Capítulos de livros

2023
MIRANDA, Ana Ruth Moresco; COSTA, Teresa. As consoantes em final de sílaba nos dados da aquisição da escrita: uma análise comparativa entre o português do Brasil e o português europeu. In: Da Hora, Dermeval; Matzenauer, Carmen. Fonologia do Português e Interfaces: Fenômenos da Aquisição e da Variação. 1ed. New York: Routledge, 2023.

2018
MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Aquisição da linguagem: escrita e fonologia. In: Cristiane Lazzarotto-Volcão; Maria João Freitas (Orgs.). Estudos em Fonética e Fonologia: coletânea em homenagem a Carmen Matzenauer. 1ed. Curitiba: CVR, 2018, v. 1, p. 272-302.

2017
MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Teoria dos Traços. In: Dermeval da Hora e Carmen Lúcia Matzenauer (Orgs.). Fonologia, fonologias: uma introdução. 1ed. São Paulo: Contexto, 2017, v. 1, p. 47-62.

MIRANDA, Ana Ruth Moresco; VELOSO, J. M. P. S. E. A. Consciência linguística: aspetos fonológicos. In: Maria João Freitas, Ana Lúcia Santos (Eds.). Aquisição de língua materna e não materna: questões gerais e dados do português. Berlin: Language Science Press, 439-458, 2017.

2014
MIRANDA, Ana Ruth Moresco.Consoantes (verbete). In: Isabel Cristina Alves da Silva Frade; Maria da Graça Costa Val; Maria das Graças de Castro Bregunci. (Org.). Glossário do CEALE: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2014, v. 1, p. 12.

MIRANDA, Ana Ruth Moresco.Fala (verbete). In: Isabel Cristina Alves da Silva Frade; Maria da Graça Costa Val; Maria das Graças de Castro Bregunci. (Org.). Glossário do CEALE: Termos de Alfabetização, leitura e Eacrita para Educadores. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2014, v. 1, p. 3-4.

MIRANDA, Ana Ruth Moresco.Fonologia (verbete). In: Isabel Cristina Alves da Silva Frade; Maria da Graça Costa Val; Maria das Graças de Castro Bregunci. (Org.). Glossário do CEALE: Termos de Alfabetização, leitura e Eacrita para Educadores. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2014, v. 1, p. 5-6.

MIRANDA, Ana Ruth Moresco.Fonética (verbete). In: Isabel Cristina Alves da Silva Frade; Maria da Graça Costa Val; Maria das Graças de Castro Bregunci. (Org.). Glossário do CEALE: Termos de Alfabetização, leitura e Eacrita para Educadores. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2014, v. 1, p. 7-8.

MIRANDA, Ana Ruth MorescoVogais (verbete). In: Isabel Cristina Alves da Silva Frade; Maria da Graça Costa Val; Maria das Graças de Castro Bregunci. (Org.). Glossário do CEALE: Termos de Alfabetização, leitura e Eacrita para Educadores. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2014, v. 1, p. 9-10.

2013
MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Informação Fonológica na Aquisição da Escrita. In: RÉ, A. del; KOMESU, F.; TENANI, L.; VIEIRA, A. J. (Org.). Estudos linguísticos contemporâneos: diferentes olhares. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013, p. 11-35.

MATZENAUER, Carmen Lúcia Barreto ; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Variação na aquisição da fonologia. In: BISOL, Leda; COLLISCHONN, Gisela. (Org.). Fonologia: teorias e perspectivas. 1ed. Porto Alegre: , 2013, v. 1, p. 1-17.

2012
MIRANDA, Ana Ruth MorescoOrtografia: reflexões sobre a aquisição e o ensino. In: Wilson Leffa; Aracy Ernst. (Org.). Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa. Pelotas: EDUCAT, 2012, v. 1, p. 1-20

2011
MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Aspectos da escrita espontânea e da sua relação com o conhecimento fonológico. In: Regina Ritter Lamprecht. (Org.). Aquisição da linguagem: estudos recentes no Brasil. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011, v. 1, p. 263-276.

2010
MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Um estudo sobre o erro ortográfico. In: Otília Lizete Heining, Cátia de Azevedo Fronza. (Org.). Diálogos entre linguística e educação. 1ed.Blumenau: EDIFURB, 2010, v. 1, p. 141-162.

2009
MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A grafia de estruturas silábicas complexas na escrita de crianças das séries iniciais. In: Sheila Zambello de Pinho. (Org.). Formação de Educadores: o papel do educador e sua formação. 1ed.São Paulo: Editora UNESP, 2009, v. 1, p. 409-426.

2008
MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Aprendizagem e Ensino da Ortografia nas séries iniciais. In: Traversini, Clarice; Eggert, Edla; Peres, Eliane; Bonin, Iara. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 2, p. 97-114.

2001
MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Acoustic Evidences about the Setting of the Coda Parameter in Brasilian Portuguese. In: Margareta Almgren; Andoni Barreña; María-José Ezeizabarrena; Itziar Idiazabal; Brian MacWhinney. (Org.). Research on Child Language Acquisition. 1ed.Somerville: Cascadilla Press, 2001, v. 1, p. 840-849.