Linha UFPel: conheça o projeto que desenvolve produtos exclusivos da universidade

A loja que completou dois anos em agosto,busca aproximar a comunidade acadêmica da instituição

Por Helena Schuster /Da Hora

Uma única universidade pode ter muitos significados, e cada um que passa por ela constrói uma história única. A vontade de levar um pouco dessa história para todo lugar foi o que motivou a criação da Linha UFPel, a loja universitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Através de produtos personalizados com “a cara da UFPel”, o projeto, que faz parte do Núcleo de Editora e Livraria da Universidade, se propõe a fortalecer os vínculos da comunidade acadêmica com a UFPel.

A ideia da loja surgiu a partir da demanda da comunidade, que demonstrava a vontade de possuir itens próprios da universidade. A estudante de Design Gráfico da UFPel, e bolsista do projeto, Thuany Bunilha, conta que essa identificação das pessoas com a universidade é fundamental para a Linha. “O principal mote do projeto é fazer com que as pessoas vistam a camisa da instituição, que se sintam pertencentes e divulguem a universidade por onde elas vão”, conta.

A bolsista, que está por trás do design da Linha, conta que essa comunicação direta com as pessoas é parte importante do projeto. Através do perfil no Instagram, principal canal de comunicação do projeto, a loja divulga os produtos e recebe os feedbacks da comunidade.“A gente tem uma comunidade acadêmica muito extensa, então comunicar pra todo mundo e fazer com que todos se identifiquem com esses produtos é uma tarefa muito difícil. Então, tudo que é lançado, é pautado em pesquisas com o público, para saber quais são os anseios deles e o que eles querem ver dentro da Linha UFPel”, explica a estudante.

Para levar um pouquinho da UFPel para todos, os mais diversos produtos são desenvolvidos: camisetas, itens de papelaria, bottons e itens de chimarrão são apenas algumas das opções disponíveis. A equipe por trás da Linha conta com bolsistas, professores e técnicos administrativos. Por isso, além de ser uma loja, o projeto também é um laboratório prático para os alunos. “É um espaço que proporciona um crescimento gigantesco. Eu sou apaixonada pelo projeto, pelo local e pelos meus colegas de trabalho, porque é um ambiente muito rico e com muita liberdade para acertar, errar e propor”, declara.

Linha UFPel completou 2 anos em agosto

Apesar da história da Linha ter começado ainda em 2018, o lançamento oficial da loja e dos produtos ao público aconteceu em 2019. Agora, em agosto de 2021, a Linha comemorou, oficialmente, dois anos de atividades, com direito a brindes, frete grátis (para compras acima de 50 reais) e um sorteio concorrendo a um vale-compras de 100 reais. As comemorações aconteceram ao longo do mês de aniversário.

E, de fato, há muito o que comemorar, afinal, mesmo sendo um projeto jovem, a loja cresceu muito nestes dois anos, conforme conta Thuany. “Durante a pandemia o projeto cresceu absurdamente, então a gente teve que adaptar tudo. Antes a gente tinha 10 produtos, hoje a gente tem quase o triplo disso”, afirma. De acordo com a bolsista, desde outubro de 2019, cerca de 2.090 produtos já foram comercializados. Mas Thuany garante que essa não é uma preocupação do projeto, já que a loja não possui fins lucrativos. “Toda a receita gerada a partir do projeto é revertida para necessidades dele próprio, como o pagamento dos bolsistas e a ampliação do lugar físico que viabiliza o projeto”, explica.

Para o futuro, a expectativa é que o projeto siga chegando a cada vez mais pessoas da comunidade acadêmica da UFPel. Thuany também avalia que, quando o retorno das atividades presenciais da universidade ocorrer, um dos próximos passos deve ser a organização do espaço físico para o público. “A vontade, tanto minha, quanto dos meus colegas, é de levar esse público, não só para pegar e ver fisicamente os produtos, mas também para divulgar o prédio da Editora e Livraria, que é um espaço maravilhoso”, finaliza a bolsista.

Saiba como adquirir os produtos da Linha UFPel

Modelos de baby look, mochila saco e caneca da Linha UFPel.  Foto: Divulgação/Linha UFPel/Em Pauta

Atualmente, a Linha não possui uma loja física, então, por enquanto, todo o processo de compra deve ser feito através do site wp.ufpel.edu.br/linhaufpel/. Confira, abaixo, um passo a passo para realizar a compra do seu produto da Linha UFPel:

1. Escolha o produto: todos os modelos, tamanhos e opções de produtos disponíveis estão listados no site. Os valores variam de acordo com cada produto, então existem opções em diferentes faixas de preço. A loja também oferece algumas promoções, como, por exemplo, desconto de 15% para bolsistas da PRAE.

2. Preencha o formulário de compra: neste momento, é necessário acessar o formulário (disponível no site), para informar os tamanhos e quantidades dos produtos que você escolheu e os dados cadastrais para realizar a compra. Também é possível escolher entre as opções de “retirada na loja” ou “entrega em casa”. Depois de preencher o formulário e conferir os dados, basta enviar o pedido.

3. Realize o pagamento: assim que o pedido for processado, você receberá o link de pagamento em seu email. Depois de conferir os dados do seu pedido, é necessário escolher a forma de pagamento. O pagamento pode ser feito por PIX, ou através do PagSeguro, que oferece as opções de boleto, débito, crédito à vista ou crédito parcelado. Para realizar o pagamento através do PagSeguro é preciso possuir uma conta no site (caso não possua, será necessário se cadastrar).

4. Receba ou retire seu produto: depois de realizar o pagamento, é só esperar! Para quem optar por receber o produto em casa, as entregas em Pelotas são feitas nas quintas-feiras, via moto-boy. As entregas em outros municípios são realizadas pelos Correios. Quem optar por retirar o produto, receberá um email confirmando o pedido e o dia em que a encomenda estará pronta. A retirada deve ser feita nas quintas-feiras, entre 9h e 12h, no Núcleo de Editora e Livraria da UFPel (Rua Benjamin Constant, 1071).

Saiba mais sobre o projeto e conheça todos os produtos disponíveis em https://wp.ufpel.edu.br/linhaufpel/.

Comentários

comments

Você pode gostar...