Software criado por músico potencializa lucros de bandas
Por Vicente Pardo
A figura de Tom DeLonge se popularizou no mundo da música no final dos anos 90, quando sua banda, o Blink-182, alcançou o topo das paradas com canções que retratavam o lado mais imaturo e divertido da adolescência. Com o passar dos anos, e o amadurecimento dos integrantes do grupo de pop punk, DeLonge tornou-se não só um adulto bem sucedido no meio musical, como também um preocupado defensor de sua arte.
Em 2008, o músico lançou a plataforma Modlife, um software customizável que agiliza o processo de vendas de materiais, digitais ou físicos, de diversos artistas. Além de oferecer diversas ferramentas que potencializam o negócio online para os artistas, o programa idealizado por DeLonge também aproxima bandas de seus fãs.
O Modlife procura explorar ainda mais as possibilidades já oferecidas pela Internet, e que são utilizadas de forma exaustiva por grande parte dos artistas atualmente. Por exemplo, um fã pode não só comprar um disco pela loja virtual do iTunes como, também, ganhar um pôster ao optar por este tipo de compra. Ou então incentivar o público a pagar um pouco mais pelo ingresso de um show, e ganhar a possibilidade de presenciar a passagem de som antes da apresentação.
A experiência já foi testada e comprovada pelo próprio DeLonge, durante a última turnê de sua outra banda, o Angels And Airwaves. Na ocasião, o grupo vendeu uma série de ingressos limitados, que ofereciam um pacote VIP aos compradores, por um valor um pouco acima das entradas tradicionais. O resultado? Os lucros da turnê praticamente dobraram, além de prover para fãs uma experiência diferenciada ao vivo. “Nós estamos modificando a renda das bandas, fornecendo ferramentas para rentabilizar todos os diferentes elementos do negócio”, explicou DeLonge em entrevista ao site FastCompany.
Facilidades para compras virtuais
Ao mesmo tempo em que a Internet se apresenta como facilitadora para o consumo de música, alguns aspectos ainda geram desconforto para os fãs. O Modlife também preocupa-se em melhorar esta experiência.
A plataforma criou um sistema de “loteria”, onde fãs VIPs podem se cadastrar para comprar ingressos de apresentações importantes antes do grande público. Isso evita os tradicionais problemas em sites de vendas de ingressos, que não suportam o fluxo de acessos e acabam saindo do ar. A ferramenta já foi testada com sucesso pela banda Pearl Jam, que utilizou o Modlife para vender ingressos para os membros de seu fã clube, o Ten Club.
Além do Pearl Jam outros nomes de peso da indústria fonográfica utilizam-se das facilidades do software, como o rapper Kanye West e as bandas Nine Inch Nails e Taking Back Sunday. As ferramentas do Modlife também venceram a barreira da música, e ajudam lojas virtuais como a LoserKids e James Coffee a potencializarem suas vendas.