Tênis brasileiro decepciona no Aberto da Austrália

Por Luís Artur Janes Silva 

Na madrugada deste domingo (26), o Brasil encerrou a sua participação no Aberto de Tênis da Austrália de forma melancólica. O derradeiro capítulo do fracasso foi a partida válida pela segunda rodada da chave principal de duplas mistas, na qual o brasileiro Bruno Soares, que atuou ao lado da estadunidense Nicole Melichar, acabou derrotado em sets diretos, pelo duo formado por Nadiia Kichenok (UCR) e Rohan Bopanna (IND), com parciais de 4-6 e 6-7.

Bruno Soares (combinando jogada com Mate Pavic) esteve abaixo da média no Aberto da Austrália de 2020. Imagem: Jonathan Nackstrand/ AFP.

A trágica madrugada do tênis nacional também teve a desclassificação de Bruno Soares e Mate Pavic (CRO), que pararam nas oitavas de final das duplas masculinas, derrubados pelos australianos Marc Polmans e James Duckworth, que triunfaram com parciais de 6-7, 6-2, 6-7. Enquanto isso, a grata surpresa Luisa Stefani, que jogou com Hayley Carter (EUA), caiu nas oitavas das duplas femininas, perdendo para o duo formado por Gabriela Dabrowski (CAN) e Jelena Ostapenko (LET), que venceram em três sets (4-6, 6-1, 4-6).

As decepções brasileiras na Austrália tinham iniciado no torneio qualificatório, que definiu as últimas vagas às chaves principais de simples (masculina e feminina). Thiago Seyboth Wild não resistiu ao alemão Peter Gojowczik, que venceu em sets diretos (4-6, 2-6). Enquanto isso, João Menezes também não passou da estreia, caindo diante do russo Evgeny Donskoy, com parciais de 7-6, 1-6, 6-7. No torneio qualificatório feminino, Gabriela Cé tropeçou na estreia, sendo atropelada em sets diretos pela estadunidense Sachia Vickery (0-6, 1-6).

 Sem tenistas na chave principal de simples feminina, a esperança de uma boa campanha recaiu em Thiago Monteiro, que está entre os cem melhores jogadores do mundo. Monteiro enfrentou John Isner (EUA), ex-Top 10, jogou bem, mas foi derrotado logo na estreia e de virada (7-6, 6-7, 6-7, 6-7).

Nas duplas masculinas, Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot formavam o time cabeça de chave número 2 da competição. Mas nem mesmo esta vantagem evitou a desclassificação na segunda rodada, após derrota para Ken Skupski (GBR) e Santiago Gonzalez (MEX), em jogo equilibrado, com parciais de 5-7, 6-7. Melo, que formava com a tcheca Barbora Strycová, a dupla cabeça de chave número um do torneio de duplas mistas, caiu na estreia, diante de Bethanie Matek-Sands (EUA) e Jamie Murray (GBR), que triunfaram em três sets (6-3, 4-6, 7-10). 

O gaúcho Marcelo Demoliner fechou a participação brasileira na Austrália com estreias fracassadas. Nas duplas masculinas, atuou ao lado de Matwé Middelkoop (HOL), enquanto nos times mistos teve como companheira Duan Yingying (CHN).

O fiasco brasileiro no Aberto da Austrália de 2020, esconde uma história de três títulos, que começou com Maria Esther Bueno (campeã de duplas no ano de 1960), e que continuou com Bruno Soares, que venceu duplas masculinas e mistas, em 2016. Passado glorioso e presente complicado para o tênis do Brasil, que enfrenta suspensão preventiva por doping no naipe feminino, banimento por venda de resultados entre os homens e que não consegue colocar-se entre os melhores do mundo nas competições de nações masculinas ou femininas.

Comentários

comments

Você pode gostar...