Início do conteúdo

UFPel passa a sediar Polo Regional de Desenvolvimento do Esporte

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) , por meio da Escola Superior de Educação Física (Esef), passou a ser a sede do 7º Polo Regional de Desenvolvimento do Esporte e Lazer, parte da estrutura básica da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), entidade ligada à Secretaria Estadual do Esporte e Lazer.

Compareceram à cerimônia de início das atividades, ocorrida nesta quinta-feira (25), o secretário de Esporte e Lazer, Ricardo Petersen, o presidente da Fundergs, Cláudio Gutierrez, o diretor da Esef, professor Alexandre Marques, e o vereador Luiz Henrique Viana, representando a Câmara Municipal de Pelotas.

Segundo o secretário, a ideia de usar as universidades como sedes dos polos é devido à visibilidade que instituições de ensino superior têm na sociedade. Dessa forma, pode ser melhor alcançada a meta dos polos, que é a de articular políticas públicas para o desenvolvimento do esporte e do lazer, a partir da descentralização das ações, tanto nas atividades recreativas e educacionais, quanto naquelas de alto rendimento.

Após a breve cerimônia, deu-se início à primeira atividade do polo, com palestras e atividades voltadas para a capacitação de agentes para o desenvolvimento do esporte na região. Para isso, estiveram presentes diversos gestores da área provenientes de municípios do entorno.

Visita ao reitor
A comitiva da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer na manhã do mesmo dia havia realizado visita ao reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, para apresentação do projeto e para intensificação do diálogo entre as instâncias. Na ocasição, o secretário Petersen contou que uma das próximas ações a serem realizadas é a “Caravana dos Esportes”, que visitará os polos para conhecer a realidade das comunidades.

 

http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2014/07/25/ufpel-passa-a-sediar-polo-regional-de-desenvolvimento-do-esporte/

Publicado em 26/07/2014, em Informes Acadêmicos.