A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma das instituições cadastradas no Inglês sem Fronteiras

Por Alexia Tavares e Ingrid D’Avila

Fonte: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF).

O programa busca influenciar os alunos de nível superior de instituições públicas brasileiras a aprender uma nova língua. E tem por objetivo principal dar estrutura para os acadêmicos que pretendem participar do Ciência sem Fronteiras (CsF), outro programa do governo.

As universidades estrangeiras que aceitam o programa brasileiro de intercâmbio estudantil têm suas aulas ministradas em parte ou totalmente, na língua oficial do país onde está baseada. Por esse motivo programa de idiomas foi inicialmente criado.

Com a grande demanda de interessados o programa tornou-se mais abrangente e também um incentivo a quem quer aprender uma outra língua. São ofertados pelas instituições brasileiras participantes do programa cursos de: inglês e francês, e em breve italiano.

Os cursos são gratuitos e podem ser presenciais ou a distância, o programa proporciona também de forma gratuita testes de proficiência a cada três meses, como o TOEFL ITP.

Acessando o site oficial do programa http://isfaluno.mec.gov.br/ o estudante pode além de se cadastrar, informar-se sobre: quem pode participar, quais as universidades conveniadas, como a oferta funciona e os prazos de inscrição, tanto para as aulas, quanto para os testes.