A Pró-Reitoria de Ensino (PRE/UFPel) formulou um documento com as principais orientações a respeito do retorno às atividades práticas presenciais.
Neste documento podemos encontrar informações sobre a organização do retorno a Pelotas, realização de TCCs, estágios e práticas diversas, como proceder em caso de contágio, datas importantes e as condições de retorno às aulas práticas presenciais. Também há orientações para quem não pode cursar as práticas presenciais neste período letivo.
Atentamos que, por deliberação do COCEPE, somente poderão frequentar as aulas práticasos estudantes que já tiverem tomado, pelo menos, uma (1) dose de uma das vacinas disponibilizadas na rede de vacinação pública (SUS – Sistema Único de Saúde ou que tenham autorização da ANVISA, no caso de vacinados no exterior).
Para comprovar a realização da vacina será necessário acessar o sistema Cobalto e, na aba “Perfil”, preencher os dados solicitados sobre a vacinação, incluindo o comprovante de vacinação, disponível em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/certificado-nacional-de-vacinacao-covid-19 ou a imagem do cartão de vacinação.
Comunicamos que, após deliberação do colegiado de curso de Engenharia Hídrica, ocorrida na reunião nº 156, do dia 10 (dez) do mês de setembro do ano de 2021, não serão mais consideradas equivalentes, para fins de aproveitamento de estudos, as disciplinas de Métodos Estatísticos Aplicados a Recursos Hídricos (22000170) e Estatística Aplicada (15000585).
O aluno que não realizou matrícula em nenhuma disciplina do semestre letivo 2021/1 e que deseja manter o vínculo com o curso, deverá preencher o formulário em anexo e enviar para o e-mail do colegiado (engenhariahidrica@gmail.com) até o dia 27/08/2021.
Lembramos que é necessário justificar ao colegiado sua impossibilidade de cursar disciplinas nesse semestre, sob pena de ser desligado por abandono de curso.
Os alunos interessados em realizar a matrícula especial deverão, a partir deste semestre, fazer a solicitação de matrícula especial pelo sistema acadêmico Cobalto, através do menu: Aluno –> Cadastro –> Solicitação de matrícula especial
O período para solicitação da matrícula especial pelos alunos no Cobaltoserá nos dias 10 e 11 de agosto.
No dia 12/08 o colegiado de origem do aluno deverá acessar o sistema para autorizar a realização de matrícula especial (Autorização do curso de origem) e no dia 13/08 o colegiado que recebeu o pedido deverá homologar (ou não) as solicitações de matrícula especial autorizadas pelo colegiado do aluno solicitante.
As vagas disponíveis podem ser verificadas em: https://institucional.ufpel.edu.br/cursos/cod/6400
-O período de correção de matrícula 2021/1 será de 02/08 a 04/08, sendo solicitado diretamente no cobalto.
-As disciplinas do primeiro semestre serão reservadas para os alunos ingressantes, caso sobrem vagas, estas poderão ser solicitadas no período de correção de matrícula.
– As disciplinas abaixo relacionadas tiveram seus pré-requisitos quebrados, visto que os mesmos encontram-se em aberto no sistema. Os alunos interessados em cursá-las, devem solicitar a matrícula no período de correção de matrícula:
Hidroquímica (22000113): pré-requisito Química Aplicada à Engenharia II (22000329) para os alunos que já cursaram a parte teórica;
Limnologia (22000107): pré-requisito Hidroquímica (22000113) para os alunos que já cursaram a parte teórica;
Mecânica dos Solos (22000120): pré-requisito Ciência do Solo II (22000110) para os alunos que já cursaram a parte teórica;
Hidrologia Aplicada (22000121): pré-requisito Hidráulica de Superfície Livre (22000124);
Mecânica dos Fluídos (22000117): pré-requisito Cálculo 3 (11100060).
ATENÇÃO: Os alunos que receberam parecer favorável para a quebra de pré-requisito devem solicitar a matrícula na disciplina no período de correção de matrícula (02/08 a 04/08).
30/07/2021 – Data limite para os discentes protocolarem, nos colegiados de curso, recurso ao COCEPE referente à negativa de quebra de pré-requisito – 2021/1.
O aluno interessado em solicitar quebra de pré-requisito deve preencher e encaminhar o formulário abaixo, em formato PDF, para o e-mail engenhariahidrica@gmail.com até o dia 21/07/2021.
De acordo com o calendário acadêmico, o período de solicitação de aproveitamento de disciplinas 2020/2 ocorrerá de 19 a 30 de abril de 2021.
Os alunos interessados deverão encaminhar o requerimento para solicitação de aproveitamento de disciplinas em PDF para o e-mail engenhariahidrica@gmail.com.