Um pouco de Solidariedade com a Turma do Sopão

Por Thuanny Cappellari

Jovens se reúnem e trocam a folga semanal pela ajuda e atenção a moradores de rua na cidade de Rio Grande. Arrecadam e doam alimentos e roupas. A ideia já faz parte da rotina deles há um ano.

A Turma do Sopão é formada por dez jovens que têm entre 18 e 29 anos que arrecadam alimentos e fornecem sopas aos domingos à noite para moradores de rua na cidade de Rio Grande- RS. A ideia surgiu há aproximadamente um ano com o intuito de fazer algo a mais por estas pessoas. Segundo a idealizadora Kristhiane Mirapalheta, 23 anos, a intenção vai além de um prato de refeição: “Queremos cada vez fazer mais por eles e não só levar o alimento. Claro, aqueles que querem continuar nas ruas eles tem esse direito. Mas, se a gente puder tentar fazer algo mais, resgatar essas pessoas das ruas, construir o vínculo familiar para aqueles que perderam. É importante profissionalizar, que é este resgate, caso alguém queira voltar para a família, queremos trabalhar isso com eles, o problema deles estarem nas ruas, se foi por alguma situação financeira, desemprego ou brigas na família”.

Da esquerda para a direita Alisson Demétrio Neves, Kristhiane Mirapalheta e Fabrício Louzada. Foto: Thuanny Cappellari

Da esquerda para a direita Alisson Demétrio Neves, Kristhiane Mirapalheta e Fabrício Louzada. Foto: Thuanny Cappellari

É na residência de Fabrício Louzada, 29 anos, que o grupo se organiza para fazer a sopa. Com um fogão doado, eles cozinham o que arrecadaram durante a semana. Também é oriundo de doação um freezer e um balcão de pia. A partir de agora, o grupo quer construir uma cozinha apropriada e para isso está aceitando doação de qualquer material de construção. Uma das maneiras de arrecadar dinheiro foi uma janta realizada em um restaurante da cidade e promovida pelos jovens. Com o valor arrecadado da venda de ingressos o grupo fez camisetas para uniformizar os integrantes e está guardando para atingir a quantia necessária para construir a cozinha adequada.

As doações são obtidas com a ajuda de alguns apoiadores, como por exemplo, lojas e mercados que funcionam também como postos de arrecadação. Assim, há mais de um local para que a comunidade possa levar sua contribuição. A padaria que fica na mesma rua onde a turma se reúne contribui de forma fixa em todas as entregas de sopa, assim, sempre há um pãozinho para acompanhar a tão esperada refeição. A entrega inicia pelo centro da cidade que é onde há maior concentração de pessoas. O principal veículo utilizado pelos jovens para arrecadação dos alimentos e doações em geral, é um Chevete ano 1983, que algumas vezes só funciona com um empurrãozinho e poderá deixá-los empenhados a qualquer momento. Por isso, o grupo em sua página na internet, publicou um vídeo, demonstrando as condições do veículo e pedindo o apoio do Programa da Rede Globo do Caldeirão do Huck no quadro Lata Velha.

Por domingo são cerca de trinta e cinco pessoas que a turma encontra para oferecer comida. E que já ficam a espera dos jovens conforme relatou Fabrício: “Quando atrasamos a entrega eles já reclamam que não chegamos na hora certa”. Fabrício conta que na maioria das vezes é possível enxergá-los, pois estão procurando comida nas lixeiras e eles param e oferecem a sopa. Segundo informou, toda semana, sempre há alguém novo nas ruas. Os motivos são variados, a busca por emprego na cidade, conflitos familiares, doenças psiquiatrias, entre outros. A maioria não quer ir para os abrigos e insiste em ter como lar as ruas da cidade. Por isso, além da ajuda em alimentos e agasalhos, o grupo transmite carinho e solidariedade. E busca uma alternativa para tornar a vida destes moradores o mais digna possível.

Se você quiser ajudar, são aceitas doações de alimentos, agasalhos, material de construção e itens que possam ser aproveitados e distribuídos em geral. Para entrar em contato, acesse a página do Facebook. Lá você encontrará vídeos e detalhes sobre as doações. Não fique de fora dessa e participe!

Comentários

comments

Você pode gostar...