O Instituto de Física e Matemática divulga o resultado da seleção de bolsista para o Programa de Bolsas de Iniciação ao Trabalho, ocorrida no dia 25/05/2017.
O Instituto de Física e Matemática está selecionando um (01) estudante de graduação para o preenchimento de vaga pelo Programa de Bolsas Acadêmicas de Iniciação ao Trabalho, para atuar junto aos departamentos de Física e Matemática (Campus Capão do Leão), no período de junho a dezembro de 2017, com remuneração mensal de R$400,00 (quatrocentos reais).
Para realizar a inscrição o aluno deverá:
– estar regularmente matriculado e frequentando curso de graduação da UFPel;
– não ter outra modalidade de bolsa, exceto aquelas vinculadas à PRAE;
– ter desempenho acadêmico compatível com a função que se propõe a exercer e com tarefas relacionadas às bolsas de graduação;
– ter disponibilidade de 20 horas semanais para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa.
O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Graduação (PRG) divulga a relação de acadêmicos selecionados para o módulo I das atividades de reforço em Cálculo.
O coordenador do projeto, professor Cícero Nachtigall, ressalta que esta ação do GAMA visa revisar e reforçar o aprendizado no conteúdo de funções reais de uma variável real (Definição de função; domínio e imagem; lei de formação; valor numérico; função composta; função inversa; construção de gráficos; função do primeiro grau; funções definidas por várias sentenças e função modular; função do segundo grau; função exponencial; função logarítmica e funções trigonométricas).
O coordenador do GAMA informa que nesta edição foram registrados mais de 360 acadêmicos inscritos e oferecidas 105 vagas (90 previstas mais 15 adicionadas posteriormente devido a grande demanda). Segundo ele, neste momento o GAMA conta apenas com monitores voluntários e a perspectiva é que em breve o Projeto possa disponibilizar novas turmas.
Ao longo do semestre letivo de 2017/1, o projeto GAMA deverá ofertar mais três módulos (limites, derivadas e integrais), cada um com duração de três semanas.
O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de cursos preparatórios para o cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 20 bolsistas de vários cursos da UFPel.
O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRG – Pró-reitoria de Graduação, vem por meio deste divulgar para a comunidade acadêmica da UFPel os dados do Curso Preparatório para o Cálculo – Edição 2017/1. .
O CPC busca resgatar conceitos de Matemática Básica e é geralmente oferecido nos recessos acadêmicos da Universidade. A carga horária total desta atividade é de 24 horas e o público prioritário são alunos ingressantes que possuem Matemática em sua grade curricular.
O Curso conta com material didático próprio, todas as aulas são ministradas por bolsistas, orientadas e acompanhadas presencialmente por professores colaboradores do Projeto GAMA.
Os principais conteúdos abordados são: Conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, potenciação, radiciação, fatoração e produtos notáveis, operações com frações algébricas, simplificação de frações algébricas, inequações do primeiro e do segundo grau.
Na edição de 2017/1, realizada de 10/04/17 a 19/04/17 (período de recesso acadêmico da UFPel) foram oferecidas duas turmas de 60 vagas cada, uma no turno da manhã e uma no turno da noite. No total, 114 acadêmicos realizaram a inscrição, sendo 60 ingressantes em 2017/1. Do total de inscritos, 78 compareceram às aulas, sendo 47 ingressantes em 2017/1.
Com o objetivo de fazer uma análise qualitativa do curso, foram aplicados dois testes para os alunos: teste de sondagem (10/04/17 – primeiro dia do Curso) e teste de comparação (19/04/17 – último dia do curso). Os dois testes versaram sobre os conteúdos trabalhados durante o CPC e apresentaram o mesmo grau de dificuldade.
Os gráficos abaixo representam os percentuais de rendimento nos testes, onde o resultado é considerado bom se o aluno obteve mais de 70% de acertos no teste, rendimento razoável entre 40% e 70% e rendimento abaixo do esperado se o percentual de acertos no teste for inferior a 40%.
Levantamento considerando todos os acadêmicos participantes:
Levantamento considerando somente os ingressantes em 2017/1: