Equipe

COORDENADORA:

Ana Ruth Moresco Miranda – Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1993), mestrado e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996 e 2000) e pós-doutorado em Linguística (Aquisição da Escrita) pela Universidade de Barcelona. É professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha: Cultura escrita, linguagens e aprendizagem), desenvolvendo pesquisas sobre a aquisição da escrita, principalmente sobre a ortografia e sua relação com a fonologia. Tem experiência nas áreas de Lingüística e de Educação, com ênfase em Psicolingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da fonologia, aquisição da escrita, aquisição da linguagem, fonologia e ensino de língua materna.
Currículo Lattes

PESQUISADORES:

Ana Paula Nobre da Cunha
Professora Adjunta do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Letras – Licenciatura Plena – Habilitação Português/Francês pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Educação Artística – Licenciatura Plena – Habilitação em Música pela UFPel. Mestre em Ciências do Curso de Pós-Graduação em Educação (UFPel). Doutora em Ciências do Curso de Pós-Graduação em Educação (UFPel). Atua principalmente no seguinte tema: aquisição da escrita (segmentação das palavras no texto) e sua relação com a fonologia prosódica.
Currículo Lattes

Gilsenira de Alcino Rangel
Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, lotada na Faculdade de Educação. Tutora do Grupo PET/Educação (Programa de Educação Tutorial/MEC/SESU) desde 20/11/2009. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1995), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002).  Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, aquisição, necessidades especiais, inclusão e ensino.

Currículo Lattes

Giovana Ferreira Gonçalves
Professora Adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras. Giovana Ferreira-Gonçalves (referida como Giovana Bonilha até o final de 2007) é doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordena projetos de pesquisa na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística – Teoria da Otimidade – e Aquisição Fonológica.

Currículo Lattes

Marta Nörnberg
Doutorado em Educação (2008) e mestrado em Educação (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (1997). Atua no grupo de pesquisa Crianças, Infância e Culturas (CIC) e no Grupo de Estudos sobre Aquisição Língua Escrita (GEALE). Atualmente é Professora Pesquisadora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), vinculada ao Departamento de Ensino da Faculdade de Educação. Realiza atividades de Pesquisa e Ensino, com ênfase em Formação de professores, realizando estudos sobre os seguintes temas: prática pedagógica, anos iniciais e infância; educação infantil e infância; ética do Cuidado e instituições; planejamento e gestão de processos educativos.
Currículo Lattes

Mirian Rose Brum-de-Paula
Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa Emergência da Linguagem Oral – ELO. Possui Graduação em Letras Português-Francês (Universidade Federal de Santa Maria -1987), Maîtrise de Français Langue Etrangère (Université de Franche Comté -1989), Especialização em Formation de Formateurs (Centre d’Études Pédagogiques de Sèvres – 1991), Mestrado em Linguistique-Sémiotique-Communication (Université de Franche Comté – 1990) e Doutorado em Sciences du Langage Linguistique et Phonétique (Université de Paris X-Nanterre – 1998). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem (L1 e L2), atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da temporalidade morfológica, discurso e cognição.

Currículo Lattes

COLABORADORES:

Carmen Regina Gonçalves Ferreira
Professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Possui mestrado em Educação pela UFPel; possui licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000), com experiência no ensino da Língua Portuguesa e especialização em Ciências Sociais na Educação pela Universidade da Região da Campanha (2003). Possui experiência nas áreas de Línguística, atuando principalmente na área de Fonologia com ênfase nos processos fonológicos e na aquisição da língua escrita, especificamente no que se refere à segmentação não-convencional das palavras no texto de alunos de EJA.
Currículo Lattes

Claudia Regina Minossi Rombaldi
Professora efetiva do IFSUL – Campus Pelotas Visconde da Graça (CAVG) no cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico junto à área de Comunicação e Expressão. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português Francês pela Universidade Federal de Pelotas (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2011).  Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Francesa atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Aquisição da Escrita e Francês como Língua Estrangeira.

Currículo Lattes

ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO:

Mestrado:
Fernanda Saggiomo Candia
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Licenciatura em Letras (2011) e especialização em Leitura e Escrita (2013), ambas pela Universidade Federal do Pampa. Atualmente é professora da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz e cursa mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: bilinguismo; consciência fonológica; aquisição da escrita; produção de objetos de aprendizagem; ensino; língua inglesa.
Currículo Lattes

Francieli Collovini Tavares
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Possui formação em Letras-Português pela Universidade Federal de Pelotas (2015). Participou de projetos de pesquisa na área de Fonologia e Aquisição da Linguagem. Atualmente, também cursa especialização em Linguagens Verbos-Visuais no IFSul (Campus Pelotas).
Currículo Lattes

Lissa Pachalski
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui graduação em Pedagogia (2017) pela UFPel. Foi bolsista de Iniciação Científica (BIC/CAPES, 2014-2016; PIBIC/CNPq, 2016-2017) no GEALE. Atualmente, segue desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao GEALE, com ênfase nos seguintes temas: aquisição da escrita; aquisição da linguagem; fonologia e ortografia; grafia de sílabas complexas na escrita inicial; alfabetização e letramento. Também trabalha voluntariamente como pedagoga no Programa de Desenvolvimento Integral Vida Plena, onde coordena projetos ligados à alfabetização e ao letramento literário de crianças em contexto de vulnerabilidade social.
Currículo Lattes

Mariana Müller de Ávila
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Letras (Português – Francês) pela Universidade Federal de Pelotas (2016).
Currículo Lattes

Doutorado:
Carla Melissa Klock Scalzitti
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Cultura escrita, linguagens e aprendizagem. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Cuiabá (1997), especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012).  Professora da Prefeitura Municipal de Várzea Grande-MT/Secretaria de Educação e Cultura.
Currículo Lattes

Carlos Antonio Nhaca Zimba
Pesquisador do Centro de Estudos Africanos em Moçambique. Possui mestrado em Ensino do Português como L2 pela Universidade Eduardo Mondlane (2014). Doutorando na Universidade Eduardo Mondlane em Linguística Teórico-Descritiva, co-orientado pela profª. drª. Ana Ruth Miranda. Realizou estágio doutoral em modalidade sanduíche na Universidade Federal de Pelotas (2017), onde desenvolveu atividades de estudo e pesquisa junto ao GEALE. Tem experiência na área de Lingüística e ensino de língua materna e estrangeira.
Currículo Lattes

Luciana Patricia Schumacher Eidelwein
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Graduanda em Letras/Português pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Possui especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Graduada em Licenciatura Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atuou como tutora a distância da Universidade Federal de Santa Maria no período de 2013 a 2015. 
Currículo Lattes

Marceli Tessmer Blank
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professora substituta do curso de Letras da Universidade Federal de Pelotas. Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Graduada em Letras – Português e respectivas literaturas de língua portuguesa pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Currículo Lattes

ALUNOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

Diandra Donini Fernandes – PIBIC-CNPq/UFPel
Acadêmica do 6º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de Iniciação Científica. Desde julho de 2017 integra o Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE).
Currículo Lattes

Lais Ribeiro Soler – PVIP/UFPel
Acadêmica do 4º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Aluna do Programa Voluntário de Iniciação à Pesquisa. Desde agosto de 2018 integra o Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE).
Currículo Lattes