2024
FERNANDES, M. S.; ANDRADE, D. W.; LUND, J. A. A formação continuada no contexto pós pandêmico: atividades, fontes e recursos didáticos. In: Anais do II Seminário AlfaRede. PUC-Campinas, 2024.
ANDRADE, D. W. Estágio curricular em contexto de pandemia: percepções da primeira experiência docente. In: Anais do II Seminário AlfaRede. PUC-Campinas, 2024.
LUND, J. A.; NÖRNBERG, M. Práticas docentes no retorno ao ensino presencial desafios individuais e coletivos. In: Anais do II Seminário AlfaRede. PUC-Campinas, 2024.
2023
PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. As sequências [kw] e [gw] na escrita inicial: uma comparação com a grafia do onset complexo. In: XXV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2023, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2023.
ÁVILA, M. M.; MIRANDA, A. R. M. A influência da qualidade da vogal na representação gráfica da nasalidade vocálica em dados de estudantes do EJA. In: XXV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2023, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2023.
GOULART, D. D.; MIRANDA, A. R. M. A grafia dos onsets complexos por crianças brasileiras, moçambicanas e portuguesas. In: XXV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2023, Pelotas. Ciências Humanas, 2023.
SILVA, S. S.; MIRANDA, A. R. M. Conhecimento fonológico e ortográfico nas escritas hipersegmentadas de alunos dos anos iniciais. In: XXV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2023, Pelotas. Ciências Humanas, 2023.
LUND, J. A.; SILVA, S. G.; NÖRNBERG, M. Práticas docentes em tempo de pandemia covid-19. In: XXV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2023, Pelotas. Ciências Humanas, 2023.
ANDRADE, D. W.; NÖRNBERG, M. Conhecimento profissional de professoras alfabetizadoras: apresentação da proposta de pesquisa. In: XXV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2023, Pelotas. Ciências Humanas, 2023.
GOMES, D. S.; NÖRNBERG, M. Formação profissional e perfil docente da educação profissional técnica de nível médio: um estudo no IFSUL – campus Pelotas. In: XXV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2023, Pelotas. Ciências Humanas, 2023.
2022
GOULART, D.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Produção de onsets complexos em dados de escrita por alunos moçambicanos. In: XXIV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2022, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2022.
PACHALSKI, L.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Erros ortográficos na grafia das sequências [kw] e [gw] produzidos por crianças em fase de aquisição da escrita. In: XXIV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2022, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2022.
ÁVILA, M. M.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Grafia da nasalidade vocálica por estudantes do EJA. In: XXIV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2022, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2022.
GOULART, T. P. D.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Contribuição morfológica para a escrita ortográfica de alunos do Ensino Fundamental. In: XXIV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2022, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2022.
EIDELWEIN, L. P. S.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Relações entre dados de leitura e escrita de palavras por crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: XXIV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2022, Pelotas. Ciências Humanas, 2022.
SILVA, S. S.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Os erros híbridos na grafia das vogais tônicas. In: XXIV Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2022, Pelotas. Ciências Humanas, 2022.
2021
SILVA, S. S.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Os erros considerados híbridos na grafia de crianças dos anos iniciais. In: XXIII Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2021, Pelotas. Ciências Humanas, 2021.
2020
GOULART, T. P. D.; SILVA, D. D.; MIRANDA, A. R. M. Transparência e opacidade do sistema ortográfico do português brasileiro: dígrafos na escrita inicial. In: XXII Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2020, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2020.
PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. Erros (orto)gráficos na escrita inicial de sílabas complexas: resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado. In: XXII Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2020, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2020.
2019
PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. Um estudo exploratório sobre a grafia de formas fonológicas realizadas pelo glide [w]. In: XXI Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2019, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2019.
EIDELWEIN, L. P. S.; MIRANDA, A. R. M. Leitura de palavras, consciência fonológica e escrita espontânea: Dados de dois alunos do ensino fundamental. In: XXI Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2019, Pelotas. Ciências Humanas, 2019.
GOULART, T. P. D.; MIRANDA, A. R. M. Alfabetização e morfologia: algumas considerações sobre o processo de aquisição da leitura e da escrita. In: XXI Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2019, Pelotas. Ciências Humanas, 2019.
2018
BLANK, M. T.; MIRANDA, A. R. M. Desempenho perceptual-auditivo de crianças bilíngues (Pomerano/Português).In: XX Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2018, Pelotas.Linguística, Letras e Artes, 2018.
PACHALSKI, L.; MIRANDA, A. R. M. A grafia de sílabas complexas na escrita inicial: um estudo comparativo entre dados de escrita espontânea e controlada. In: XX Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2018, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2018.
TAVARES, F. C.; MIRANDA, A. R. M. Os processos envolvidos na diacronia e na aquisição da escrita das soantes palatais. In: XX Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2018, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2018.
2017
ÁVILA, M. M.; MIRANDA, A. R. M. Estratégias para a grafia das nasais em posição de coda medial utilizadas por crianças em fase de aquisição da escrita. In: XIX Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2017, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2017.
BLANK, M. T.; MIRANDA, A. R. M. Percepção e conhecimento linguístico na aquisição da escrita de alunos bilíngues (Pomerano/Português). In: XIX Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2017, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2017.
EIDELWEIN, L. M. T.; MIRANDA, A. R. M. O desempenho em testes de leitura e escrita por criaças dos anos iniciais. In: XIX Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2017, Pelotas. Ciências Humanas, 2017.
2016
SANTOS, C. S.; MIRANDA, A. R. M. Um estudo sobre os erros ortográficos de alunos do ensino médio do IFSul – Câmpus Pelotas Visconde da Graça – (CaVG), à luz do Modelo de Redescrição Representacional (MRR) de Karmiloff-Smith(1986,1994). In: XVIII Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2016, Pelotas. Linguística, Letras e Artes, 2016.
SCALZITTI, C. M. K.; MIRANDA, A. R. M. Sensibilização Fonológica na Educação Infantil: Efeitos sobre a qualidade das escritas iniciais. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2016, Pelotas. Ciências Humanas, 2016.
NEY, L. A. G.; MIRANDA, A. R. M. Nem sempre todas as proparoxítonas são acentuadas: Um estudo sobre a grafia do acento nos dados de aquisição da escrita. In: XVIII Encontro de Pós-Graduação UFPel, 2016, Pelotas. Ciências Humanas, 2016.
2015
PACHALSKI, L.; RODRIGUES, J. C. ; VIEIRA, I. F. ; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Os erros (orto)gráficos em textos de crianças do Ciclo de Alfabetização. In: II Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2015, Recife. Anais do II Congresso Brasileiro de Alfabetização: políticas públicas de alfabetização. Recife: Editora da UFPe, 2015. p. 1-15.
2009
DEVANTIER, N. O.; GRASSI, L. H.; TEIXEIRA, S. M. A importância do conhecimento sobre a língua para a prática pedagógica de professores das séries iniciais. In: VI Congresso Internacional de Educação-Educação e Tecnologias: Sujeitos (des)conectados?, 2009, São Leopoldo. Anais do VI Congresso Internacional de Educação-Educação e Tecnologias: Sujeitos (des)conectados?. São Leopoldo: Casa Leiria, 2009. v. 1.
TEIXEIRA, S. M.; DEVANTIER, N. O. A aquisição gráfica das soantes palatais: um estudo acerca da relação fonologia-ortografia. In: VI Congresso Internacional da Abralin, 2009, João Pessoa. Anais do VI Congresso Internacional da Abralin. João Pessoa: Ideia, 2009.
2008
GRASSI, L. H.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. A aquisição gráfica das soantes palatais: um estudo acerca da relação fonologia – ortografia. In: VIII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. Anais do 8º ENCONTRO DO CELSUL. Porto Alegre: EDUCAT, 2008. v. 1.
TEIXEIRA, S. M.; MIRANDA, Ana Ruth Moresco. Descrição e análise dos erros ortográficos referentes à grafia das soantes palatais e discussão sobre seu status fonológico. In: VIII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2008, Porto Alegre. Anais do 8º ENCONTRO DO CELSUL. Porto Alegre: EDUCAT, 2008.