Seleção vence o Peru e conquista a Copa América

Por Luís Artur Janes Silva

Neste domingo (7), Brasil e Peru entraram em campo no estádio do Maracanã, para disputar a decisão da 46ª edição da Copa América. Após eliminarem Argentina e Chile na semifinal, respectivamente, as duas seleções foram em busca do caneco, um dos mais antigos do futebol mundial. Mesmo sem ser brilhante, o Brasil conseguiu impor sua qualidade e venceu a partida pelo placar de três a um, garantindo a nona conquista continental.

Éverton enfrentou Advíncula pela segunda vez e levou vantagem novamente. Imagem: Pedro Martins/Mowa Press.com

PRIMEIRA ETAPA – PERU TENTA DOMINAR, MAS O BRASIL É  EFICIENTE E TERMINA COM VANTAGEM

Nos primeiros dez minutos de jogo, o Peru utilizou o mesmo expediente da partida anterior entre as duas equipes, válida pela fase inicial da Copa América. Marcação alta e linhas ofensivas adiantadas fizeram os peruanos arrematar duas vezes contra o gol do Brasil, embora não tenham levado perigo quando concluíram.

Assim, aos poucos, o Brasil foi tomando conta das ações e quando o cronômetro marcava 14 minutos de jogo, Daniel Alves acertou um lançamento precioso para Gabriel Jesus, que deslocado pela direita, venceu o lateral Trauco, e cruzou com eficiência para Everton chutar de primeira, com o pé direito. O atacante gremista aproveitou a falha defensiva de Advíncula e abriu o placar. Depois deste lance, o Brasil passou a dominar a posse de bola e não foi ameaçado pelo ataque peruano. Mais que isso, aos 24 minutos, Roberto Firmino cruzou rasteiro da esquerda. A bola foi para Philippe Coutinho, que arrematou com a ponta da chuteira, fazendo o balão passar perto da trave direita de Gallese.

Dominado, o Peru voltou a chegar na área brasileira aos 26 minutos, quando Guerrero cabeceou por cima do gol, após cobrança de escanteio. Mesmo avançando suas linhas, os peruanos sofreram um novo susto dez minutos mais tarde. O lateral Alex Sandro cruzou com perfeição e colocou a bola na cabeça de Roberto Firmino, que concluiu por cima do gol. A pequena melhora peruana é recompensada aos 43 minutos, quando Guerrero empatou a partida, marcando gol de pênalti assinalado após uma jogada de combinação entre Flores e Cueva, que foi interceptada pelo braço do zagueiro Thiago Silva.

Mas o nervosismo da torcida durou pouco tempo, pois aos 47 minutos de jogo, Roberto Firmino tirou a bola de Yotún. Arthur, que ficou com a pelota, a carregou pelo meio e lançou para Gabriel Jesus, que de frente para o gol evitou o choque com Zambrano, e colocou na saída de Gallese, fazendo a redonda descansar no canto direito do goleiro peruano. Era o gol do alívio.

SEGUNDA ETAPA – BRASIL INICIA BEM, TEM JOGADOR EXPULSO, SOFRE PRESSÃO PERUANA, MAS AMPLIA O PLACAR E GARANTE O TÍTULO

No segundo tempo, o Brasil iniciou pressionando os peruanos, criando três chances de gol nos primeiros onze minutos de jogo. Primeiro, Philippe Coutinho recebeu de Gabriel Jesus e, deslocado no bico direito da grande área, chutou com efeito. A bola passou perto. Aos 8 minutos, o mesmo Coutinho atravessou o campo e fez fila de jogadores peruanos, mas foi travado por Trauco. A pelota sobrou para Gabriel Jesus, que rolou para Firmino, que chutou rasteiro e fraco.

Três minutos depois do lance emblemático de Coutinho, Gabriel Jesus cruzou da esquerda e Roberto Firmino entrou em velocidade pelo meio, cabeceando para fora. O Brasil era soberano porque o meio-campo peruano dava generosos espaços no início da segunda etapa, que não foram devidamente aproveitados pelos jogadores brasileiros, principalmente, pelo dispersivo Philippe Coutinho.

Precisando buscar a igualdade, o Peru melhorou, puxado pela atuação do irregular meia Cueva, que joga no Santos. Esta melhora foi mais notável a partir dos 24 minutos do tempo final, quando Gabriel Jesus foi expulso. Três minutos mais tarde, Cueva venceu a zaga brasileira e rolou para Trauco, que chutou forte, fazendo Alisson mandar para escanteio. Na sequência do tiro esquinado, tivemos uma grande confusão na área da Seleção, a bola sobrou para Flores, que de frente para o gol, chutou da meia lua, fazendo a pelota passar perto da trave direita do arqueiro brasileiro.

Após este lance, mesmo com a entrada de três jogadores ofensivos na seleção peruana, o Brasil passou a controlar a posse de bola, não sendo mais ameaçado pelo adversário. Além disso, Éverton, o nome da partida, segundo os organizadores do torneio, fez uma grande jogada individual aos 41 minutos do segundo tempo, sofrendo um pênalti infantil de Zambrano. Richarlison, que entrou no lugar de Firmino, bateu rasteiro, no canto direito de Gallese. Era o terceiro gol da Seleção, que daria números finais ao jogo e iniciava a festa dos jogadores e da torcida brasileira.

Com a vitória, a Seleção conquistou o 9º título da Copa América na sua história. O Brasil ganhou todas as edições do campeonato que foram disputadas em solo nacional (cinco). Além disso, a equipe comandada por Tite teve o melhor ataque da competição, marcando 13 gols, a defesa mais eficiente, pois foi vazada apenas uma vez, um dos artilheiros do certame, Éverton, que junto com o peruano Guerrero, fez 3 gols. E, para arrematar, Daniel Alves foi escolhido o craque da Copa América.

Agora, todas as atenções se voltam para o ano de 2020, quando teremos uma nova edição da Copa América, que será sediada por argentinos e colombianos. Assim, o Brasil terá mais uma oportunidade para diminuir a distância para os maiores vencedores do certame continental, os uruguaios, que têm quinze conquistas, e os argentinos, donos de 14 taças.

Comentários

comments

Você pode gostar...