Final de semana de dança em Pelotas

Pró-urban reuniu bailarinos de diferentes idades através das danças urbanas.

Festival de danças urbanas movimenta o fim de semana na cidade de Pelotas. Foto: Guilherme Santana.

Nos dias 08, 09 e 10 de setembro aconteceu nas dependências do Ginásio do Colégio Municipal Pelotense o festival Pró-urban, um festival que tem como objetivo fomentar a prática das danças urbanas na região sul. Reunindo professores, bailarinos, estudantes e quem mais se identifica e gosta da prática da dança para uma grande troca de experiências e ensinamentos, além das aulas com profissionais da área proporcionando para os participantes a oportunidade de trocar experiências com outras pessoas que também se identificam com a prática das danças urbanas.

Em sua primeira edição o festival para a organização foi um grande sucesso, organizado e idealizado anos antes de acontecer o Pró-urban já era aguardado e pensado pelo idealizador Emanuel Brizolara a dois anos. Financiado pelo programa Pró-cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, o festival contou atividades 100% gratuitas para toda a população, aulas, batalhas, amostras e rodas de conversa proporcionaram para os bailarinos previamente inscritos a imersão na prática das danças urbanas.

Ensinamentos que vão além da dança. Foto: Guilherme Santana.

Inspirar novas gerações

Para o bailarino e idealizador do festival Emanuel Brizolara o Pró-urban tem como principal objetivo estimular e inspirar as novas gerações a prática das danças urbanas na cidade de Pelotas e no Rio Grande do Sul. “A intenção de evento mesmo é o pessoal conhecer, participar e quem sabe despertar novos bailarinos, professores e coreógrafos quem sabe”, declara Emanuel.

Para a bailarina Evelin Boldt (21) o evento é uma oportunidade de compartilhar com outros bailarinos as experiências e os passos de dança “quando eu fiquei sabendo do evento eu falei é agora que eu vou dançar fora do meu quarto e fora do estúdio de dança, junto com a galera e dividir coisas” comenta Evelin ainda eufórica no intervalo de uma das aulas. Para a bailarina que começou a dançar a 5 meses a dança é libertadora “está sendo um sonho estar aqui e poder compartilhar essa leveza com outras pessoas”.

Troca de ensinamentos e experiências Foto: Guilherme Santana

A troca que vai além da dança

Francine Lemos uma das professoras do festival que trabalha com hip-hop na região de Pelotas se mostrou animada pois a mesma acredita na importância do evento para os artistas e bailarinos da região. “A cidade acaba ganhando também, né? Tanto nós, artistas, quanto as pessoas que estão fazendo aula, a gente aumenta o repertório porque são pessoas de diversos lugares que já passaram por diversas situações”, salienta Francine.  Para Francine participar do Pró-urban como professora é uma experiência que permite a troca e a conversa com outros profissionais da área pois a mesma relata que devido a correria do dia-dia os mesmos não conseguem trocar com calma os conhecimentos e experiências com a dança.

O festival Pró-urban ocorreu até o domingo 10 de setembro e contou com diferentes profissionais do Estado e do Brasil. Concentrando todas as suas atividades no ginásio do Colégio Municipal Pelotense, o festival teve o apoio de Arteria, Adágio, Doces da Dedé, Enjoy, Ghto, Prefeitura de Pelotas e outros. Para mais informações você pode seguir o festival nas redes sociais @prourbanfestival

O idealizador do festival Emanuel Brizolara e sua equipe. Foto: Arquivo pessoal

Comentários

comments

Você pode gostar...