Contato com a natureza e os animais ao alcance de todos

Por Bibiana de Moraes Dias

A Estação Rodoviária de Pelotas (Eterpel), localizada à Avenida Presidente João Goulart, 4608, oferece em seu espaço, além de diversas áreas de descanso e lazer, um mini zoo. O local abriga diversas espécies de animais, que interagem com o ambiente, que lhes é natural. No lago maior, localizado ao lado das vagas de ônibus, entre as famílias de patos, marrecos e gansos, circulam também ratões-do-banhado e tartarugas além de coelhos e diversas espécies de pássaros. No segundo lago, capivaras, emas e mais ratões dividem o espaço com árvores nativas.

Vista aérea da Eterpel. Foto: divulgação

O responsável pela manutenção da Eterpel, João Amaral, cuida do ambiente e fornece informações sobre a estrutura. Segundo ele, os patos são os animais que estão presentes em maior quantidade no local, quanto aos marrecos, são os que estão presentes em menor quantidade, no momento o mini zoo conta com apenas um casal.

Os lagos são cercados por grades finas, que possibilitam total visualização e interação das pessoas com os animais, que já estão acostumados com a presença dos visitantes. Um parque com brinquedos para as crianças localiza-se em uma pequena ilha, no centro do lago das aves, possibilitando um contato ainda maior das crianças com os animais.

Segundo pesquisa feita pela University of Derby and The Wildlife Trusts, o contato com animais reduz o estresse, diminui o cansaço mental, melhora a concentração e pode reduzir inflamações. Em meio a uma sociedade que considera-se com níveis de estresse e ansiedade cada vez mais elevado (segundo pesquisa do Instituto de Psicologia e Controle do Stress – IPCS), o contato com a natureza pode ser um aliado no contorno destes sintomas.

Lago das aves. Foto: divulgação

Além dos benefícios físicos e psicológicos que o contato com a natureza e com os animais oferece, a presença destes em locais de circulação do público pode auxiliar também na conscientização da população em relação ao cuidado e respeito necessários com estes. Em 2015, um episódio triste aconteceu no mini zoo, uma das capivaras mais dóceis e antigas do local foi morta a pauladas, o acontecimento gerou comoção popular e foram criadas diversas campanhas de conscientização pela população.

O mini zoológico é aberto e pode ser visitado a qualquer hora do dia, não é cobrado nenhum valor para os visitantes. O passeio pode ser uma boa opção para quem quer relaxar e aproveitar o dia. Reforçamos também que o contato com os animais, apesar de comprovadamente auxiliar na redução do estresse não deve ser considerado como tratamento, ao observar qualquer sintoma de ansiedade ou estresse excessivo procure um profissional da saúde.