.
Coordenadora:
Ana Ruth Moresco Miranda – Linha de pesquisa: Aquisição da escrita
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1993), mestrado e doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996 e 2000) e pós-doutorado em Linguística (Aquisição da Escrita) pela Universidade de Barcelona. É professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha: Cultura escrita, linguagens e aprendizagem), desenvolvendo pesquisas sobre a aquisição da escrita, principalmente sobre a ortografia e sua relação com a fonologia. Tem experiência nas áreas de Lingüística e de Educação, com ênfase em Psicolingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da fonologia, aquisição da escrita, aquisição da linguagem, fonologia e ensino de língua materna.
Currículo Lattes
Vice-coordenadora:
Marta Nörnberg – Linha de pesquisa: Formação docente e práticas de alfabetização
Doutorado em Educação (2008) e mestrado em Educação (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (1997). Atua no grupo de pesquisa Crianças, Infância e Culturas (CIC) e no Grupo de Estudos sobre Aquisição Língua Escrita (GEALE). Atualmente é Professora Pesquisadora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), vinculada ao Departamento de Ensino da Faculdade de Educação. Realiza atividades de Pesquisa e Ensino, com ênfase em Formação de professores, realizando estudos sobre os seguintes temas: prática pedagógica, anos iniciais e infância; educação infantil e infância; ética do Cuidado e instituições; planejamento e gestão de processos educativos.
Currículo Lattes