Setembro Amarelo – Aberta as inscrições para grupo de prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo marca a luta contra o suicídio. Imagem: reprodução/CVV

Por Rafaela Dutra

No Brasil, desde 2015, o mês de setembro é conhecido como o mês de prevenção ao suicídio. O chamado Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria, que se tornou nacionalmente reconhecida.

Em referimento disto, o Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente da PRAE realizará a segunda edição do “Grupo Para Cuidar da Vida”, que tem como objetivo ouvir os acadêmicos que sofrem com pensamentos suicidas. A psicóloga do Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente (NUPADI) da PRAE, Juliana Antunes Souza, aponta que: “Nem todas as pessoas que se matam ou tentam se matar estão em depressão. Muitas vezes sofrem de solidão, têm sentimentos de desesperança, desamparo, desespero. Para resgatar a possibilidade de socializar, de criar laços, de fazer vínculos, de usar como recurso o falar de si, exercitar ouvir o outro sem julgamento, lançando mão de recursos como a poesia, a música, a expressão gráfica (escrita, desenho, pintura) como forma de canalizar a dor e evitar a passagem ao ato em si, esses são os propósitos do grupo “Para Cuidar da Vida”.

As inscrições estarão abertas até a próxima terça-feira (18/09) por formulário, os candidatos serão avaliados e passarão a compor os grupos de prevenção caso tenham disponibilidade em um dos dois dias propostos. Um será na quarta-feira das 17 às 18:30 e outro na quinta-feira das 09:30 às 11h na sala 211 do Campus II (Almirante Barroso, nº 1202).

“Trabalhamos com a possibilidade de acolhimento de casos considerados leves e moderados. A PRAE não tem estrutura para atender casos graves, como transtornos mentais severos e crônicos, que demandam atendimento na rede pública de saúde, bem como contato com familiares, rede de apoio de amigos” destaca a psicóloga.


Se você enfrenta pensamentos suicidas, procure ajuda. Entre em contato com o CVV pelo site ou disque 188.

Comentários

comments

Você pode gostar...