Com a proximidade do retorno presencial pleno, a Administração Central da UFPel reeditou o compilado de portarias e normativas que regram o acesso e a permanência de pessoas nas dependências da instituição com o objetivo de reduzir o risco de transmissão da Covid-19 entre a comunidade acadêmica, possibilitando a retomada das atividades presenciais de forma segura para todas as pessoas.
A Texas A&M AgriLife Research é a principal agência de pesquisa do estado do Texas em agricultura, recursos naturais e ciências da vida. Conduzem centenas de projetos que abrangem diferentes disciplinas científicas para fornecer impactos que sustentem a vida e mudem a indústria. Possuem aproximadamente 2.200 funcionários, com corpo docente de mais de 430 pessoas com nível de doutorado. A Texas A&M AgriLife Research realiza seu trabalho ao lado de uma série de institutos de pesquisa Texas A&M University e de Centros de Pesquisa e Extensão.
A Texas A&M AgriLife Research é uma excelente instituição, de renome internacional e a parceria estratégica se dá em áreas de grande interesse da UFPel: agricultura, recursos hídricos, segurança alimentar e ciências da vida. Esse acordo institucional é mais um passo de uma longa parceria entre a Profa. Dra. Danielle de Almeida Bressiani, professora de Engenharia Hídrica do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel, com o renomado Prof. Dr. Raghavan Srinivasan, diretor do Blackland Research &Extension Center e do Spatial Sciences Laboratory.
Esta parceria visa fortalecer e possibilitar a promoção de relações acadêmicas, científicas e profissionais, desenvolvimento de atividades de comum interesse em pesquisa e ensino, projetos de pesquisa, conduzir projetos de pesquisa colaborativos em áreas de interesse mútuo, projetos para captação de fomento, realização de eventos em conjunto, publicações de artigos, troca de materiais e informações acadêmicas, encorajamento para programas de intercâmbio e mobilidade de estudantes de pós-graduação e de pós-doutorado, etc.
De acordo com o calendário acadêmico, o período de trancamento de componentes curriculares (disciplinas) ocorrerá de 04 a 11 de abril de 2022.
O trancamento de disciplinas deverá ser solicitado pelos alunos diretamente no Sistema Cobalto, através do menu: Aluno > Cadastro > Trancamento de disciplina.
O aluno que não realizou matrícula em nenhuma disciplina do semestre letivo 2021/2 e que deseja manter o vínculo com o curso, deverá preencher o formulário em anexo e enviar para o e-mail do colegiado (engenhariahidrica@gmail.com) até o dia 25/03/2022.
Lembramos que é necessário justificar ao colegiado sua impossibilidade de cursar disciplinas nesse semestre, sob pena de ser desligado por abandono de curso.
Os alunos interessados em realizar a matrícula especial deverão fazer a solicitação de matrícula especial pelo sistema acadêmico Cobalto, através do menu: Aluno –> Cadastro –> Solicitação de matrícula especial
O período para solicitação da matrícula especial pelos alunos no Cobaltoserá nos dias 04 a 6 de março.
No dia 07/03 o colegiado de origem do aluno deverá acessar o sistema para autorizar a realização de matrícula especial (Autorização do curso de origem) e no dia 08/03 o colegiado que recebeu o pedido deverá homologar (ou não) as solicitações de matrícula especial autorizadas pelo colegiado do aluno solicitante.
-Os alunos que receberam parecer FAVORÁVEL devem solicitar matrícula na referida disciplina no período de correção de matrícula (até dia 21/02).
Os alunos que receberam parecer DESFAVORÁVEL, e quiserem entrar com recurso junto ao COCEPE, tem até dia 23/02 para encaminharem o recurso ao Colegiado.
-Os alunos que já cursaram o conteúdo teórico de Química Aplicada à Engenharia I e Hidroquímica, e quiserem cursar Química Aplicada à Engenharia II e Limnologia, também devem solicitar a matrícula no período de correção (até 21/2).
No semestre 2021/2 algumas disciplinas terão aulas práticas presenciais. No arquivo abaixo está a relação dessas disciplinas juntamente com a justificativa para a oferta presencial.
Os alunos interessados em solicitar quebra de pré-requisito devem preencher e encaminhar o formulário abaixo, em formato PDF, para o e-mail engenhariahidrica@gmail.com até o dia 10/02/2022
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