Estudantes produzem jornal escolar em Rio Grande

A iniciativa, impulsionada por um grupo de alunos entre 12 e 13 anos, têm aproximado a comunidade escolar e viabilizado a produção dos estudantes.

Estudantes da escola Wanda Rocha responsáveis pela produção do jornal. Foto: Laura Cosme.

Na Escola Wanda Rocha Martins, localizada no Balneário Cassino, uma iniciativa dos estudantes do 8° ano do ensino fundamental estimulou a participação da comunidade escolar. Impulsionada por um grupo de oito alunos, a produção de um telejornal semanal e um jornal impresso ganhou vida com a aprovação da direção da escola e dos professores.

O estudante Manuel Gonçalves, de 12 anos, é um dos idealizadores do jornal e relata como surgiu a ideia. “Eu estava na internet e assisti um vídeo de estudantes da rede privada que tinham uma rádio na escola, como para ter uma rádio precisaríamos de muitos recursos, pensamos em uma maneira de criar algo que fosse mais acessível para a escola e incluísse todo mundo“, comenta.

Os estudantes são responsáveis por criar pautas, pesquisar, escrever roteiros, fazer a parte de marketing, filmar e apresentar as notícias relacionadas aos projetos da instituição.

Segundo eles, o processo de produção possibilita o aprendizado em relação ao trabalho em equipe. “Nós montamos as pautas até quinta-feira de cada semana, gravamos, editamos e postamos todas as sextas. Nos bastidores do jornal a gente aprende bastante a trabalhar em equipe, porque como somos oito pessoas, nós dividimos as funções por tarefas, então isso é bom pra gente aprender e amadurecer“, relata Manuel.

Jornal da escola Wanda Rocha. Foto: Laura Cosme.

A iniciativa dos estudantes impacta não só no desenvolvimento das habilidades intelectuais, mas também serve como uma ferramenta de incentivo para o futuro profissional. Para a estudante Manuela Marques, de 13 anos, o jornal está sendo uma experiência para ela escolher qual será sua profissão. “Eu não sei o que eu quero ainda, então o jornal está sendo uma experiência para eu me descobrir e ver o que eu quero“, declara.

O Jornal do Wanda Rocha é publicado semanalmente no YouTube e a edição impressa é distribuída no ambiente escolar. Atualmente, o projeto dos estudantes conta com o patrocínio da editora da Universidade Federal do Rio Grande e de uma gráfica da cidade.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...