Concepção do curso

A palavra “hídrica” (ou hídrico) significa “aquilo que se relaciona à água”, enquanto a palavra “hidráulica”, de acordo com Azevedo Neto (1998), se refere a “condução” de água. Daí a escolha do nome: “Engenharia da Água” ou “Engenharia Hídrica”.
A Engenharia Hídrica é a engenharia da água em seus mais diferentes aspectos. Dessa forma, ela exige uma visão ampla e interdisciplinar, não só integrando áreas de Engenharia, mas também incorporando conceitos e visões de outras áreas do conhecimento, principalmente das Ciências Humanas. Assim, a Economia, a Geografia e a Geopolítica têm papéis importantes para a formação deste Engenheiro, já que a água não pode ser concebida apenas por seus aspectos e comportamentos físicos, químicos e biológicos. É uma engenharia com forte enfoque sistêmico e holístico, que visa preparar profissionais com sensibilidade social e ambiental, que incorpore as restrições econômicas à melhor técnica.

O curso de Engenharia Hídrica e seu projeto pedagógico (PPC) estão organizados de forma a oferecer aos seus alunos uma sólida compreensão dos conhecimentos/conteúdos específicos para a formação deste profissional, capaz de promover mudanças positivas na sociedade, observando o cuidado para um mundo sustentável e rompendo as barreiras do preconceito e da exclusão. A proposição de ações transformadoras baseadas na inovação e no desenvolvimento sustentável e socialmente inclusivo, ações essas que são desenvolvidas pelos docentes do curso em projetos de pesquisa, ensino e extensão e visam à promoção de um adequado desenvolvimento social, através de uma relação cooperativa com os diversos atores da comunidade local e regional, a fim de se instaurar políticas voltadas aos mais
diversos grupos sociais e setores produtivos, resultará em profissionais comprometidos com a aplicação do conhecimento no desenvolvimento econômico e social.
Em um mundo cada vez mais diverso e em constante modificação, com ferramentas científicas e tecnológicas cada vez mais disponíveis e acessíveis, o PPC busca articular o conhecimento técnico-científico com questões sociais, culturais, ambientais, políticas, econômicas e tecnológicas, buscando a formação de um profissional com conhecimento técnico, mas com um pensamento aberto e diverso, crítico e seguro, capaz de observar, entender e compreender as modificações impostas pelo mundo.