Real Flamingos: o primeiro time LGBTQ+ de Pelotas

O primeiro clube LGBTQ+ da cidade está cada vez mais conquistando seu espaço. Foto: Acervo Real Flamingos

Por Roberta Muniz

No dia 11 de dezembro de 2017, o Real Flamingos S. C começou a tomar forma como um time aqui em Pelotas. Com Norton Bager, de 25 anos, na organização, tendo como inspiração os times que surgiam pelo Brasil com a primeira Champions Ligay, liga amadora de futebol masculino voltada para a comunidade LGBT, o time pelotense floresceu.

Antes disso, porém, Norton já tinha o desejo dessa criação, quando entre os anos de 2012 e 2014 trabalhou com mais dois colegas gays que sentiam vontade de jogar futebol. O futebol, infelizmente é um esporte em que os homossexuais sofrem muitos preconceitos e por isso, grande parte dessa comunidade não se sente à vontade em um time.

Norton conta que muitos dos participantes da equipe relataram a ele os tantos preconceitos sofridos dentro do esporte e por isso, ter um clube que acolhe especificamente esse público é de grande importância. “Me assumi gay com 16 anos. Jogava com amigos do meu bairro, tínhamos time e tudo. Com o tempo fui percebendo piadas, tanto dos que jogavam comigo, quanto dos que jogavam contra. Foi bem sutil, nada de tão extremo, mas me fez parar de jogar futebol por um bom tempo”, relata o criador do clube Flamingos.

É importante lembrar que o time aceita qualquer pessoa que esteja interessada em participar dos treinamentos que acontecem todos os domingos. Hoje, o time conta com aproximadamente 28 participantes, entre alguns mais ativos e outros nem tanto. Os interessados em participar podem entrar em contato pela página do Facebook , por e-mail ou por Whatsapp.

O Real Flamingos S. C. além de time masculino de futebol, também conta com a participação de mulheres, mas no futebol feminino ainda não tem uma pessoa disponível para fazer as organizações. E se expande para o voleibol também, com uma equipe que já conta com 29 integrantes e em cada dia mais interessados surgem em entrar para a equipe.

Inclusão e união da comunidade LGBT é o que regem o Real Flamingos, que busca cada vez mais realizações para o time, como a participação em sua primeira Champions Ligay e no dia nove de fevereiro teremos o Flamingos como representante de nossa região na terceira edição da Copa Sul de Futebol Gay, primeira competição oficial de que participa o time. Para arcar com os custos de viagem e hospedagem para essa Copa, o clube está vendendo camisetas e busca uma empresa para parceria.

Para os interessados em obter mais informações sobre a compra das camisetas e sobre a equipe, na página do clube tem informações disponíveis. Acesse: www.facebook.com/R.Flamingos/

Comentários

comments

Você pode gostar...