Youtube: nova forma de entrenimento

Por: Brunna Vitoria e Manoela Duarte

O YouTube é um site de em que os usuários carregam e compartilham vídeos. Criado em 2005, nos últimos anos, conquistou popularidade no Brasil. Isso fez com que nascesse um novo fenômeno: YouTubers.

Os YouTubers são seguidos por vários usuários no site e em redes sociais digitais, como Facebook e Instagram. Em Pelotas, a estudante Lara Leal é uma dessas pessoas. Desde o ano passado, ela compartilha vídeos. Hoje, o canal apresenta mais 20 mil inscritos e 5 milhões de visualizações. Lara compartilha resenha de brinquedos, desafios e, ainda, um pouco de sua vida em vlogs.

De acordo com a estudante, ela começou a compartilhar vídeos por incentivo de algumas colegas de escola: “Nunca havia pensado em criar um canal no YouTube. Umas amigas minhas me pediram para gravar um vídeo para mostrar minha coleção de pulseiras de elástico. Eu gravei o vídeo e ele viralizou, hoje tem por volta de 90 mil views”, disse. Desde então ela grava vídeos voltados para crianças, pré-adolescentes e adolescentes.

Além do canal no YouTube, Lara Leal tem também sua página no Facebook. Lá são quase 5 mil curtidas. Na rede social digital, a YouTuber faz a divulgação dos seus vídeos, além de interagir com seus seguidores e de divulgar alguns eventos nos quais participa.

sem-tituloNa página no Facebook, Lara divulga seus novos vídeos no YouTube. (Foto: Reprodução Facebook Fanpage Lara Leal)

A estudante Júlia Würdig é uma usuária do site de compartilhamento de vídeos. Ela costuma utilizar para acompanhar alguns canais e para assistir clipes de músicas. De acordo com ela, o diferencial do YouTube é a quantidade de conteúdo disponível. “Caso perca alguma programação da televisão, lá vai ter. Além disso, tem os conteúdos que só tem no YouTube”, salientou.