Serviços de transmissão pela internet viram moda no Brasil

Por Vicente Pardo

Praticidade, baixo custo e um catálogo de dar inveja a qualquer videolocadora. Esses são apenas alguns dos aspectos que atraem cada vez mais usuários para o Netflix, plataforma de streaming (transmissão pela internet) de filmes e séries criada em 2007, nos Estados Unidos. Hoje, o serviço já é oferecido em mais de 40 países, incluindo o Brasil, além de aventurar-se em produções próprias, como as premiadas séries House Of Cards e Orange Is The New Black.

Logo Netflix.

Tendo como único pré-requisito uma conexão com a internet, o Netflix funciona com um plano de associação mensal. Com assinaturas a partir de R$ 17,90 ao mês, o usuário tem acesso a um catálogo de milhares de filmes, séries de televisão, documentários e, até mesmo, novelas. As infinitas possibilidades ofertadas fazem com que o serviço de streaming seja um dos principais rivais da televisão à cabo.

Além de simbolizar uma economia financeira com a locação de filmes, o Netflix dá ao usuário autonomia de assistir o que for de seu interesse, sem ficar atado às programações pré-determinadas das emissoras. A acessibilidade do serviço também é uma vantagem que atrai o público. Qualquer computador, smartphone, tablet, videogame ou smartv, com conexão à internet, suporta o serviço de transmissão.

Com tantos atrativos, era esperado que o Netflix bateria de frente com importantes nomes da indústria. Em agosto de 2014 o serviço superou as receitas de assinaturas da HBO, forçando a gigante da indústria televisiva a adaptar-se as novas tendências do mercado. Na última semana, a empresa anunciou um sistema de TV por demanda para o público norte-americano. Os clientes que pagarem uma mensalidade de US$ 5,99 terão acesso ao catálogo da HBO, que inclui shows populares como Game Of Thrones e Sex And The City, por streaming.

Assista ao trailer da série House of Cards, produção original do Netflix:

Serviços de streaming musical também se popularizam no Brasil

Os serviços de transmissão pela internet não são exclusividade das produções televisivas e cinematográficas, a música também ganha destaque neste quesito. Em 2014 chegou ao mercado brasileiro o Spotify, serviço de streaming musical mais popular da internet. Com ele, o usuário tem acesso a milhões de artistas, de forma gratuita.

O programa oferece planos de assinatura, que tem como vantagem a possibilidade de ouvir canções em alta definição e a exclusão de propagandas. Além do Spotify, destacam-se nesta categoria serviços como Deezer e Rdio, também disponíveis para o mercado brasileiro e com planos de assinatura que visam a otimização da experiência para o usuário.