*constam apenas resumos expandidos publicados em anais de eventos de iniciação científica
2023
COELHO, G. G.; REINEHR, N. V.; RICHETTI, L. S.; MIRANDA, A. R. M. A grafia da nasalidade pós-vocálica em textos de escrita inicial. In.: XXXII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2023, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2023.
REINEHR, N. V.; COELHO, G. G.; RICHETTI, L. S.; PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. Uma análise sobre as motivações para as rasuras encontradas em textos de escrita inicial. In.: XXXII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2023, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2023.
RICHETTI, L. S.; REINEHR, N. V.; PACHALSKI, L.; COELHO, G. G.; MIRANDA, A. R. M. A grafia das soantes palatais em dados de escrita inicial: uma análise comparativa entre dados de escrita espontânea e controlada. In.: XXXII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2023, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2023.
CAMPOS, Y. E. M.; PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. A escrita de sílabas complexas em meio de palavra por crianças em fase de alfabetização. In.: XXXII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2023, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2023.
WITH, N. B.; ANDRADE, D. W.; COSTA, S. M. R.; NÖRNBERG, M. Leitura: uma análise dos trabalhos produzidos por bolsistas de iniciação científica do GEALE. In.: XXXII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2023, Pelotas. Ciências Humanas, 2023.
COSTA, S. M. R.; WITH, N. B.; NÖRNBERG, M. Explorando o BTP-GEALE: Um estudo sobre materiais e temáticas exploradas na formação de professores. In.: XXXII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2023, Pelotas. Ciências Humanas, 2023.
2022
REINEHR, N. V.; RICHETTI, L. S.; PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. A grafia da lateral /l/ pós-vocálica em textos de escrita inicial em Português Brasileiro e em Português Europeu: um estudo comparativo. In.: XXXI Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2022, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2022.
RICHETTI, L. S.; REINEHR, N. V.; PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. Grafias não convencionais dos dígrafos consonantais em dados de escrita inicial. In.: XXXI Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2022, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2022.
2021
REINEHR, N. V.; RICHETTI, L. S.; PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. A grafia do glide [w] de ditongos fonéticos, fonológicos e morfológicos em textos de escrita infantil. In.: XXX Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2021, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2021.
RICHETTI, L. S.; REINEHR, N. V.; PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. A grafia dos dígrafos consonantais em textos espontâneos: descrição e análise. In.: XXX Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2021, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2021.
2020
REINEHR, N. V.; RICHETTI, L. S.; PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. A grafia de formas realizadas pelo glide [w] em não-verbos: uma análise a partir de dados de crianças em alfabetização. In.: XXIX Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2020, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2020.
RICHETTI, L. S.; REINEHR, N. V.; PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. A natureza dos erros nas grafias de ‘r-forte’ e ‘r-fraco’ em posição inicial de sílaba: um estudo exploratório sobre a representação gráfica das róticas em textos dos anos iniciais. In.: XXIX Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2020, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2020.
RICHETTI, L. S.; REINEHR, N. V.; PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. A grafia do fonema /s/ nas posições silábicas inicial e final: um estudo exploratório. In: 19ª Mostra da Produção Universitária – MPU, FURG, 2020, Rio Grande. Educação, 2020.
2019
FERNANDES, D. D.; MIRANDA, A. R. M. As diferentes grafias do fonema /s/: um estudo sobre a escrita de alunos dos anos iniciais. In: XXVIII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2019, Pelotas. Ciências Humanas, 2019.
2018
MATOSO, A. D.; SILVA, S. S.; MIRANDA, A. R. M. Processos de segmentações não-convencionais durante o ciclo de alfabetização. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2018, Pelotas. Ciências Humanas, 2018.
FERNANDES, D. D.; MIRANDA, A. R. M. A escrita das sílabas complexas no ciclo de alfabetização. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2018, Pelotas. Ciências Humanas, 2018.
SILVA, S. S.; MATOSO, A. D.; MIRANDA, A. R. M. A hipossegmentação das palavras na escrita inicial de crianças. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2018, Pelotas. Ciências Humanas, 2018.
2017
FERNANDES, D. D.; FERREIRA, G. A. S.; MIRANDA, A. R. M. O nível de conceituação da escrita no ciclo de alfabetização e o PNAIC. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2017, Pelotas. Ciências Humanas, 2017.
MATOSO, A. D.; SILVA, S. S.; MIRANDA, A. R. M. O alçamento das vogais átonas finais: uma análise nas escritas iniciais de crianças em processo de alfabetização. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2017, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2017.
PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. Da grafia do onset complexo à grafia da metátese na aquisição da escrita: um trajeto investigativo na iniciação científica. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2017, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2017.
SILVA, S. S.; MATOSO, A. D.; MIRANDA, A. R. M. Erros ortográficos relacionados ao alçamento das vogais médias nos clíticos do português brasileiro. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2017, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2017.
2016
PACHALSKI, L.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A metátese na aquisição da escrita: regularidades e possíveis motivações. In: XXV Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2016, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2016.
PEREIRA, V. B.; STEILMANN, A.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Relações múltiplas: um estudo sobre as grafias das fricativas coronais em dados de 1ª série do ensino fundamental. In: XXV Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2016, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2016.
STEILMANN, A.; PEREIRA, V. B.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Relações biunívocas: um estudo sobre sonorização e dessonorização nas escritas iniciais. In: XXV Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2016, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2016.
2015
PACHALSKI, L.; RODRIGUES, J. C.; VIEIRA, I. F.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Simetrias e assimetrias entre aquisição da fala e da escrita: o uso de metátese como estratégia para a grafia do onset complexo. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2015, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2015.
RODRIGUES, J. C.; VIEIRA, I. F.; PACHALSKI, L.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. O uso convencional e não-convencional da vírgula em dados de escrita inicial. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2015, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2015.
VIEIRA, I. F.; RODRIGUES, J. C.; PACHALSKI, L.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A grafia do fonema /s/ em dados de escrita inicial. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2015, Pelotas. Ciências Humanas, 2015.
2014
PACHALSKI, L.; RODRIGUES, J. C.; VIEIRA, I. F.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A produção de encontros consonantais tautossilábicos em dados de escrita inicial. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2014, Pelotas. Letras e Artes, 2014.
RODRIGUES, J. C.; PACHALSKI, L.; VIEIRA, I. F. ; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. O uso da vírgula por crianças em fase de aquisição da escrita. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2014, Pelotas. Letras e Artes, 2014.
VIEIRA, I. F.; RODRIGUES, J. C.; PACHALSKI, L.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco.Um estudo sobre os erros na grafia das vogais átonas finais do português brasileiro e europeu. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2014, Pelotas. Letras e Artes, 2014.
2013
BRANDT, A. A.; REINKE, N. D. Z..; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Trocas (orto)gráficas entre consoantes de diferentes classes: um problema de traçado ou um problema fonológico?. In: XXII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2013, Pelotas. Letras e Artes, 2013.
MATTOS, M. M.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A grafia do glide [w] em formas verbais flexionadas do português brasileiro e do português europeu: um olhar sobre dados “inusitados”. In: XXII Congresso de Iniciação Científica UFPel, 2013, Pelotas. Letras e Artes, 2013.
REINKE, N. D. Z.; BRANDT, A. A.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Erros nas grafias das obstruintes em dados de escrita inicial. In: XXII Congresso de Iniciação Científica, 2013, Pelotas. Letras e Artes, 2013.
2012
MATTOS, M. M.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A grafia do glide [w] em formas verbais flexionadas do português brasileiro e do português europeu. In: XXI Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2012.
REINKE, N. D. Z.; BRANDT, A. A.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A aquisição da grafia das vogais átonas: um comparativo entre o português brasileiro e o europeu. In: XXI Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2012.
RODRIGUES, C. R.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Trocas das obstruintes surdas/sonoras nos textos de crianças das séries iniciais. In: XXI Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2012.
2011
CANTARELLI, G. B.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Episódios de refacções na grafia das consoantes nasais: pistas sobre a atualização do conhecimento fonológico infantil. In: XX Congresso de Iniciação Científica, Ciências Humanas, Pelotas, 2011.
GRASSI, L. H.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco.Os erros ortográficos e os estudos do GEALE – Grupo de Estudos sobre a Aquisição da Linguagem Escrita. In: XX Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2011.
MATTOS, M. M.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. O efeito da conjugação do verbo na grafia incorreta do glide [w] em formas verbais flexionadas. In: XX Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2011.
REINKE, N. D. Z.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Traço distintivo do nó laríngeo e a escrita inicial: estudo de um caso. In: XX Congresso de Iniciação Científica, Ciências Humanas, Pelotas, 2011.
RODRIGUES, C. R.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A grafia das consoantes biunívocas que se diferenciam pelo traço distintivo [sonoro] em textos de alunos de séries/anos iniciais. In: XX Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2011.
2010
GRASSI, L. H.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Escrita inicial: dados relativos às grafias de palavras que contêm hiatos. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2010.
TEIXEIRA, S. M.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco.O que os estudos de 2008 a 2010 revelam acerca da grafia das soantes palatais?.In: XIX Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2010.
2009
DEVANTIER, N. O.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. As rasuras nas escritas infantis: a perspectiva fonológica para interpretação de dados de aquisição da escrita. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2009.
GRASSI, L. H.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Que estratégias utilizam crianças das séries iniciais para a evitação do hiato?. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2009.
TEIXEIRA, S. M.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Os erros ortográficos e as soantes palatais. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2009.
2008
DEVANTIER, N. O.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Um estudo sobre a segmentação da escrita de alunos de EJA com influência dos critérios semânticos e prosódicos. In: XVII Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2008.
GRASSI,L. H.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Dados da escrita inicial: alçamento e harmonia vocálica. In: XVII Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2008.
LIMA, C. M.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A morfologia do verbo e aquisição da ortografia. In: XVII Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2008.
TEIXEIRA, S. M.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. As soantes palatais na aquisição da escrita. In: XVII Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2008.
2007
ARAÚJO, P. R. M.; GARCIA, M. A. C.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A sílaba complexa nos dados de escrita infantil e a aquisição da fonologia. In: XVI Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2007.
GARCIA, M. A. C.; ARAÚJO, P. R. M.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Aquisição ortográfica do fonema /s/. In: XVI Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2007.
LIMA, C. M.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco.A morfologia do verbo e os dados de escrita inicial.In: XVI Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2007.
2006
ARAÚJO, P. R. M.; GARCIA, M. A. C.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A grafia da sílaba com coda fricativa nos dados de escrita espontânea. In: XV Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2006.
GARCIA, M. A. C.; ARAÚJO, P. R. M.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Um estudo sobre a aquisição ortográfica do fonema /s/. In: XV Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2006.
2005
ARAÚJO, P. R. M.; GARCIA, M. A. C.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A grafia do ‘r-forte’ nos dados de aquisição da escrita. In: XIV Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2005.
MEDINA, S. Z.; SILVA, M. R.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Os processos fonológicos de sonorização e dessonorização e os dados de aquisição da escrita. In: XIV Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2005.
SILVA, M. R.; MEDINA, S. Z.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Aquisição da escrita: um estudo sobre a grafia das vogais átonas finais. In: XIV Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2005.
2004
MEDINA, S. Z.; SILVA, M. R.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. As grafias possíveis para a palavra ‘grande’: uma discussão sobre as relações entre fonologia e ortografia. In: XIII Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2004.
SILVA, M. R.; MEDINA, S. Z.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. ‘Mosso’ ou ‘moço’; ‘nace’, ‘nasse’ ou ‘nasce’: as dificuldades encontradas pelas crianças e as estratégias utilizadas para a grafia do fonema /s/. In: XIII Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2004.
2003
MEDINA, S. Z.; SILVA, M. R.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. O que revela a escrita infantil a respeito da representação da nasalidade do português?. In: XII Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2003.
SILVA, M. R.; MEDINA, S. Z.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. O arbitrário e o contextual na aquisição da ortografia. In: XII Congresso de Iniciação Científica, Letras e Artes, Pelotas, 2003.