grupo seleto de trabalhadores e considera o trabalho para menores. O Decreto conta com diretrizes sobre indenização de três anos de salário por morte ou incapacitadade permanente ou total e consolidou a obrigatoriedade da “Declaração de Acidente”, que atualmente pode se assemelhar a CAT, porém abrangia apenas os afetados mediante afastamento.
fonte:
a. Portal da Câmara dos Deputados – Legislação Informatizada – DECRETO Nº 3.724, DE 15 DE JANEIRO DE 1919 – Publicação Original
(item sugerido para essa linha do tempo por Cintya Carvalho)
- Fundada a Organização Internacional do Trabalho (OIT)
Porque importa: Em 1919 foi criada a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ou ILO – International Labour Organization, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. A OIT é uma agência multilateral da ONU, especializada nas questões do trabalho, especialmente no que se refere ao cumprimento das normas internacionais. Tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

Logotipo da OIT

fonte:
a. OIT – Organização Internacional do Trabalho
(item sugerido para essa linha do tempo por Natan Holz)

1915 - Comissão de Saúde dos Trabalhadores na Indústria de Munições
Porque importa: Durante a Primeira Guerra Mundial, criou-se essa Comissão que convocou fisiologistas e psicólogos para colaborar no esforço para aumentar a produção de armamentos. Ao final da guerra, ela foi transformada no Instituto de Pesquisa da Fadiga Industrial, que realizou diversas pesquisas não bélicas, principalmente sobre o problema da fadiga nas minas de carvão e nas indústrias.
fonte:
a. IIDA, I.; BUARQUE, L.B.G.. Ergonomia: projeto e produção. Editora Blucher, 2016.
(item sugerido para essa linha do tempo por Aline Barreto)
1914 - As pesquisas de Jules Amar (Le moteur humain et les bases scientifiques du travail professionnel)
Porque importa: No início do século XX, Jules Amar foi o precursor das bases da ergonomia do trabalho físico, através de pesquisas sobre os problemas da fadiga e os efeitos do ambiente. Em 1914, publicou sua obra-chave, Le moteur humain et les bases scientifiques du travail professionnel (O Motor Humano, ou Fundamentos Científicos do Trabalho e da Indústria), em que vinculou o organismo humano no contexto do trabalho às leis da mecânica geral e da fisiologia moderna.

Manner of adjusting the arthrodynamometer

fontes:
a. PRIEM, Karin; HERMAN, Frederik. Fabricating modern societies: Education, bodies, and minds in the age of steel. Brill, 2019. p138
b. Organização do trabalho, produção enxuta e ergonomia no brasil
c. Jules Amar (1879-1935). A method to help soldiers who were amputated or mutilated during the First World War reintegrate society.
(item sugerido para essa linha do tempo por Raquel Stroppa)

- Estudo de Tempos e Movimento
Porque importa: No inicio do século XX, Frank Bunker Gilbreth e Lilian Moller Gilbreth, ampliaram o trabalho de Taylor com ‘Estudos de Tempos e Movimentos’, utilizando registros cinematográficos para melhorar a eficiência, eliminar passos e ações desnecessárias.

work simplification study

fontes:
a. SALVALAIO, Cláudio Luiz. Contribuição ao estudo da captura do movimento aplicado ao design em tecnologia assistiva. 2012.
b. Expoentes da fisiologia na história da ergonomia
c. Frank Gilbreth: Light Painting Photography, 1914
(item sugerido para essa linha do tempo por Raquel Stroppa)

- Criação do National Institute of Occupational Safety and Health (NIOSH)
Porque importa: A NIOSH consiste em um órgão de pesquisa em Segurança e Saúde no Trabalho. Atualmente, praticamente todos os países utilizam metodologias de avaliação da exposição aos riscos ocupacionais estabelecidas por este órgão.
fontes:
a. National Library of medicine
b. Site oficial NIOSH
(item sugerido para essa linha do tempo por Vinicius Kaefer)
1911 - Publicação do livro 'Princípios De Administração Científica' por Frederick Taylor
Porque importa: Neste ano Frederick Taylor publicou seu livro mais importante, revelando de uma vez por todas os princípios da administração científica, que tornariam a base da Teoria Geral da Administração.

Capa da primeira edição do livro 'Princípios de Administração Científica'

fonte:
a. SILVA, J.C.P., PASCHOARELLI, L.C. (orgs). A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 103 p. ISBN 978-85-7983-120-1.
(item sugerido para essa linha do tempo por Christian Rodrigues)

1903 - Publicação do livro 'Administração de Oficinas' por Frederick Taylor
Porque importa: Teve uma importância pelo fato de propor a racionalização do trabalho através de estudos do tempo e movimentações realizadas dentro da indústria, havendo o objetivo de estabelecer padrões de métodos e ferramentas para otimizar a produção e evitar o desperdício, mas em conjunto com princípios de preparo para os trabalhadores.
fonte:
a. FREDERICK Taylor: Engenheiro norte-americano. 30 jan. 2018. Disponível em: https://referenciabibliografica.net/a/pt-br/ref/abnt. Acesso em: 11 mar. 2022.
(item sugerido para essa linha do tempo por David Avila)
Sec. XIX 1898 - Protagonismo de Frederick Taylor
Porque importa: Em 1898 Frederick Winslow Taylor (1856-1915) ingressa na Bethlehem Steel, empresa em que posteriormente realizou o que é considerada a primeira Análise Ergonômica do Trabalho na história, tendo desenvolvido pás e estudado os tempos para otimização na tarefa de carregamento de materiais.

Frederick Taylor

fonte:
a. SILVA, J.C.P., PASCHOARELLI, L.C. (orgs). A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 103 p. ISBN 978-85-7983-120-1.
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)

1891 - Publicado o Decreto 1.313, de 17 de janeiro de 1891
Porque importa: O Decreto 1.313/91 é considerado o marco da Inspeção do Trabalho no Brasil, pois instituiu a fiscalização permanente de todos os estabelecimentos fabris em que trabalhavam menores. Esta fiscalização deveria ficar a cargo de um “inspector geral”.
fontes:
a. Site oficial do Governo Nacional
b. Portal da câmara dos deputados
(item sugerido para essa linha do tempo por Vinicius Kaefer)
1857 - É cunhado o termo Ergonomia
Porque importa: A primeira definição de Ergonomia surge em um artigo publicado pelo cientista polonês Wojciech Jastrzebowski (1799-1882) e intitulado ‘Ensaios de Ergonomia, ou ciência do trabalho, baseada nas leis objetivas da ciência sibre a natureza’.

Wojciech Jastrzebowski

fonte:
a. MÁSCULO, F.S.; VIDAL, M.C. (Org). Ergonomia: trabalho adequado e eficiente. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 606 p. (Coleção Campus-Abepro .). ISBN 9788535238020.
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)

1835 - Publicação do livro “On the Influence of Trades, Professions, and Occupations in the United States in Production of Disease”, por Benjamin Cready
Porque importa: Escrito por Benjamin Cready, o livro intitulado “On the Influence of Trades, Professions, and Occupations in the United States in Production of Disease” (Em tradução livre: Influência dos Negócios, Profissões e Ocupações na Produção de Doença nos Estados Unidos) consistiu em importante para aplicação na Medicina do Trabalho, ao avaliar as doenças desenvolvidas por cada tipo de trabalho.
fonte:
a. FERREIRA, L.S.. Segurança do trabalho I / Leandro Silveira Ferreira, Neverton Hofstadler Peixoto. Santa Maria: UFSM, CTISM, Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil, 2012.
(item sugerido para essa linha do tempo por Bianca Sosa Semper)
1833 - Lei das Fábricas
Porque importa: Criada na Inglaterra, fixava em 13 anos a idade mínima para o trabalho, proibia o trabalho noturno para menores de 18 anos e exigia exames médicos das crianças trabalhadoras.

Imagem de um fragmento da Lei das Fábricas

fonte:
a. MARX, K. O Capital – Livro I – crítica da economia política: O processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
(item sugerido para essa linha do tempo por Bianca Sosa Semper)

1802 - Promulgação da primeira lei de proteção aos trabalhadores
Porque importa: Essa lei, intitulada ‘Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes’, foi a primeira lei de Proteção aos Trabalhadores e surgiu na Inglaterra. Tinha como objetivo reduzir a jornada de trabaho para 12 horas, restringir o trabalho nuturno, regulamentar a idade mínima para trabalhar e também obrigava os empregadores a lavar as paredes das fábricas duas vezes por ano e tornou obrigatória a ventilação do ambiente de trabalho.Foi um passo muito importante para o começo da segurança do trabalho e bem estar dos trabalhadores.
fonte:
a. TRNDADE, E.C; SOUZA, F.G.L.. A ergonomia e a segurança do trabalho em beneficio do trabalhador dentro do ambiente de produção.Pós Graduação em Ergonomia: Produtos e Processo – Faculdade
(item sugerido para essa linha do tempo por Tatiana Bubolz)
- Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes
Porque importa: Foi a primeira lei de proteção aos trabalhadores, Que estabeleceu o limite de 12 horas de trabalho diários, proibia o trabalho noturno, obrigava os empregados a lavar as paredes das fábricas duas vezes por ano, e tornava obrigatória a ventilação das fábrica
fontes:
a. BITTENCOURT, Celso; QUELHAS, Osvaldo. Histórico da evolução dos conceitos de segurança. ABEPRO. Rio de Janeiro.
b. SUZMAN, James. Trabalho: uma história de como gastamos nosso tempo. São Paulo, Vestígio, 1.ed., 2022.
(item sugerido para essa linha do tempo por Natan Holz)
Sec. XVIII 1785 - Contibuição para a humanização do trabalho de Robert Owen
Porque importa: Dono de fábrica, Owen em 1785 reduziu a jornada de trabalho para 10,5 horas diárias sendo que a jornada de trabalho de um típico operário têxtil era de 14 a 16 horas. Preocupado com a qualidade de vida dos empregados Owen constriu casas de operários, escolas e cooperativas, considerando a época Owen pode ser um percursor da mentalidade de humanizar o trabalho uma vez que compreendeu que os humanos precisavam de outras atribuições para terem êxitos em suas funções. Reduzindo o tempo de trabalho o operário teria uma melhor qualidade de vida mas também descansa mais, possui uma maior produtividade e menor chance de ter um acidente de trabalho com isso contribui para o avanço das aplicações futuras dos conceitos da Ergonomia e Saúde e Segurança do trabalho.
fontes:
a. MERINO, E. A. D. Fundamentos da ergonomia. Apostila. Florianópolis: UFSC. 2011.
b. Wikipedia
(item sugerido para essa linha do tempo por Cintya Carvalho)
1762 - Jean-Jacques Rousseau lança sua obra 'Do contrato social e princípios do direito político'
Porque importa: No livro ‘Do contrato social e princípios do direito político’, Jean-Jacques Rousseau. Nela ele propõe que o homem é naturalmente bom. O contrato social propõe uma espécie de um acordo entre indivíduos para se criar uma sociedade, sendo um pacto de associação de cidadão e não uma simples submissão destes ao Estado. Isso impacta, entre outras coisas, nos direitos e deveres do cidadão no tocante ao trabalho.
fonte:
a. ROUSSEAU, J.J.. Do contrato social. Ed. Nova Cultural, São Paulo, 1999 (Coleção Os pensadores).
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)
1752 - Descobrimento da energia eletrica por Benjamin Franklin
Porque importa: Com esta descoberta foi possivel um grande salto evolutivo na huminidade. Gerando energia eletrica e posteriormente motores eletricos e a propria luz.
fonte:
a. SILVA, C.C.; PIMENTEL, A.C.. Uma análise da história da eletricidade presente em livros didáticos: o caso de Benjamin Franklin. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, n. 1, p. 141-159, 2008.
(item sugerido para essa linha do tempo por Renan James)
1750 - Revolução Industrial
Porque importa: A revolução Industrial foi marcado pelo grande desenvolvimento tecnologico, causando assim grandes transformações no século XVIII, como o surgimento do tear hidraulico, motor a vapor, entre outros.Porém estes avanços trouxeram consequencia aos trabalhadores, muito começaram a desenvolver doenças relacionados ao trabalho repetitivo. Através da ergonomia foi possível avaliar a situações como as posturas inadequas, ciclo de tarefas, número de movimentos, pausas no trabalho, entre outros e assim contribuir para uma situação melhor no ambiente organizacional.
fontes:
a. BRANDÃO, S.F.; ANDRADE, T.B.; SÁ PEDROSA, R.C.. A ERGONOMIA COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NA MUDANÇA ORGANIZACIONAL.
b. OLIVEIRA, E.M.. Transformações no mundo do trabalho, da revolução industrial aos nossos dias. Caminhos de Geografia, v. 6, n. 11, p. 84-96, 2004.
c. ABRAHÃO, J.I.; PINHO, D.L.M.. As transformações do trabalho e desafios teórico-metodológicos da Ergonomia. Estudos de Psicologia (Natal), v. 7, n. SPE, p. 45-52, 2002.
(item sugerido para essa linha do tempo por Thábata Hartwig)
Sec. XVII 1700 - Publicação do livro 'De Morbis Artificum Diatriba'
Porque importa: Bernardino Ramazzini (1633-1714), médico italiano nascido em Carpi, é considerado o pai da Medicina do Trabalho (MT) pela contribuição do livro As Doenças dos Trabalhadores, publicado em 1700 e traduzido para o português pelo Dr. Raimundo Estrela. Nele, o autor relaciona 54 profissões e descreve os principais problemas de saúde apresentados pelos trabalhadores, chamando a atenção para a necessidade de os médicos conhecerem a ocupação atual e pregressa de seus pacientes ao fazer o diagnóstico correto e adotar os procedimentos adequados. Ramazzini sofreu grande discriminação de outros médicos por se dedicar, rotineiramente, a visitas aos locais de trabalho de seus pacientes a fim de identificar as causas de seus problemas e poder contribuir com o bem-estar desses operários.

Imagem do livro 'De Morbis Artificum Diatriba'

fontes:
a. Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT)
b. SILVA, J.C.P., PASCHOARELLI, L.C. (orgs). A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 103 p. ISBN 978-85-7983-120-1.
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)

Sec. XVI 1556 - Publicação do livro 'De Re Metallica', por Geórgio Agrícola
Porque importa: O livro possui entre outras coisas, diversas xilogravuras mostrando diagramas e observações, ilustrando equipamentos e processos descritos no texto, tendo como foco o estado da arte da mineração, a refinação e a fundição de metais.

Capa da edição original de

fonte:
a. SILVA, J.C.P., PASCHOARELLI, L.C. (orgs). A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 103 p. ISBN 978-85-7983-120-1.
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)

Sec. I 79 - Publicação do livro 'Naturalis historia', Por Plínio
Porque importa: Neste livro, o autor Plínio, o Velho, descreveu as condições de saúde dos trabalhadores que estavam expostos ao chumbo e poeiras, realizando uma descrição dos primeiros equipamentos de proteção conhecidos, como panos ou membranas de bexiga de animais para o rosto como forma de atenuar a inalação de poeiras nocivas, que eram improvisados pelos próprios escravos, o livro conta também com descrição das relações de problemas pulmonares dos mineiros e envenenamento devido ao manuseio de compostos de enxofre e zinco.

Primeira página edição de 1669 de 'Naturalis Historia'

fontes:
a. Livro As doenças dos trabalhadores, pg 35. Conteúdo do Portal da UNICESUMAR que contém o livro traduzido pelo FUNDACENTRO.
b. Conteúdo extraído do site da Wikipedia
(item sugerido para essa linha do tempo por Cintya Carvalho)

350 aEC -350 - Primeiros registros que demonstram preocupação a respeito da saúde dos trabalhadores
Porque importa: No século IV a.C. Aristóteles (384-322 a.C.) já estuidava o adoecimento laboral de forma seminal, quando se referiu às enfermidades dos trabalhadores de minas e das maneiras de preveni-las. Platão (428-348 a.C), an mesma época, também constatou e apresentou enfermidades específicas do esqueleto, típicas para determinadas profissões.
fonte:
a. TIMBÓ, M.S.M.; EUFRÁSIO, C.A.F.. O meio ambiente do trabalho saudável e suas repercussões no brasil e no mundo, a partir de sua evolução histórica. Revista Pensar, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 344-366, jul./dez. 2009
(item sugerido para essa linha do tempo por Christian Rodrigues)
470 aEC -470 - Protagonismo de Hipócrates na Grécia
Porque importa: Hipócrates (460-377 a.C.), um médico grego, considerado o pai da medicina, descreve em sua obra intitulada ‘Dos Ares, Águas e Lugares’ a patologia do chumbo ligada à extração mineira.

Hipócrates

fonte:
a. SILVA, J.C.P., PASCHOARELLI, L.C. (orgs). A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 103 p. ISBN 978-85-7983-120-1.
(item sugerido para essa linha do tempo por Luis Franz)

700 aEC -700 - Dominio da manufatura dos metais pelos humanos
Porque importa: Com este dominio foi possivel o derretimento de metais para a fabricação de armas e utensilios que otimizam a força de trabalho. A consolidação da produção de utilizansílios em metal, ainda na Idade do Ação, foi o alicerce para o surgimento das primeiras cidades e até civilizações. Pelo prisma da Ergonomia, pode se dizer que os meios para realização do trabalho ganham profundas mudanças, inclusive pelo surgimento aqui do artesão, que atuava a apartir de então dedicado exclusivamente a este ofício.

Representação de uma fundição pelos antigos egípcios

fonte:
a. SWERTS, Gabriela Barreto Araújo; ARAÚJO, Josemar Azevedo. Arqueologia Contábil. Pensar Contábil, v. 5, n. 15, 2015.
(item sugerido para essa linha do tempo por Renan James)

5000 aEC -5000 - Domesticação dos cavalos pelos povos da Eurasia
Porque importa: Cavalos passam a ser utilizados como meio de transporte e fonte de força motriz, sendo utilizados na agricultura e também como recurso para a guerra. Está evolução, do ponto de vista da Ergonomica, propiciou novas possibilidades de adaptação do trabalho aos humanos, com um aumento da força disponível e de quantidade produtiva.

Domesticação dos cavalos pelos povos da Eurasia

fontes:
a. FELDENS, Leopoldo. O homem, a agricultura e a história. Lajeado: Univantes, 2018.
b. BUENO, Chris. Relação entre homens e animais transforma comportamentos dos humanos e dos bichos. Ciência e Cultura, v. 72, n. 1, p. 09-11, 2020.
(item sugerido para essa linha do tempo por Renan James)

(última atualização da página em 21.dez.2022)