Transformando vidas: Conheça mais sobre o trabalho da APAE Pelotas

A APAE, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, trabalha há 62 anos visando ser uma rede de apoio às pessoas com Deficiência Intelectual, Deficiência Múltipla e suas famílias.

Por Bruna Farias / Em Pauta

Foto da fachada da APAE, localizada na Rua Olga Eiffler, nº 220. (Imagem: Bruna Farias)

Criada em 1954 no Rio de Janeiro, a APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, é a maior rede de apoio às Pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltipla, com mais de 2 mil unidades espalhadas pelo Brasil. Em Pelotas, a APAE oferece serviços para centenas de crianças e suas famílias em três áreas: educação, saúde e assistência social.

Contando com turmas do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e EJA, a Educação de Jovens e Adultos, a Associação efetua um atendimento educacional especializado através da Escola Especial Joaquim Gonçalves Ledo, localizada na sede da APAE Pelotas, onde realizam diversas atividades com seus alunos que visam estimular o aprendizado e a socialização.

Além das atividades desenvolvidas dentro da escola, a APAE também oferece serviços de assistência social e serviços de saúde, como fisioterapia, neurologia, psicologia, psicopedagogia e equoterapia (terapia com assistência de cavalos). A Diretora da Escola da APAE, Geane Dias, explica como os responsáveis conseguem ter acesso aos trabalhos da Associação gratuitamente: Para ter acesso aos serviços de educação, é possível procurar diretamente na nossa secretaria aqui na APAE ou é possível ser encaminhado por algumas escolas, ou até mesmo pela Secretaria de Educação. Para os serviços de saúde, a família deve procurar a Unidade Básica de Saúde [UBS] da sua comunidade, o postinho do seu bairro, e pedir encaminhamento para as terapias da APAE, que serão são encaminhados via Secretaria de Saúde”.

Banner na fachada da APAE mostrando todos os serviços educacionais que a Associação oferece. (Imagem: Bruna Farias)

A APAE já transformou a vida de centenas de crianças em Pelotas e, além do cuidado com a saúde física e mental das crianças atendidas, a Associação também se preocupa com o bem-estar de suas famílias e cria uma rede de apoio entre os pais e os responsáveis. Mãe de uma das crianças assistidas pela APAE, Carmen Heloisa da Silva, fala sobre como esse apoio é importante. Nós familiares que temos crianças especiais, precisamos de muito apoio. A gente começa não sabendo de muita coisa. Então, a APAE além de ajudar as crianças, ela dá apoio à família. Para todos os familiares, que aqui são mães, pais e avós, todos têm essa mesma visão. O apoio entre a família é fundamental.”

Carmen também conta que foi com o auxílio dos serviços da Associação que sua filha, que tem Paralisia Cerebral e Transtorno do Espectro Autista, começou a andar. “Minha filha chegou aqui sem conseguir se firmar, ficar em pé. Não caminhava, andava apenas de cadeira de roda. Hoje ela caminha sozinha, fala algumas palavras, poucas, mas fala. Então a ajuda foi enorme de todos os profissionais que tem aqui”, relata a mãe.

A fisioterapeuta da APAE, Daniele Lucena, fala sobre como o trabalho que realiza impacta na qualidade de vida das crianças atendidas: “Para cada criança é algo individual, assim. Mas posso dar um exemplo de que, alguns cadeirantes vem para a APAE e a oportunidade que a gente tem de tirar eles da cadeira é aqui na fisioterapia.  A gente pode fazer esse trabalho, essa estimulação com eles. E para os autistas, a gente proporciona algo diferente das outras terapias, focando mais na parte motora. A fisioterapia é extremamente importante para qualquer área, mas na neuro-infantil a gente tem um impacto grande no bem-estar desses pacientes”, conta a fisioterapeuta.

Se mantendo principalmente por meio de doações da sociedade, a APAE aceita desde doações de roupas e materiais escolares até ajuda financeira de qualquer valor. As doações podem ser feitas diretamente na sede da associação, localizada na Rua Olga Eiffler, nº 220, ou então pelo telefone (53) 3307-5137. Demais informações podem ser encontradas nas redes sociais da APAE (@apae_pelotas).