Projeto GAMA encerra a edição 2016/1 do Curso Preparatório para o Cálculo

No sábado (12/03/16) foi concluído o Curso Preparatório para o Cálculo – Edição 2016/1, oferecido pelo Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática.

O curso ocorreu de 07/03/16 a 12/03/16 e tem por objetivo reforçar conteúdos de matemática de nível básico para alunos que possuem matemática em sua grade curricular.

O coordenador do Projeto, professor Cícero Nachtigall, salienta que os conteúdos trabalhados no Curso (conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, radiciação, simplificação de frações algébricas e inequações do primeiro e segundo grau), por serem conteúdos de matemática básica, não constam nas ementas da maioria das disciplinas de matemática no ensino superior. Neste sentido, ele ressalta a importância de revisar tais conceitos que são de extrema importância para a aprendizagem dos conceitos matemáticos de disciplinas como Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica, entre outras.

O Curso foi oferecido em duas turmas com 60 vagas cada (matutino/vespertino) e contou com a participação de alunos de 7 unidades acadêmicas da UFPel (CDTec, CENG, IFM, FAEM, CCQFA, ICH e CIM).

O coordenador do Projeto agradece ao Instituto de Física e Matemática e à Pró-Reitoria de Graduação pelo apoio às ações do Projeto e, especialmente, aos 20 bolsistas e 7 professores que participam do Projeto atualmente.

Teste comparativo que foi aplicado no sábado, dia 12/03/16.

Saiba mais sobre o Projeto GAMA

O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de Cursos Preparatórios para o Cálculo, aulas de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Como consequência destas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática de diversos cursos de graduação. O projeto conta atualmente com 20 bolsistas de vários cursos da UFPel.

O grupo permanente, formado pelos professores Alexandre Molter, Carlos Campani, Cícero Nachtigall, Luciana Chimendes Cabrera, Maurício Braga de Paula, Maurício Zahn e Rejane Pergher, todos do Departamento de Matemática e Estatística, é responsável por coordenar as diversas ações do projeto. Além do grupo permanente, o projeto conta com diversos professores colaboradores, que são incluídos semestralmente e que participam recebendo um bolsista na sua turma.

Os professores da UFPel que desejarem participar do Projeto, recebendo um bolsista em sua turma e participando como colaboradores na orientação do mesmo, devem entrar em contato com o Departamento de Matemática e Estatística ou pessoalmente com os professores do grupo permanente. As disciplinas atendidas pelo projeto no ano de 2015 foram Pré-Cálculo, Cálculo 1, Cálculo 1A, Cálculo I, Cálculo 2, Cálculo II, Cálculo 3, Cálculo III, EDO e ALGA.

Maiores informações em https://wp.ufpel.edu.br/projetogama

Publicado em 12/03/2016, na categoria Sem categoria.