Palestra do Projeto Primeira Pauta é sucesso entre os alunos da UFPel

Na última segunda-feira, alunos do curso de Jornalismo da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) tiveram a oportunidade de participar do ciclo de palestras do Projeto Primeira Pauta, realizado pelo Grupo RBS. A palestra, que aconteceu de forma virtual pelo canal do Jornalismo UFPel no Youtube, contou com a presença dos comunicadores Giane Guerra e Pedro Moreira, que encantaram os alunos do curso contando suas trajetórias na área da comunicação.

Giane Guerra é jornalista de economia na Rádio Gaúcha, Gaúcha ZH, Zero Hora e RBS TV. Pedro Moreira trabalha na Gaúcha ZH. Juntos, os dois conduziram a palestra, contaram suas histórias, explicaram o que é o Projeto Primeira Pauta e esclareceram as dúvidas dos alunos do curso.

Durante a live, Pedro Moreira destacou uma inovação do Projeto Primeira Pauta com relação aos anos anteriores. “Uma novidade também desse ano é que estudantes de todos os semestres podem participar, antes a gente tinha uma certa restrição para não ser tão no final do curso, hoje pode ser de todos os semestres”, afirmou.

Jornalista Giane Guerra (esq) e Pedro Moreira foram os palestrantes

Os alunos do curso fizeram suas perguntas e ficaram atentos às falas dos jornalistas, interagindo sempre no chat ao vivo. Ao ser perguntada sobre o sentimento de aparecer ao vivo para tantas pessoas na televisão, Giane respondeu: “É uma responsabilidade de estar impactando na vida das pessoas, o cuidado com a informação”.

Para o estudante do 5º semestre do curso de jornalismo da UFPel, Augusto Cabral, a palestra foi de grande aprendizagem na sua formação. “A palestra foi ótima e muito informativa, os profissionais responderam a muitas dúvidas que, geralmente, são dúvidas de muitos estudantes da área”, conta Augusto.

Para Helena Schuster, também aluna do 5º semestre do curso, poder assistir uma palestra com dois grandes profissionais da área da comunicação foi de extrema importância.

Gostei muito da palestra do Pedro e da Giane! É muito bom poder ouvir dois profissionais tão experientes falando sobre jornalismo e suas histórias na profissão. Também foi um momento bem legal para nos sentirmos mais próximos do mercado de trabalho, aprender sobre os desafios e oportunidades do jornalismo e sabermos mais sobre o projeto Primeira Pauta”.

Projeto Primeira Pauta RBS

O projeto Primeira Pauta é destinado a alunos do curso de Jornalismo de todo o estado do Rio Grande do Sul. O objetivo principal é que os alunos conheçam a rotina de uma redação profissional e bastidores, convivendo com os comunicadores e repórteres do Grupo RBS. Neste ano, o projeto vai ofertar uma vaga de estágio para um dos cinco finalistas do concurso.

Para participar, é preciso ter 18 anos ou mais e estar cursando jornalismo no estado. As regras podem ser consultadas no regulamento do concurso, e as inscrições vão até o dia 19 de setembro.