Pesquisadores

Ana Paula Nobre da Cunha
Professora Adjunta do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Letras – Licenciatura Plena – Habilitação Português/Francês pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Educação Artística – Licenciatura Plena – Habilitação em Música pela UFPel. Mestre em Ciências do Curso de Pós-Graduação em Educação (UFPel). Doutora em Ciências do Curso de Pós-Graduação em Educação (UFPel). Atua principalmente no seguinte tema: aquisição da escrita (segmentação das palavras no texto) e sua relação com a fonologia prosódica.
Currículo Lattes

Carlos Antonio Nhaca Zimba
Doutorado em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane (2021). Mestre em Ensino do Português como L2 pela Universidade Eduardo Mondlane (2014). Licenciado em Linguística pela Universidade Eduardo Mondlane. Possui um curso médio de Professor de Português pelo Instituto Médio Pedagógico de Maputo “Elija FIlipe Machava”. Atualmente é pesquisador do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane e membro integrante do GEALE. Trabalha no Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane no Departamento de Ciências da Linguagem como Investigador nas áreas de Literatura Moçambicana; Fonologia e Aquisição da Escrita. Exerce a atividade docente na Universidade Politécnica, lecionando as cadeiras de Metodologia de Investigação Cientifica; Comunicação Oral e Escrita; Métodos de Estudo e Semiótica. Possui experiência como professor nos subsistemas do Ensino primário, secundário e na formação de professores primários onde lecionou as disciplinas de Portuguesa, Metodologia de ensino do Português, Línguas Bantu de Moçambique, tendo também orientado estágios pedagógicos. Publicou, em co-autoria, Livros Didácticos de Português para alunos do sexto, oitavo e nono anos de escolarização em Moçambique.
Currículo Lattes

Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
Professora Visitante da FURG, Professora Titular pela Universidade Católica de Pelotas, é graduada em Letras, Licenciatura Plena, pela Universidade Católica de Pelotas, graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, Mestre e Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Também possui Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É bolsista de Produtividade em Pesquisa – nível 1A do CNPq e foi membro do Comitê de Letras e Linguística do CNPq (2009-2012; 2015- 2018). Foi Presidente do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul – CELSUL (2004-2006). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (1997-2013). É Membro do Conselho Editorial de revistas especializadas e Consultora de Fundações de Apoio à Pesquisa. É sócia da Abralin, da Alfal, da Anpoll e Membro honorário do GT “Fonética e Fonologia” da Anpoll. Atualmente é também Professora Voluntária do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição da Fonologia, Fonologia do Português, Fonologia Clínica e Teoria Fonológica.
Currículo Lattes