Sem Leal, Brasil vence Estados Unidos na estreia da Liga das Nações

Por Lia Xavier

Isac bloqueia norte-americano na estreia da Liga Nacional – Foto: Divulgação/FIVB

Foi com vitória que a seleção masculina de vôlei do Brasil fez sua estreia na Liga das Nações nesta sexta-feira (30/05). Na cidade de Katowice na Polônia, a equipe comandada por Marcelo Fronckowiak, já que Renan Dal Zotto está suspenso pela Federação Internacional, venceu a seleção dos Estados Unidos por três sets a zero, com parciais de 25/22, 25/22 e 25/23.

Esse poderia ser também o primeiro jogo de Yoandy Leal, ponteiro cubano naturalizado brasileiro, mas que, por escolha do técnico, permaneceu a partida inteira no banco. A expectativa agora é que o atleta faça sua primeira participação no jogo de amanhã contra a Austrália.  

O técnico Renan Dal Zotto cumpre suspensão de quatro jogos aplicada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), por conduta antidesportiva durante o Campeonato Mundial em 2018. Na ocasião, Dal Zotto soltou uma bola na lateral de quadra, que se dirigiu para dentro do espaço de jogo. Em declaração posterior afirmou que o lançamento da bola não foi intencional.

Após um começo conturbado no início do primeiro set, enquanto perdia por 5 a 1, o Brasil começou a se encontrar em quadra. Com uma sequência de cinco pontos, com destaques para os bons saques de Wallace, conseguiu abrir vantagem de dois pontos, após estar perdendo por 16 a 13. Após esse avanço, a seleção verde-amarelo seguiu com as viradas de bola, até fechar o set em 25 a 22.

O segundo set já começou com a seleção dominando o placar, o que se manteve durante todo set. Com a ajuda da seleção norte-americana, que concedeu 10 pontos para a equipe de Fronckowiak, por meios de erros de jogadas, a segunda etapa da partida terminou com uma parcial semelhante a primeira: 25 a 22.

No terceiro e último set, o Brasil seguiu forçando saques, com destaques para os lançamentos de Wallace e Lucarelli. A seleção vencia por 15 a 11, quando o levantador Fernando Cachopa sentiu o posterior da coxa ao subir para realizar um bloqueio e precisou ser substituído pelo levantador reserva, Thiaguinho. Após a contusão, o grupo brasileiro viu a equipe norte-americano estreitar a diferença, ficando colados no placar até quase o fim do jogo. Mas no final, as viradas de bola voltaram a funcionar assim como o bloqueio do central Isac, fazendo com o Brasil liquidasse o jogo, vencendo o terceiro set por 25 a 23.

Os próximos desafios do Brasil na Liga das Nações são contra a Austrália neste sábado às 9h e a polônia, no domingo, às 12h, pelo horário de Brasília.

Comentários

comments

Você pode gostar...