ZH na faculdade: Um bate-papo sobre experiências e práticas no Jornalismo

Jornalista falou de sua experiência no GaúchaZH. Foto: Rui Júnior

Por Natália Pontes, Marina Amaral; vídeo: Rui Júnior

O projeto ZH na faculdade já é muito conhecido e esperado pelos alunos do cursos de Jornalismo das universidades gaúchas. Na noite desta segunda-feira (21), no Campus II da Universidade Federal de Pelotas, o grupo RBS levou como palestrante desta edição o Jornalista e Editor da editoria Geral da Zero hora, Rodrigo Müzell.

Formado em Jornalismo pela UFRGS, Rodrigo está à frente da Editoria Porto Alegre do Jornal Zero Hora desde a sua criação, em fevereiro de 2017, começou na Gazeta Mercantil e está na ZH desde 2000. Atualmente faz mestrado em Comunicação na PUCRS, estudando fake news.

Na ocasião os acadêmicos e professores tiveram uma conversar sobre Jornalismo, em formato de bate-papo o tema abordado nesta edição foram ‘‘As práticas do jornalismo’’. Rodrigo Müzell, começou a palestra afirmando que o objetivo principal do evento é se aproximar dos alunos e professores, bem como trazer o que o jornal está fazendo e ter um contato com quem está na faculdade, se preparando para entrar no mercado de trabalho.

Logo após falou brevemente sobre como funciona a editoria da Gaúcha ZH e como tudo começou. A Gaúcha ZH é resultado da fusão da Rádio Gaúcha e Jornal Zero Hora. Os dois portais uniram no universo digital um novo site repleto de conteúdos exclusivos das empresas do Grupo RBS, como a RBS TV, Jornal Zero Hora e Rádio Gaúcha, com mais proximidade do público e mais atenção à cobertura de temas locais e de esportes. Além de simplificar a busca por informações confiáveis em um cenário de proliferação de notícias falsas, o portal também procura combinar a profundidade de ZH com a instantaneidade da Gaúcha.

Em entrevista, o jornalista disse que os alunos podem aproveitar eventos como esse para tirarem suas dúvidas com profissionais da área e conhecer suas experiências. Segundo Rodrigo, “é muito legal quando vem alguém que já passou pela faculdade, pelo desafio de começar a carreira e conta um pouco como foi, porque desmistifica um pouco o que tem de dificuldade”.

Assim, novos jeitos e possibilidades de fazer o jornalismo surgem desse contato entre profissionais e estudantes. “A gente volta e meia sai de uma conversa dessas com ideias novas, com perspectivas e caminhos pra gente trazer pro nosso dia a dia”, afirmou.
A estudante do 3° semestre do curso de jornalismo da UFPel, Danieli Schiavon, comentou que é segunda palestra do projeto ZH na Faculdade em que participa. Ela acha muito interessante a iniciativa da empresa, como estudante que esta recém começando, acredita que é muito importante ter contato com profissionais da área.

— Ainda mais por ser uma conversa informal, de igual pra igual, onde a gente se sente a vontade pra tirar dúvidas e entender como as coisas funcionam dentro de uma redação. Isso incentiva e dá mais determinação para seguir nessa carreira. — destacou.

Ao final da palestra, o jornalista tirou as dúvidas dos estudantes sobre como funciona a rotina e perfil dos profissionais que trabalham na Gaúcha ZH. Lembrou os alunos do concurso Primeira Pauta, o projeto que seleciona cinco estudantes de jornalismo do estado para participar de um treinamento com diferentes aulas na redação da Zero Hora, é uma ótima oportunidade para os aspirantes a jornalistas.