Pesquisadores

Ana Paula Nobre da Cunha
Professora Adjunta do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Letras – Licenciatura Plena – Habilitação Português/Francês pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Educação Artística – Licenciatura Plena – Habilitação em Música pela UFPel. Mestre em Ciências do Curso de Pós-Graduação em Educação (UFPel). Doutora em Ciências do Curso de Pós-Graduação em Educação (UFPel). Atua principalmente no seguinte tema: aquisição da escrita (segmentação das palavras no texto) e sua relação com a fonologia prosódica.
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Gilsenira de Alcino Rangel
Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, lotada na Faculdade de Educação. Tutora do Grupo PET/Educação (Programa de Educação Tutorial/MEC/SESU) desde 20/11/2009. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1995), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002).  Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita, aquisição, necessidades especiais, inclusão e ensino.

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Giovana Ferreira Gonçalves
Professora Adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras. Giovana Ferreira-Gonçalves (referida como Giovana Bonilha até o final de 2007) é doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordena projetos de pesquisa na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística – Teoria da Otimidade – e Aquisição Fonológica.

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Marta Nörnberg
Doutorado em Educação (2008) e mestrado em Educação (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (1997). Atua no grupo de pesquisa Crianças, Infância e Culturas (CIC) e no Grupo de Estudos sobre Aquisição Língua Escrita (GEALE). Atualmente é Professora Pesquisadora da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), vinculada ao Departamento de Ensino da Faculdade de Educação. Realiza atividades de Pesquisa e Ensino, com ênfase em Formação de professores, realizando estudos sobre os seguintes temas: prática pedagógica, anos iniciais e infância; educação infantil e infância; ética do Cuidado e instituições; planejamento e gestão de processos educativos.
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Mirian Rose Brum-de-Paula
Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras. É líder do Grupo de Pesquisa Emergência da Linguagem Oral – ELO. Possui Graduação em Letras Português-Francês (Universidade Federal de Santa Maria -1987), Maîtrise de Français Langue Etrangère (Université de Franche Comté -1989), Especialização em Formation de Formateurs (Centre d’Études Pédagogiques de Sèvres – 1991), Mestrado em Linguistique-Sémiotique-Communication (Université de Franche Comté – 1990) e Doutorado em Sciences du Langage Linguistique et Phonétique (Université de Paris X-Nanterre – 1998). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem (L1 e L2), atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da temporalidade morfológica, discurso e cognição.

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