Rio Grande lança editais da Lei Paulo Gustavo e realiza plantão tira-dúvidas para inscrições

Serão contemplados 44 projetos audiovisuais e 44 de outros formatos

Por Tais Carolina / Agência Em Pauta

Lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo no Salão Nobre da Prefeitura do Rio Grande
Reprodução/Tais Carolina

Os editais da Lei Paulo Gustavo foram lançados em Rio Grande na última semana (31) e contam com repasse federal de aproximadamente R$ 1,7 milhão. As inscrições de projetos já estão abertas e se estendem até o dia 17 de setembro. A Secretaria da Cultura (SCEL) realiza, desde a segunda-feira (4), um plantão tira-dúvidas na sede da pasta para auxiliar pessoas interessadas em participar da iniciativa.

O plantão acontece de segunda a sextas-feiras, das 12h às 17h, na rua General Vitorino, nº 666. Além disso, a SCEL disponibiliza informações sobre a Lei Paulo Gustavo pelo email lpgrg@furg.com.br.

A Lei Paulo Gustavo dispõe de ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. A partir de decisões feitas por um comitê municipal, os editais lançados em Rio Grande irão contemplar 44 projetos de produções audiovisuais e 44 de outros formatos.

Do total da verba destinada ao Município, R$ 833.366,38 serão para apoio a produções audiovisuais; R$ 210.339,03 para o apoio a salas de cinema; R$ 105.603,74 para capacitação, formação e qualificação no audiovisual, apoio a cineclubes e a festivais e mostras e; R$ 500.749,33 às demais áreas da cultura além do audiovisual. Além disso, 5% do valor (R$ 86.845,18) será utilizado para convênio com a Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande (Faurg).

“É um recurso que vai ajudar bastante. Em Rio Grande, somos privilegiados pela qualidade e quantidade de artistas e talentosos que temos. A partir desse trabalho com políticas públicas queremos fomentar cada vez mais e dar maior visibilidade e condições, seja no financiamento ou de viabilidade”, afirmou o prefeito Fábio Branco.

O secretário da Cultura de Rio Grande, Luis Henrique Drevnovicz destacou que a escolha da destinação da verba foi feita por um comitê de cultura que envolveu pessoas capacitadas em áreas técnicas.  “Esse comitê está trabalhando desde 5 de junho, ele é fruto de muito trabalho e de cabeças que pensam bem diferente. É um processo muito democrático que a gente espera que represente o coletivo e a ansiedade de todos”, concluiu.

Com a verba direcionada ao audiovisual serão contemplados oito curtas-metragens (R$ 50 mil cada), 10 vídeoclipes (R$ 15 mil cada), 10 roteiros (R$ 12,3 mil cada) e 16 outros formatos (R$ 10 mil cada). Já o recurso das outras produções artísticas será dividido em 11 categorias: música, artes cênicas, literatura, artes visuais, artesanato, patrimonio, cultura descentralizada, cultura popular, associações, coletivos e cooperativas, culturas identitárias e inclusivas, produtores culturais e economia criativa.