BTP


O Banco de Textos de Professoras (BTP) origina-se do Banco de Dados do Projeto Obeduc-Pacto/UFPel, o qual está vinculado ao Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE). O banco reúne produções elaboradas pelas professoras participantes do programa PNAIC-UFPel, como textos, planejamentos, relatórios, entre outros materiais.

O primeiro estrato de textos do BTP é composto de 3405 produções escritas elaboradas por professoras participantes do programa de formação continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Nas formações do PNAIC de 2013, foram realizadas coletas sistemáticas durante os encontros ocorridos ao longo do ano, com sete questões no total. Uma das formas de coleta de dados utilizadas foi a aplicação de questões abertas que indagavam sobre temáticas trabalhadas em cada encontro de formação. As questões foram respondidas de forma escrita pelas OEs. No ano de 2014, foi realizada uma segunda coleta com foco em quatro questões que articulavam os temas de investigação. Ao longo destes do período de desenvolvimento do programa PNAIC, outras coletas de textos junto as professoras alfabetizadoras foram realizadas.

Na tabela 1, a seguir, é possível analisar as questões propostas para cada temática.

QUESTÕES 2013 SIGLA QUESTÕES 2014
O que você entender por alfabetização e letramento? ALFLET O que você entender por alfabetização e letramento?
escrita alfabética: por que ela é um sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam? SEA escrita alfabética: por que ela é um sistema notacional e não um código? Como as crianças dela se apropriam?
Como avalias as aprendizagens? Como verificar se os objetivos traçados foram alcançados? AVA Que aspectos e princípios devem ser considerados no processo de planejamento do ensino nos anos iniciais? E, no seu ponto de vista, como a avaliação está articulada ao processo de planejamento de ensino?
Que princípios devem ser considerados no processo de planejamento do ensino nos anos iniciais? O que devemos considerar para planejar o processo de alfabetização e ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa? PPALP
O que é ludicidade e de que forma é contemplada na organização do teu trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização? LUDOTP
Como a escola relaciona as questões próprias da cultura da infância com o ensino sistematizado, os conhecimentos científicos e culturais, próprios da cultura escolar? CICE
O que tu entendes por heterogeneidade na sala de aula de alfabetização, pensando no ensino e na aprendizagem? E como trabalhar a partir dela? HETOTP

Fonte: GEALE – Obeduc-Pacto/UFPel.

Os textos escritos passam por um processo de tratamento que envolve codificação, digitação, digitalização e arquivamento, possibilitando a organização do material em formato digital e físico.

Para organização do primeiro conjunto de textos, das OEs, foi utilizado um padrão de codificação de produção escrita. Ex: SEA2013PAT13-1

SEA: refere-se à sigla estabelecida para a temática da produção textual coletada.

2013: refer-se ao ano em que foi realizada a coleta.

PA: refere-se ao polo que agrupa um conjunto de municípios em que atuam as participantes da formação. Para cada polo, foi indicado uma sigla: PA = Porto Alegre; O = Osório; P = Pelotas.

T13 : refere-se ao número da Turma, no caso acima, T13 é igual a Turma 13.

-1 : refere-se ao número do texto coletado.

A seguir, faz-se o processo de digitação do texto em documento Word, mantendo-se a grafia e a estrutura textual empregada, sem qualquer tipo de correção. Após, os textos são digitalizados e salvos em formato JPEG ou PDF.

O primeiro conjunto de textos do BTP foi organizado considerando cada uma das temáticas das produções escritas. Criou-se uma pasta digital para cada temática, mantendo o agrupamento dos textos por turma de formação. Nessas pastas foram arquivados os textos digitados, salvos em documento Word, e digitalizados, em formato de arquivo JPEG ou PDF. Após o armazenamento na pasta digital, o material físico foi acondicionado em pastas catalográficas, que também estão separadas por temáticas e turmas. Na tabela 2, a seguir, o número de textos por temática e ano pode ser verificado.

TEMÁTICA Nº DE TEXTOS
2013 2014
SEA 319 286
ALFLET 290 346
PPALP 315
AVA 368
LUDOTP 406
CICE 392
HETOTP 443
PPALPeAVA 240
TOTAL 2533 872

Fonte: GEALE – Obeduc-Pacto/UFPel.

É importante destacar que qualquer forma de identificação das professoras e estudantes participantes das coletas é suprimida no processo de tratamento dos textos, de forma a preservar sua identidade bem como impedir qualquer forma de exposição, respeitando-se, assim, as normas éticas constitutivas da pesquisa científica. Ressalta-se, também, que as produções são coletadas mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelas professoras participantes.

NÖRNBERG, M. BTP: Banco de Textos de Professoras. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas. 2013. Disponível em: sistemavestigios.org