Sobre a matrícula online – IMPORTANTE

No link Horários encontram-se as salas do semestre 2016-1.

Segunda, 22.02.16, a matrícula online abre e todos os alunos foram incluídos na nova versão do PPC (Projeto Pedagógico do Curso). As equivalências do PPC antigo foram cadastradas, portanto ninguém deverá cursar novamente uma disciplina que já cursou com outro código ou nome.

Todos os alunos que tiverem aprovação em Cálculo 2 ou Cálculo 3 até 2015/2, serão dispensados de cursar a disciplina Equações Diferenciais B.  Os alunos que cursarem Cálculo 2 (neste semestre, como última oferta prevista na regra de transição entre currículos) e forem aprovados também estarão dispensados, pois cumprirão a carga horária exigida no curso de disciplinas da matemática. Essa dispensa não aparecerá para vocês no cobalto, ou seja, Equações Diferenciais B ficará como uma disciplina a ser cursada. Sem problemas. Esta dispensa será feita dentro da CRA no momento do fechamento dos formandos, pois não é uma equivalência para o sistema e sim uma regra prevista pelo curso.

Para o semestre vale lembrar que você deve se matricular de acordo com o esquema abaixo:

Esquema de transição disciplinas de Cálculo – CEng

O sistema não permitirá matrícula em Cálculo 2, pois não roda com duas versões de PPC. A matrícula será efetuada somente na matrícula especial. Informações serão divulgadas posteriormente.

Essa mudanças resultaram de um grande esforço dos 10 cursos de Engenharia do CEng para PADRONIZAÇÃO das disciplinas comuns aos cursos. Participei na comissão de padronização, representando a área de Estruturas, juntamente com o professor Eduardo Couto,  e para exemplificar o avanço que tivemos, das 21 disciplinas diferentes da área de Estruturas no CEng, reduzimos para 8 disciplinas. A otimização é imensa. Só temos a ganhar com esse trabalho e por isso, peço que tenham paciência.

Além da padronização, modificamos algumas disciplinas, tornamos outras optativas, mudamos somente o semestre, tudo após solicitação do Diretório Acadêmico do Curso, a fim de equilibrar o esforço dos alunos, minimizar os problemas que surgiam.

Como toda transição podemos ter problemas e teremos que resolvê-los da melhor forma possível!!!

A versão nova do currículo já está disponível no cobalto. Caso tenham qualquer dúvida, enviem um e-mail  para a coordenadora (aline.paliga@ufpel.edu.br ou alinepaliga@gmail.com). Email, e não facebook!

Semana que vem postarei sobre a Correção de Matrículas e Regras de Transição previstas no Colegiado.

Att

Aline Paliga

Publicado em 19/02/2016, na categoria Sem categoria.