Surto de caxumba em Pelotas

Por Camila Porto e Gabriela Borges

   Já são 26 casos registrados de caxumba, até maio, em Pelotas. A maioria deles concentrados em universidades, segundo a Vigilância Epidemiológica.

   Na universidade Católica de Pelotas foram contabilizados seis casos da doença e a instituição, como precaução, começou uma campanha de vacinação com a vacina tríplice viral, que em apenas um dia, imunizou 450 pessoas.

   A caxumba é uma doença infecciosa que afeta as glândulas parótidas – um três pares de glândulas que produzem saliva. Causada por um vírus que se espalha entre as pessoas, por meio da saliva contaminada. Pode ser através de uma conversa muito próxima com alguém infectado, por um beijo ou então pelo compartilhamento de talheres, copos, canudos e pratos.

   Os sintomas de caxumba são inchaço e dor nas glândulas salivares, febre, dor de cabeça, fadiga e fraqueza, perda de apetite e dor ao mastigar e engolir. Segundo o médico especialista em saúde da família, Anderson Souza Silva, as ocorrências em Pelotas são consideradas apenas surtos isolados e não uma epidemia.

   A orientação é procurar a vacina na rede pública de saúde ou em clínicas particulares. Quem tem menos de 20 anos deve tomar duas doses da vacina e quem tem entre 20 e 49 anos, apenas uma dose. E procurar não partilhar de objetos como canudos ou talheres. Em caso de suspeita, procure um médico.

vacina090412

Comentários

comments

Você pode gostar...