1º Seminário do Programa Andorinha

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, no dia 13 de março, o 1º Seminário do Programa Andorinha.

Realizado em parceria com a Prefeitura de Pelotas, o Programa aproxima as escolas da rede pública municipal com a Universidade, em ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação. O evento será realizado no Auditório do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (Cehus), que fica na Rua Coronel Alberto Rosa, 117, a partir das 9h.

O encontro busca divulgar as ações que vêm sendo realizadas e integrar a comunidade acadêmica com a comunidade escolar, além da consolidação e ampliação do Programa.

O Andorinha é vinculado ao Gabinete da Vice-Reitoria e às Pró-Reitorias Acadêmicas da UFPel. O nome do programa remete à necessidade de mais de uma andorinha para “fazer verão”, ou seja, é necessário que as escolas e universidades estejam juntas para transformar a educação do país.

Programação:
9h  Abertura Oficial do Evento e apresentação cultural

10h – Mesa-Redonda: “Programa Andorinha – Compartilhando Saberes com a Rede Pública de Ensino”
Debatedores: Prof. Eraldo Pinheiro (pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel) e Adriane Silveira (secretária municipal de Educação e Desporto de Pelotas)
Mediação: Profa. Ursula Rosa da Silva (vice-reitora da UFPel)

11h – Apresentação de Projetos

12h – Intervalo

14h – Mesa-Redonda: “Formação Docente com a Escola – Construindo Outros Amanhãs”
Debatedores: Prof. Daniel Bruno Momoli (UFPel), Profa. Diana Paula Salomão de Freitas (UFPel)
Mediação: Profa. Maria de Fátima Cóssio (pró-reitora de Ensino da UFPel)

15h30min – Lançamento das Ações para 2024

16h – Coffee-break e apresentação cultural