Primeira semana da chave principal de Wimbledon 2019 termina com o surgimento de uma candidata a lenda do tênis

Por Luís Artur Janes Silva

Cori Gauff será o novo fenômeno do tênis? Imagem: Reprodução Twitter/ Wimbledon.

Nesta segunda (08), teremos o início da semana derradeira da chave principal do Aberto de Tênis da Inglaterra, o tradicional torneio de Wimbledon. Sem jogos neste domingo (07), o campeonato recomeça com a disputa das oitavas de final entre os simplistas masculinos e femininos. Além disso, teremos a continuação das chaves de duplas masculinas, femininas e mistas. Ou seja, Wimbledon ainda promete muitas emoções.

A chave principal masculina de Wimbledon reservou péssimas surpresas para alguns tenistas de ponta do ranking mundial. O decadente búlgaro Grigor Dimitrov foi derrotado pelo francês Corentin Moutet ainda na rodada inicial. O jogo acabou três sets a dois para Moutet, que perdeu as duas primeiras parciais. A primeira rodada de Wimbledon também marcou as despedidas de Dominic Thiem (4° do mundo), Alexander Zverev (5° do mundo) e Stefanos Tsitsipas (6° do mundo). A trinca caiu diante de Sam Querrey, do tcheco Jirí Veselý e do italiano Thomas Fabbiano, respectivamente. O grego Tsitsipas lutou muito, mas ao final do quinto set, acabou derrotado por Fabbiano, com parciais de 6-4, 3-6, 6-4, 6-7, 6-3.

Além destas desclassificações, Wimbledon vitimou a jovem promessa canadense Denis Shapovalov, que não resistiu ao lituano Ricardas Berankis, que venceu em sets diretos (7-6, 6-4, 6-3). Ao mesmo tempo, Thiago Monteiro, brasileiro que disputou a chave principal de simples, foi derrotado pelo japonês Kei Nishikori, top 10 do mundo, que triunfou em sets seguidos (6-4, 7-6, 6-4).

A segunda rodada de Wimbledon derrubou o segundo melhor tenista suíço da atualidade. Stan Wawrinka foi derrotado pelo estadunidense Reilly Opelka, que aplicou três sets a dois no vencedor de três títulos de Grand Slam. Enquanto isso, na rodada seguinte, foi a vez de Félix Auger-Aliassime se despedir do torneio, derrotado pelo francês Ugo Humbert, que aplicou três sets a zero (6-4, 7-5, 6-3). O mesmo destino de Aliassime foi reservado ao vice-campeão do ano passado, o sul-africano Kevin Anderson, que não resistiu ao argentino Guido Pella, que triunfou em três sets (6-4, 6-3, 7-6).

Com todas essas decepções, Wimbledon vai consagrar os três principais tenistas do mundo. Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer, já garantiram vaga nas oitavas de final do torneio e, mesmo que tenham tomado alguns sustos, poucos duvidam de que um deles conquistará o troféu de simples masculino desta edição do campeonato.

Na chave de simples feminina, a primeira rodada de Wimbledon despachou a segunda melhor tenista do mundo. A japonesa Naomi Osaka perdeu para a russa Yulia Putintseva logo na sua estreia (7-6, 6-2). Ex-número cinco do mundo, a letã Jelena Ostapenko, não resistiu à taiwanesa Hsieh Su-wei, que venceu em dois sets, ambos por  6-2.

Maria Sharapova, que voltava ao circuito mundial, resistiu até o terceiro set, mas teve que abandonar o jogo contra a francesa Pauline Parmentier, que ganhava por cinco games a zero nesta parcial. Enquanto isso, Beatriz Maia Haddad teve uma atuação perfeita na sua estreia na chave principal e derrotou a espanhola Garbiñe Muguruza, que tombou com duplo 6-4. Vitória épica da tenista brasileira.

A segunda rodada de Wimbledon viu a derrocada de Bia Haddad, que não resistiu à jogadora local, Harriet Dart, que triunfou por dois sets a um (6-7, 6-3, 1-6). Bia caiu junto com a atual campeã na grama londrina. A alemã Angelique Kerber não conseguiu passar por Lauren Davis, sendo batida por dois sets a um (6-2, 2-6, 1-6).

Assim, a terceira rodada da chave feminina de Wimbledon vitimou outra Top 10 do ranking, a holandesa Kiki Bertens, que perdeu para a tcheca Barbora Strýcová, em sets diretos, com parciais de 7-5 e 6-1. Com tantas desclassificações surpreendentes, o torneio de simples feminino de Wimbledon começa a destacar a australiana Ashleigh Barty, a melhor do mundo, a eterna campeã Serena Williams, a sempre perigosa romena Simona Halep e a mais jovem revelação do tênis mundial, a garota-prodígio de 15 anos e candidata a mito, a estadunidense Cori Gauff.

Gauff, vice-campeã juvenil do Aberto dos Estados Unidos (2017) e campeã de Roland Garros juvenil (2018), veio do torneio qualificatório e derrotou na rodada inicial da chave principal, a ex-campeã de Wimbledon e irmã de Serena, Venus Williams, que sentiu a força da menina num duplo 6-4. A eslovaca Magdaléna Rybáriková, semifinalista em Londres (2017) e a eslovena Polona Hercog (60° do mundo), também se curvaram ao talento de Gauff (313 do ranking) e foram eliminadas da competição. Cori Gauff pode até não vencer em Wimbledon, mas já é a melhor coisa que aconteceu no ano de 2019 no tênis mundial.

Com representantes na chave de duplas masculinas, o Brasil terá uma única equipe nas quartas de final de Wimbledon. Isso acontecerá porque Bruno Soares e Mate Pavic foram eliminados na segunda fase do torneio, após derrota para a dupla formada pelo mexicano Santiago González e o paquistanês Aisam Ul-Haq Quresh. Mesmo saindo com dois sets de vantagem, o time de Bruno Soares sofreu a virada (6-4, 6-4, 6-7, 4-6, 4-6).

Enquanto isso, nas oitavas de final, Marcelo Melo e Lukasz Kubot enfrentarão Marcelo Demoliner e Divij Sharan, num confronto fratricida, que eliminará mais um brasileiro da competição. Caso seja derrotado, Demoliner se despedirá de Wimbledon, já que nas duplas mistas, atuando ao lado da estadunidense Abigail Spears, perdeu na estreia diante da dupla formada por Henri Kontinen (FIN)/ Heather Watson (GBR), que triunfou em dois sets (3-6, 2-6). Nas duplas mistas, reside a última chance de título para Bruno Soares, que joga ao lado de Nicole Melichar (EUA). Na rodada inicial, venceram o duo formado por Galina Voskoboeva (CAZ) e Denys Molchanov (UCR), que caíram por dois sets a um (7-6, 3-6, 6-3)

Mas, a grande curiosidade do torneio de duplas mistas de Wimbledon, será conferir a performance do time formado por Serena Williams e Andy Murray, dois campeões de simples, que prometem dar trabalho aos adversários nas duplas.

Comentários

comments

Você pode gostar...