Concertos Íntimos del Sur: música daqui no aconchego de casa

Projeto gravou cinco artistas da região em ambiente doméstico. Acima, Juliano Guerra. Foto: divulgação

Por Claudine Zingler

Instrumentos, músicos, uma plateia e câmeras ligadas. Até aí, tudo bastante comum numa apresentação, exceto pelo fato de que a locação é a sala de estar de uma casa. Está no ar o projeto Concertos Íntimos del Sur, iniciativa de Campos Neutrais Produções em conjunto com A Vapor Estúdio.

As performances foram gravadas em vídeo e o resultado disso pôde ser conferido primeiramente no A Vapor Estúdio nos dias 10 e 11 de julho, quando foi exibida uma versão especial com os melhores momentos. No dia 12, quinta-feira, o Concertos Íntimos del Sur foi lançado na íntegra no Youtube, tendo cada apresentação quatro músicas autorais de cada participante.

A iniciativa consistiu na gravação de cinco apresentações musicais de artistas da região, de gêneros musicais variados, em locações domésticas, sendo eles o Kiai Grupo, Juliano Guerra, Aluisio Rockembach, Zudizilla e Massimiliano. A produtora Ana Maia e o realizador audiovisual Chico Maximila foram os responsáveis pela criação do projeto, que teve como uma das inspirações o catalão Concerts Privats.

Em entrevista, Ana Maia conta que uma das motivações para a criação do projeto se deu pela enorme quantidade de músicos que existem na cidade e “é importante ter um registro” disso. Os artistas participantes foram selecionados baseados no gosto musical dos produtores, mas sempre prezando pela maior diversidade de gêneros musicais. Música tradicionalista, jazz, rap, MPB e indie rock todos feitos na cidade de Pelotas e arredores.

“Gravar em locações domésticas é muito legal, pela mistura do clima trabalho com o clima ‘casa’, e pelo processo de achar dentro daquela casa o que fica legal em vídeo, de adaptar a casa pra um show acontecer”, ela pontua. Os vídeos passam uma aura de aconchego para quem assiste e Ana diz que “tinha também essa mistura da experiência de ir a um show com a de fazer uma visita a alguém em casa”.

Ana ressalta ainda que o projeto traz apenas cinco artistas e que esse número é uma pequena amostra diante da quantidade de música autoral de qualidade sendo produzida por aqui. “Seria possível, se houvesse estrutura, tempo, dinheiro, ficar um ano fazendo isso toda semana, sem perder qualidade”, finaliza.

Você pode conferir todas as apresentações do Concertos Íntimos del Sur no canal do projeto no Youtube. O projeto também está no Facebook.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...