Pós-Graduação

2024

FERNANDES, M. S.; ANDRADE, D. W.; LUND, J. A. A formação continuada no contexto pós pandêmico: atividades, fontes e recursos didáticos. In: Anais do II Seminário AlfaRede. PUC-Campinas, 2024. 

ANDRADE, D. W. Estágio curricular em contexto de pandemia: percepções da primeira experiência docente. In: Anais do II Seminário AlfaRede. PUC-Campinas, 2024. 

LUND, J. A.; NÖRNBERG, M. Práticas docentes no retorno ao ensino presencial desafios individuais e coletivos. In: Anais do II Seminário AlfaRede. PUC-Campinas, 2024. 

2023
PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. As sequências [kw] e [gw] na escrita inicial: uma comparação com a grafia do onset complexo. In: XXV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2023, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2023.

ÁVILA, M. M.; MIRANDA, A. R. M. A influência da qualidade da vogal na representação gráfica da nasalidade vocálica em dados de estudantes do EJA. In: XXV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2023, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2023.

GOULART, D. D.; MIRANDA, A. R. M. A grafia dos onsets complexos por crianças brasileiras, moçambicanas e portuguesas. In: XXV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2023, Pelotas. Ciências Humanas, 2023.

SILVA, S. S.; MIRANDA, A. R. M. Conhecimento fonológico e ortográfico nas escritas hipersegmentadas de alunos dos anos iniciais. In: XXV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2023, Pelotas. Ciências Humanas, 2023.

LUND, J. A.; SILVA, S. G.; NÖRNBERG, M. Práticas docentes em tempo de pandemia covid-19. In: XXV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2023, Pelotas. Ciências Humanas, 2023.

ANDRADE, D. W.; NÖRNBERG, M. Conhecimento profissional de professoras alfabetizadoras: apresentação da proposta de pesquisa. In: XXV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2023, Pelotas. Ciências Humanas, 2023.

GOMES, D. S.; NÖRNBERG, M. Formação profissional e perfil docente da educação profissional técnica de nível médio: um estudo no IFSUL – campus Pelotas. In: XXV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2023, Pelotas. Ciências Humanas, 2023.

2022
GOULART, D.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Produção de onsets complexos em dados de escrita por alunos moçambicanos. In: XXIV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2022, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2022.

PACHALSKI, L.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Erros ortográficos na grafia das sequências [kw] e [gw] produzidos por crianças em fase de aquisição da escrita. In: XXIV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2022, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2022. 

ÁVILA, M. M.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Grafia da nasalidade vocálica por estudantes do EJA. In: XXIV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2022, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2022. 

GOULART, T. P. D.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Contribuição morfológica para a escrita ortográfica de alunos do Ensino Fundamental. In: XXIV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2022, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2022. 

EIDELWEIN, L. P. S.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Relações entre dados de leitura e escrita de palavras por crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: XXIV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2022, Pelotas. Ciências Humanas, 2022. 

SILVA, S. S.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Os erros híbridos na grafia das vogais tônicas. In: XXIV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2022, Pelotas. Ciências Humanas, 2022.

2021
SILVA, S. S.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Os erros considerados híbridos na grafia de crianças dos anos iniciais. In: XXIII Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2021, Pelotas. Ciências Humanas, 2021.

2020
GOULART, T. P. D.; SILVA, D. D.; MIRANDA, A. R. M. Transparência e opacidade do sistema ortográfico do português brasileiro: dígrafos na escrita inicial. In: XXII Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2020, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2020.

PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. Erros (orto)gráficos na escrita inicial de sílabas complexas: resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado. In: XXII Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2020, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2020.

2019
PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. Um estudo exploratório sobre a grafia de formas fonológicas realizadas pelo glide [w]. In: XXI Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2019, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2019.

EIDELWEIN, L. P. S.MIRANDA, A. R. M. Leitura de palavras, consciência fonológica e escrita espontânea: Dados de dois alunos do ensino fundamental. In: XXI Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2019, Pelotas. Ciências Humanas, 2019.

GOULART, T. P. D.; MIRANDA, A. R. M. Alfabetização e morfologia: algumas considerações sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita. In: XXI Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2019, Pelotas. Ciências Humanas, 2019.

2018
BLANK, M. T.
; MIRANDA, A. R. M. Desempenho perceptual-auditivo de crianças bilíngues (Pomerano/Português).In: XX Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2018, Pelotas.Linguística, Letras e Artes, 2018.

PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. A grafia de sílabas complexas na escrita inicial: um estudo comparativo entre dados de escrita espontânea e controlada. In: XX Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2018, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2018.

TAVARES, F. C.; MIRANDA, A. R. M. Os processos envolvidos na diacronia e na aquisição da escrita das soantes palatais. In: XX Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2018, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2018.

2017
ÁVILA, M. M.; MIRANDA, A. R. M. Estratégias para a grafia das nasais em posição de coda medial utilizadas por crianças em fase de aquisição da escrita. In: XIX Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2017, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2017.

BLANK, M. T.; MIRANDA, A. R. M. Percepção e conhecimento linguístico na aquisição da escrita de alunos bilíngues (Pomerano/Português). In: XIX Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2017, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2017.

EIDELWEIN, L. M. T.; MIRANDA, A. R. M. O desempenho em testes de leitura e escrita por criaças dos anos iniciais. In: XIX Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2017, Pelotas. Ciências Humanas, 2017.

2016
SANTOS, C. S.; MIRANDA, A. R. M. Um estudo sobre os erros ortográficos de alunos do ensino médio do IFSul – Câmpus Pelotas Visconde da Graça – (CaVG), à luz do Modelo de Redescrição Representacional (MRR) de Karmiloff-Smith(1986,1994)In: XVIII Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2016, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2016.

SCALZITTI, C. M. K.; MIRANDA, A. R. M. Sensibilização Fonológica na Educação Infantil: Efeitos sobre a qualidade das escritas iniciais. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2016, Pelotas. Ciências Humanas, 2016.

NEY, L. A. G.; MIRANDA, A. R. M. Nem sempre todas as proparoxítonas são acentuadas: Um estudo sobre a grafia do acento nos dados de aquisição da escrita. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2016, Pelotas. Ciências Humanas, 2016.

2015
PACHALSKI, L.; RODRIGUES, J. C. ; VIEIRA, I. F. ; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Os erros (orto)gráficos em textos de crianças do Ciclo de Alfabetização. In: II Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2015, Recife. Anais do II Congresso Brasileiro de Alfabetização: políticas públicas de alfabetização. Recife: Editora da UFPe, 2015. p. 1-15. 

2009

DEVANTIER, N. O.GRASSI, L. H.TEIXEIRA, S. M. A importância do conhecimento sobre a língua para a prática pedagógica de professores das séries iniciais. In: VI Congresso Internacional de Educação-Educação e Tecnologias: Sujeitos (des)conectados?, 2009, São Leopoldo. Anais do VI Congresso Internacional de Educação-Educação e Tecnologias: Sujeitos (des)conectados?. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1.

 

TEIXEIRA, S. M.DEVANTIER, N. O. A aquisição gráfica das soantes palatais: um estudo acerca da relação fonologia-ortografia. In: VI Congresso Internacional da Abralin, 2009, João Pessoa. Anais do VI Congresso Internacional da Abralin. João Pessoa: Ideia, 2009.

 

2008

GRASSI, L. H.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A aquisição gráfica das soantes palatais: um estudo acerca da relação fonologia – ortografia. In: VIII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. Anais do 8º ENCONTRO DO CELSUL. Porto Alegre: EDUCAT, 2008. v. 1.

 

TEIXEIRA, S. M.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Descrição e análise dos erros ortográficos referentes à grafia das soantes palatais e discussão sobre seu status fonológico. In: VIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. Anais do 8º ENCONTRO DO CELSUL. Porto Alegre: EDUCAT, 2008.