Colaboradores

Carmen Regina Gonçalves Ferreira
Professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Possui mestrado em Educação pela UFPel; possui licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000), com experiência no ensino da Língua Portuguesa e especialização em Ciências Sociais na Educação pela Universidade da Região da Campanha (2003). Possui experiência nas áreas de Línguística, atuando principalmente na área de Fonologia com ênfase nos processos fonológicos e na aquisição da língua escrita, especificamente no que se refere à segmentação não-convencional das palavras no texto de alunos de EJA.
Currículo Lattes

Claudia Regina Minossi Rombaldi
Professora efetiva do IFSUL – Campus Pelotas Visconde da Graça (CAVG) no cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico junto à área de Comunicação e Expressão. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português Francês pela Universidade Federal de Pelotas (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2011).  Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Francesa atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Aquisição da Escrita e Francês como Língua Estrangeira.

Currículo Lattes

Lissa Pachalski
Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha Aquisição, Variação e Ensino. Licenciada em Pedagogia pela UFPel. Foi Bolsista de Iniciação Científica (BIC/CAPES, 2014-2016; PIBIC/CNPq, 2016-2017) no Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE/CNPq/PPGE/UFPel). Atualmente, segue desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao GEALE, com ênfase nos seguintes temas: aquisição da escrita; aquisição da linguagem; fonologia e ortografia; grafia de sílabas complexas na escrita inicial; alfabetização e letramento. Também trabalha voluntariamente como pedagoga no Programa de Desenvolvimento Comunitário Vida Plena, onde coordena projetos ligados à alfabetização e ao letramento literário de crianças em contexto de vulnerabilidade social.
Currículo Lattes