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O Programa

Introdução

A Educação Física é considerada tanto uma área de conhecimento quanto uma área de intervenção profissional. No âmbito escolar, a Educação Física é uma disciplina que tem como objetivo a formação do (a) aluno (a) através dos conteúdos da cultura corporal: esportes, jogos, danças, ginástica e lutas. Para tanto, utiliza-se de procedimentos pedagógicos que sistematizam o conhecimento desses conteúdos, adequando-se aos diferentes níveis da educação formal.
As limitações impostas pelas diretrizes curriculares, no que se refere ao número total de horas dos cursos de Licenciatura em Educação Física, tornaram impossível, durante este processo de formação inicial, aprofundar conhecimentos que abordam questões sobre currículo, planejamento, metodologia, programas, conteúdos, objetivos, avaliação, legislação, políticas públicas e condições de trabalho.
Com vistas a buscar diminuir as lacunas de formação profissional e oferecer qualificação adequada, o corpo docente da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, oportuniza, por meio do Curso de Pós-Graduação em Educação Física, em nível de Especialização ( Lato Sensu ), com área de concentração em Educação Física Escolar, a formação continuada com qualificação profissional para atuação na área de educação física escolar.

 

Objetivos

Geral

Contribuir para formação qualificada e atualizada de recursos humanos para aprofundamento do saber e do fazer docente em Educação Física Escolar.

Específicos

  • Capacitar profissionais licenciados em educação física para atuação no âmbito da gestão, do planejamento e da avaliação em Educação Física Escolar;
  • Instrumentalizar licenciados em educação física para realizarem pesquisas científicas na área da Educação Física Escolar;
  • Conhecer as concepções pedagógicas e as novas metodologias de ensino na área da Educação Física Escolar.
  • Problematizar aspectos da formação do trabalhador em educação física escolar e não escolar;
  • Ministrar conhecimentos sobre os impactos da transformação do mundo do trabalho no trabalho do professor de educação física escolar e não escolar.

 

Funcionamento do Curso

  1. Metas:
  • Atender até 60 professores/alunos a cada ingresso;
  • Especializar, prioritariamente, profissionais em atividades nas instituições formais de ensino e profissionais atuantes na área da atividade física e saúde.

2. Ingresso:

  • Requisito: ser portador de diploma de licenciatura/bacharelado em Curso de nível superior em Educação Física ou áreas a fins.
  • Vagas: são oferecidas um total de 60 vagas, sendo 30 vagas para professores habilitados de acordo com o edital de seleção, 15 vagas para professores da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e 15 vagas para a 5ª Coordenadoria Regional de Ensino (5ª CRE).
  • Processo seletivo: através de edital específico para seleção de aluno regular em nível de especialização, publicado na página da Pró Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (https://wp.ufpel.edu.br/prppgi/editais-da-pos-graduacao/) e na página do Curso (https://wp.ufpel.edu.br/especializacaoesef/).

3. Carga horária e duração:

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação Física, com área de concentração em “Educação Física Escolar”, possui uma carga horária total de 391 horas aula e a elaboração de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). A previsão para conclusão do curso é de no máximo 18 meses.

4. Aulas e frequência:

As aulas são ministradas na sede da ESEF/UFPEL (Rua Luís de Camões, 625, Tablada) no turno da noite. É exigida uma frequência mínima de 75% das aulas ministradas em cada disciplina.

5. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

Será elaborada uma monografia que tematize problemas vividos pelo professor no cotidiano do trabalho escolar e que apresente soluções e/ou alternativas para enfrenta-los. Os alunos que não atuam na educação básica serão apresentados à escolas de educação básica para que possam realizar seu trabalho.
Em data previamente estipulada pela coordenação do curso, o aluno juntamente com o seu orientador deverá escolher dois professores que constituirão a banca examinadora que emitirá parecer de avaliação ao seu TCC.