Atividades curriculares em extensão

ATIVIDADES CURRICULARES EM EXTENSÃO (ACE)

As Atividades Curriculares em Extensão (ACEs)  poderão ser curricularizadas das seguintes formas:
– atividades complementares em extensão;
– estágio obrigatório em extensão.
Atividades complementares em extensão
O aluno poderá participar de PROGRAMAS, PROJETOS e AÇÕES DE EXTENSÃO no próprio curso de Engenharia Hídrica ou outros cursos ou unidades da UFPel, conforme cadastro da atividade no sistema Projetos Unificados/Cobalto, nos quais o aluno pode atuar como membro da equipe e agente da atividade. Para participar, o aluno deverá procurar o docente coordenador do PROGRAMA, PROJETO ou AÇÃO DE EXTENSÃO, e solicitar sua participação. Caso o docente aceite, ao final o aluno deverá receber um documento (atestado ou certificado, por exemplo) do coordenador atestando sua participação e indicando pelo menos a carga horária e o período de participação.
O total de créditos previstos para atividades complementares em extensão será de 10 créditos, ou seja, 150 horas. Como equivalência, 1 crédito corresponde a uma carga horária de 15 horas.

Para que as horas de Atividades Curriculares em Extensão (ACE) sejam computadas e inseridas no histórico escolar do aluno, este deve submetê-las à apreciação do professor tutor mediante o preenchimento do “Requerimento de aproveitamento de carga horária de atividades curriculares em extensão, até o início do 10o (décimo) semestre. O aluno deverá encaminhar o pedido para apreciação e avaliação do Colegiado de Curso.

Também poderá participar destas atividades em outras instituições (nacionais e estrangeiras) a partir de comprovação.
Estágio obrigatório em extensão
Na situação de estágio obrigatório em extensão, o aluno terá sua carga horária contabilizada como ACE a partir dos documentos apresentados para realização do estágio obrigatório e matrícula na disciplina de estágio, que terá sua carga horária registrada automaticamente no sistema.
O total de créditos previstos para o estágio obrigatório em extensão será de 16 créditos, ou seja, 240 horas. Como equivalência, 1 crédito corresponde a uma carga horária de 15 horas.

Fonte: Projeto Pedagógico de Curso de Graduação em Engenharia Hídrica da UFPel