Você sabe o que é o movimento CIRCUS da UBES?

Movimentos Estudantis são importantes no fomento da arte e cultura periférica dentro das escolas

Mesa responsável pelo CIRCUS. – Foto: Maria Rita Rolim

Por Maria Rita Rolim / Em Pauta

Durante o 3° Festival Universitário de Cultura e Arte da União Estadual de Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE), foi lançado o Circuito de Cultura Secundarista (CIRCUS) da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). Evidenciando a constante luta dos movimentos estudantis na preservação da arte e cultura dentro das escolas, colocando em debate a transformação dos ambientes educacionais por meio de instrumentos de conexão como o CIRCUS.

Para Kaick Silva, Vice- Presidente Sul da UBES, um dos jovens que tomou a linha de frente na fundação do projeto na região Sul, o CIRCUS é uma ferramenta onde os estudantes podem produzir todo o tipo de cultura: “É muito importante que a gente possa levar a cultura para dentro da escola, mas também levar para fora o que produzimos dentro dela como ciência e as mostras culturais dentro da escola [..] É um movimento muito importante que estamos fazendo, esse ano teve a edição do CIRCUS em nível nacional no Rio de Janeiro, voltamos de lá com sangue nos olhos de poder fundar nossa unidade. Para assim, ter a possibilidade de levar para dentro das escolas mais cultura e principalmente cultura periférica, e também o que os livros não nos contam como a verdadeira história do povo preto, principalmente durante a Revolução Farroupilha aqui no Rio Grande do Sul”.

Mesa responsável pelo CIRCUS. – Foto: Maria Rita Rolim

Juntamente com a roda de conversa de inaguração do Circuito, foi dado posse de Diretor Geral para Antony Machado, que enfatizou o quanto esse projeto vai ser importante para os jovens, principalmente os de origem periférica: “A importância do CIRCUS é que ele vai visar e concentrar mais sobre a cultura secundarista, dando espaço para a cultura dos estudantes e principalmente para os estudantes negros que produzem RAP e SLAM e mostrar para eles a relevância disso para a cultura.

Mas, o que é o movimento secundarista?

O movimento estudantil secundarista foi articulado pelos estudantes de Ensino Médio, assim como os movimentos universitários foram alvos de censura e perseguição durante o período da Ditadura Militar em 1964. Segundo o site Politize, após  a campanha “O petróleo é nosso” em 1948, o movimento de estudantes secundaristas se estruturou no país se tornando União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

A estudante Luiza Suarez, Vice- Presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre (UMESPA), conta como o Movimento Estudantil impactou sua trajetória e agora como o CIRCUS irá potencializar sua luta: “Entrar para o Movimento Estudantil mudou minha visão de mundo, me mostrou como minha escola é e como poderíamos melhorar […] Com o CIRCUS nós queremos dar um passo a mais, e conseguir de forma mais palpável se aprofundar nesse debate de cultura e arte dentro das escolas.”