Início do conteúdo
  • Física e Matemática
    Notícias
  • Projeto GAMA abre inscrições para Atividades de Reforço em Cálculo Diferencial

    Aulas de reforço em cálculo 2016

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria pelo IFM – Instituto de Física e Matemática e PRG – Pró-reitoria de Graduação, está abrindo inscrições para as Atividades de Reforço em Cálculo – Módulo I – Funções.

    Neste módulo serão oferecidas três turmas com 20 vagas cada uma, nos seguintes dias e horários:

    Turma 01: terça-feira (das 14:00 as 16:00) e sexta-feira (das 14:00 as 16:00). Início das aulas: 05/04/16. Término das aulas: 29/04/16.

    Turma 02: segunda-feira (das 8:00 as 10:00) e quarta-feira (das 8:00 as 10:00) Início das aulas: 04/04/16. Término das aulas: 27/04/16.

    Turma 03: terça-feira (das 08:00 as 10:00) e quarta -feira (das 10:00 as 12:00) Início das aulas: 05/04/16. Término das aulas: 27/04/16.

    Os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência terão direito a um certificado de 20 horas.

    O coordenador do projeto, professor Cícero Nachtigall, ressalta que esta ação do projeto, que ocorre em parceria com a PRAE – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, visa revisar os conteúdos de funções reais de uma variável real.

    As aulas ocorrerão no prédio da PRAE (Av. Bento Gonçalves, 3395 – sala: 09) e 40% das vagas serão reservadas para alunos em situação de venerabilidade social.

    Ao longo do semestre letivo, devem ser oferecidos mais dois módulos, sendo um de limites e um de derivadas de funções reais de uma variável real.

    Maiores informações na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

  • Projeto GAMA encerra a edição 2016/1 do Curso Preparatório para o Cálculo

    No sábado (12/03/16) foi concluído o Curso Preparatório para o Cálculo – Edição 2016/1, oferecido pelo Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática.

    O curso ocorreu de 07/03/16 a 12/03/16 e tem por objetivo reforçar conteúdos de matemática de nível básico para alunos que possuem matemática em sua grade curricular.

    O coordenador do Projeto, professor Cícero Nachtigall, salienta que os conteúdos trabalhados no Curso (conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, radiciação, simplificação de frações algébricas e inequações do primeiro e segundo grau), por serem conteúdos de matemática básica, não constam nas ementas da maioria das disciplinas de matemática no ensino superior. Neste sentido, ele ressalta a importância de revisar tais conceitos que são de extrema importância para a aprendizagem dos conceitos matemáticos de disciplinas como Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica, entre outras.

    O Curso foi oferecido em duas turmas com 60 vagas cada (matutino/vespertino) e contou com a participação de alunos de 7 unidades acadêmicas da UFPel (CDTec, CENG, IFM, FAEM, CCQFA, ICH e CIM).

    O coordenador do Projeto agradece ao Instituto de Física e Matemática e à Pró-Reitoria de Graduação pelo apoio às ações do Projeto e, especialmente, aos 20 bolsistas e 7 professores que participam do Projeto atualmente.

         

    Teste comparativo que foi aplicado no sábado, dia 12/03/16.

     

    Saiba mais sobre o Projeto GAMA

    O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de Cursos Preparatórios para o Cálculo, aulas de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Como consequência destas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática de diversos cursos de graduação. O projeto conta atualmente com 20 bolsistas de vários cursos da UFPel.

    O grupo permanente, formado pelos professores Alexandre Molter, Carlos Campani, Cícero Nachtigall, Luciana Chimendes Cabrera, Maurício Braga de Paula, Maurício Zahn e Rejane Pergher, todos do Departamento de Matemática e Estatística, é responsável por coordenar as diversas ações do projeto. Além do grupo permanente, o projeto conta com diversos professores colaboradores, que são incluídos semestralmente e que participam recebendo um bolsista na sua turma.

    Os professores da UFPel que desejarem participar do Projeto, recebendo um bolsista em sua turma e participando como colaboradores na orientação do mesmo, devem entrar em contato com o Departamento de Matemática e Estatística ou pessoalmente com os professores do grupo permanente. As disciplinas atendidas pelo projeto no ano de 2015 foram Pré-Cálculo, Cálculo 1, Cálculo 1A, Cálculo I, Cálculo 2, Cálculo II, Cálculo 3, Cálculo III, EDO e ALGA.

    Maiores informações em https://wp.ufpel.edu.br/projetogama

     

  • IV Colóquio de Matemática da Região Sul

    O IV Colóquio de Matemática da Região Sul será realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no período de 02 a 06 de maio de 2016.

    Os colóquios de Matemática da Região sul ocorrem no primeiro quadrimestre dos anos pares em sistema de rodízio entre os três estados da região sul (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina). O primeiro ocorreu em 2010 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática, que o realiza nas cinco grandes regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), objetivando disseminar a Matemática em todo o Brasil, em todas as suas vertentes: pesquisa, ensino, aplicações, divulgação.

    Os Colóquios das Regiões têm um público alvo muito amplo, incluindo os estudantes, em todos os níveis, e os professores e pesquisadores de Matemática e de áreas afins, em todo o território nacional, com forte ênfase para a respectiva região.

    O colóquio atual conta com a participação de três professores do Departamento de Matemática e Estatística da UFPEL como membros da equipe de apoio: Andrea Morgado, Giovanni Nunes e Lisandra Sauer.

    Maiores informações estão no site: http://www.sbm.org.br/coloquio-sul-4/