Em consonância com a RESOLUÇÃO Nº 2, de 24 de abril de 2019 do Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, o egresso do curso de Graduação em Engenharia Hídrica tem como perfil uma formação holística, humanista, crítica e reflexiva, criativa, cooperativa e ética, com forte formação técnica.
O Engenheiro deve estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora; ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia; adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática; considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.
O Engenheiro Hídrico deverá ser um profissional capaz de atuar em todos os aspectos referentes ao uso, manejo, monitoramento e gestão dos recursos hídricos, incluindo seus aspectos técnicos, sociais e ambientais. Deverá ser um profissional com habilidades de comunicação, liderança, com iniciativa, apto a administrar conflitos, devendo saber trabalhar em equipes interdisciplinares. É um profissional qualificado para avaliar, quantificar, projetar, montar, construir, fiscalizar e gerenciar serviços em diversas áreas, como: recursos hídricos superficiais e subterrâneos, sistemas e circuitos hidráulicos, gestão de recursos hídricos. O Engenheiro Hídrico formado deverá ter disposição para trabalhar no campo, aptidão para atuar em cálculos matemáticos, sistemas informatizados, desenho, demonstrar interesse em desenvolver atividades que, além das técnicas inerentes à profissão, estejam integrados e atendam aos aspectos sociais da comunidade envolvida.
O Engenheiro Hídrico pode atuar em órgãos públicos ou empresas responsáveis por obras de infraestrutura hidráulica, de saneamento ou ambientais; empresas de projeto e construção de máquinas e equipamentos hidráulicos; em empresas e unidades produtoras de hidroenergia; empresas de monitoramento, uso, planejamento e gestão de recursos hídricos artificiais e naturais; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria, bem como pode se inserir no meio acadêmico a partir de atividades docentes de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação de recursos humanos e à produção do conhecimento.