Você já ouviu falar no projeto Um Real Para Castração?

O projeto visa arrecadação de dinheiro para ajuda em castrações. Imagem: Divulgação

Por Amanda Kuhn

O projeto Um Real Para Castração é um grupo de auxílio castração para animais abandonados, principalmente fêmeas que estão no cio, e machos que precisem do procedimento. Em alguns casos, também é feita a castração de animais de domicílio, que estejam em situação de perigo e/ou emergência. O dinheiro é arrecadado por meio de doações nos pontos de coleta que possuem um cofrinho para as contribuições para cobrirem as operações feitas pela ONG SOS Animais, que realiza as castrações com um baixo custo. Os pontos de coleta podem ser conferidos abaixo:

Para fazer o pedido de castração, é preciso entrar em contato com o perfil do Um Real Para Castração no Facebook com as informações obrigatórias do animal: foto, sexo e porte do animalzinho, a história dele (onde foi encontrado e qual a urgência da castração) e quem vai ser o responsável por ele após a operação, pois o responsável deve levar, buscar e dar as medicações necessárias, além de oferecer um lugar seguro e sem acesso à rua após a cirurgia. As castrações são feitas na ONG SOS Animais Pelotas, que são marcadas previamente pelo grupo e a pessoa responsável recebe todas as orientações necessárias para antes e depois da castração do animalzinho.

Após todo o processo, as administradoras pedem que os responsáveis mandem um “feedback” com o estado do animal, mas nem todos retornam as informações para elas, com exceção de protetores(as) que sempre mostram a recuperação do bichinho e marcam o projeto em postagens de casos de superação.

COMO SURGIU O PROJETO

A ideia do projeto Um Real Para Castração surgiu em 2015, quando uma cadela abandonada na rua precisou de uma castração com urgência e não tinha como aguardar na fila da ONG SOS Animais Pelotas. Em virtude dessa situação, iniciou-se uma campanha na internet com o tema: “doe 1 real para a castração”. Depois desse evento, percebeu-se que existiam mais fêmeas abandonadas que estavam no cio e precisavam da castração com urgência, pois após o coito do animal, há um limite para realizar-se a castração.

A partir daí, pensou-se em criar uma “caixinha” de arrecadações para pagar as castrações para quando houvesse essas situações de emergência e outros animais não precisassem passar pela situação de correr contra o tempo. Foi quando a Sabrina Araujo Pereira, pedagoga, idealizadora e administradora do grupo conheceu a Maristela Costamilan, empresária da loja Essência de Vida, que ofereceu a sua loja como ponto de coleta para as doações.

A Laura Plovinick, designer artística, administradora do projeto,  da página e do Instagram, junto com a Sabrina, que também é  administradora e responsável pelo perfil e grupo do Facebook e a Maristela, que também é administradora do projeto e responsável pelas arrecadações dos brechós que ocorrem para conseguir o dinheiro das castrações. Juntas, elas promovem eventos durante o ano como a Festa Cãonina, que ocorre em junho e a Proteloucas, em setembro, para arrecadar dinheiro. Os eventos costumam ser grandes e chamam um bom público. São eventos com brechós, atrações artísticas e venda de comidas e bebidas. Além disso no Proteloucas, são realizados concursos pet e desfiles de animais resgatados. Também acontecem os brechós de ruas organizados pelas administradoras do Um Real Para Castração.

GOSTOU DO PROJETO E QUER AJUDAR?

Além dos pontos de venda que você pode contribuir com 1 real ou a quantia que desejar, o projeto também aceita roupas, calçados e outros objetos em bom estado para serem vendidos nos eventos anuais realizados pelo grupo. Você pode ajudar também divulgando as páginas do projeto Um Real Para Castração com os amigos nas redes sociais:

Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/umrealparacastracaodeanimaisabandonados/

Comentários

comments

Você pode gostar...